Às vezes, você tem a sensação de que a correria da vida faz com que seja mais difícil se encontrar com aqueles que você ama? Fazer uma chamada de vídeo não resolve o problema por completo, mas pode ajudar a diminuir a saudade.

Ao fazer uma chamada de vídeo on-line, você pode ver a outra pessoa e ela também pode ver você. Assim, o objetivo desse recurso é promover uma aproximação maior do que aquela característica das ligações convencionais que focam só na voz.

Mesmo a distância, vovós e netinhos podem se ver e pais podem ver e se comunicar com filhos que moram no exterior, por exemplo!

Como funciona a chamada de vídeo

A chamada de vídeo precisa de uma conexão com a internet para funcionar. É possível realizá-la utilizando um computador ou notebook, mas neste post vamos focar no dispositivo mais comumente usado para ligações: o celular.

Um celular moderno, como o ObaSmart 3, pode se conectar com a internet por meio do serviço da operadora, aquele que facilmente identificamos pelo sinal de 3G ou 4G que aparece na parte superior da tela do aparelho. E também pode se conectar por meio de uma rede de wi-fi, ou seja, de internet sem fio.

A pessoa para quem você liga também precisa ter um celular moderno porque, do contrário, não terá conexão de internet para receber sua chamada de vídeo. É válido dizer que os aparelhos precisam contar com uma câmera frontal, mas hoje em dia é difícil encontrar um modelo que não tenha esse recurso, então não há com o que se preocupar.

A chamada de vídeo funciona como uma ligação, mas ao invés de posicionar o celular na orelha, você deve segurá-lo de frente para você, na altura do rosto e não muito próximo. Assim, a câmera vai focalizar corretamente e permitir que a outra pessoa lhe veja com clareza.

Quando o seu contato atender a ligação, você passará a vê-lo na tela de seu celular. Com isso, basta falar normalmente, sem a necessidade de aproximar muito o celular porque os microfones do aparelho estão preparados para captar o som do ambiente.

Dicas para uma boa chamada de vídeo

Um celular moderno e uma conexão com a internet é tudo o que você precisa para realizar uma chamada de vídeo? Bom, mais ou menos… Se você quer garantir a qualidade de ligação, deve seguir algumas dicas. Veja:

Dê preferência ao wi-fi

Anteriormente, mencionamos que a chamada de vídeo on-line pode ser feita utilizando o 3G/4G ou o wi-fi. A questão é que esse tipo de ligação demanda uma conexão de qualidade e nem sempre o 3G/4G consegue garantir isso.

Para evitar queda da imagem, falas cortadas e até a interrupção da sua chamada de vídeo, dê preferência ao uso de uma rede wi-fi de confiança. A da sua própria casa ou de um local conhecido ― como a casa de um amigo ou parente ― tende a ser a mais apropriada;

Escolha um ambiente mais silencioso

Em uma chamada de vídeo, você não precisa trazer o celular para muito próximo de sua boca ou rosto porque o celular moderno é equipado com bons microfones.

Esses microfones são capazes de captar a sua voz a certa distância, mas também captam todo o som do ambiente em que você está enquanto faz a ligação. Por isso, se o local estiver barulhento, seu contato terá dificuldades para entender o que você está dizendo e vice-versa;

Certifique-se de ter uma boa luz

Se você já sabe como fazer fotos e vídeos com seu celular moderno, provavelmente já notou que ambientes com pouca luz resultam em registros escuros e com pouca nitidez. O mesmo vale para as chamadas de vídeo.

O objetivo desse tipo de ligação é garantir que seu contato veja você ― e que você o veja. Por isso, nada mais justo do que escolher um ambiente que esteja devidamente iluminado.

Em um dia nublado, por exemplo, pode ser conveniente ligar a luz do cômodo em que você estiver. Durante a noite, essa estratégia deve sempre ser seguida;

Mantenha a câmera do celular limpa

Outro ponto que pode atrapalhar a nitidez da imagem em uma chamada de vídeo é a sujeira da câmera do seu aparelho celular.

É que, naturalmente, em razão da oleosidade de nossos dedos e de fatores como a poeira com que o celular entra em contato, as câmeras acabam ficando um pouco obstruídas. Para resolver o problema, é possível até mesmo só esfregar uma pontinha da roupa de leve sobre a lente;

Ajuste o volume

Durante a ligação por vídeo chamada, você sentiu que não está ouvindo bem o seu contato? Não precisa, necessariamente, pedir para que a pessoa fale mais alto ― e nem subir o próprio tom para tentar passar o recado.

Deixe uma das mãos livres enquanto a outra segura o celular e a utilize para apertar o botão de aumento do volume. Se o caso for o contrário, de ligação muito alta, basta abaixar o volume;

Avalie o momento certo

Por fim, uma dica que não é especificamente para a qualidade da ligação, mas pela boa utilização do recurso da vídeo chamada: avalie e escolha o momento certo.

Se você deseja falar com seu filho que está no trabalho, ainda que saiba que é horário de almoço, dê preferência a uma ligação convencional.

Se ele não tiver um fone de ouvidos em mãos, a vídeo chamada pode ser inconveniente porque fará com que todos os presentes no mesmo ambiente que ele escutem a conversa de vocês.

Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp

Hora de saber como fazer chamada de vídeo utilizando um aplicativo que você provavelmente já conhece bem, o WhatsApp. É muito simples. veja só:

  1. Abra o aplicativo e localize o contato que você deseja chamar;
  2. Abra a conversa desse contato;
  3. Encontre, no canto superior direito da tela, o ícone de uma câmera (ele estará ao lado do ícone de um telefone);
  4. Posicione o celular de frente para você, na altura do seu rosto, mantendo uma distância agradável. Não precisa esticar demais o braço e nem deixar o celular próximo demais. A ideia é fazer com que a câmera capture todo o seu rosto e até um pedaço do corpo, sem que, para isso, você precise manter o braço em uma posição que seja exaustiva;
  5. Aperte o ícone da câmera e aguarde até que o contato atenda a ligação;
  6. Converse e mate um pouco da saudade daqueles que você ama!

O recurso da chamada de vídeo também pode ser utilizado por meio de outros aplicativos, como o Skype e o próprio Facebook Messenger. Focamos no WhatsApp por ser um programa amplamente usado e com o qual você provavelmente já está habituado.

Gostou do post? Aproveite para ler sobre a importância do WhatsApp nos dias de hoje!

Share:

2 Comments

  • Jorge Mulque Gomes, 6 de março de 2020 @ 18:22 Reply

    Estarei aguardando o lançamento da próxima segunda-feira, dia 09/03/2020.
    Muito interessante essa prévia.

    • Obabox, 6 de março de 2020 @ 23:06 Reply

      Então, fique de olho no seu e-mail, Jorge! Temos certeza que vai gostar do que está por vir!

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *