O momento de quarentena pode estar sendo um verdadeiro desafio para pais e filhos que estão dentro de casa esperando a pandemia passar.

Então, para manter todo mundo entretido é necessário criatividade para trazer novidades para se divertir. 

Pensando nisso, a ObaBox traz no texto de hoje dicas infalíveis sobre como fazer brinquedos reciclados e estimular toda a família em uma tarefa curiosa.

Então, vamos colocar a mão na massa? Esperamos que goste da leitura! 

Como fazer brinquedos com material reciclado?

Utilizando materiais simples que você tem em casa é possível fazer brinquedos reciclados que podem durar por vários dias. Um desses materiais é a garrafa pet, mas há outros como palitos e pregadores de roupa, por exemplo.

Confira abaixo como você pode confeccionar esses brinquedos juntos de seus filhos. 

Jogos dos palitos

Para fazer o jogo é necessário que você tenha duas garrafas pet, uma tesoura, cerca de 10 a 15 tampinhas de plástico e palitos de churrasco. 

Para começar, corte as pontas dos palitos de churrasco para não machucar na hora da brincadeira.

Feito isso, corte as garrafas pet ao meio e encaixe as duas uma na outra. Faça pequenos furos perto de onde foi feito o encaixe.

Dentro de uma das extremidades da garrafa é necessário colocar todas as tampinhas. Na outra é preciso encaixar os palitos. Unindo as duas, pronto.

Agora é só brincar. O desafio é tirar cada palito sem que as tampinhas se movam ou caiam.  

Aviãozinho

Super fácil e prático de fazer. Você vai precisar de:

  • um pregador de roupa;
  • tesoura;
  • cola e;
  • 4 palitos de sorvete.

Pegue o pregador de roupa e cole os palitos de sorvete nas extremidades. Com um dos palitos, corte a posta para fazer a ponta da cauda do avião. 

É bastante simples e vai ajudar a entreter o seu filho. Além disso, ele pode liberar a criatividade e pintar o avião com canetinha ou tinta guache, caso queira. 

Vai-e-vem

Um dos brinquedos clássicos e que chamam bastante atenção das crianças. O vai-e-vem é feito de garrafa pet e barbante.

É preciso cortar as duas extremidades da garrafa e passar o barbante por dentro. Você pode amarrar na ponta de cada linha do barbante para conseguir segurar.

A brincadeira é para duas pessoas. 

Pebolim

O sonho de muita criança pode se tornar realidade com o pebolim feito de material reciclado. Para isso basta uma caixa de sapatos, palitos de churrasco, tesoura, pregadores de roupa e uma bolinha. 

Com a tesoura corte o gol na caixa de sapato. Cada lado deve ter um gol.

Feito isso, faça os furos de cada lado para passar os palitos de churrasco. É importante cortar as pontas do palito para que a criança não se machuque.

Com os pregadores de roupa, pregue-os nos palitos e pronto. Comece a diversão!

Bingo

O bingo para crianças também pode ser uma excelente forma de entreter.

Com papel, faça algumas cartelas para sorteio dos números que sairão ao longo do jogo.

Feitas as cartelas, distribua com quem vai jogar e sorteie os números. O vencedor pode ganhar uma sobremesa. Fica a dica.  

Damas

O jogo de damas também é uma boa oportunidade para unir pais e filhos. Além disso, é super simples de fazer.

Basta ter canetinhas, um pedaço de papelão, régua e tampinhas de garrafa pet.

Marque com canetinha e com a régua o tabuleiro no papelão. Feito isso, utilize as tampinhas para formar cada time. Pronto. Divirta-se!

Boliche

Bastante simples, basta ter algumas garrafas pet e uma bolinha. Se você quiser e a criança topar, também é uma boa ideia decorar as garrafas com números e cores para dar ainda mais criatividade para o jogo.

Uma sugestão também é colocar um pouco de areia dentro das garrafas para ter mais dificuldade para derrubar as garrafas na hora do jogo. 

Jogos de argolas

Muito parecido com o boliche, o jogo de argolas precisa de algumas garrafas pet e argolas. É possível decorar as garrafas para que fiquem ainda mais divertidas.

É interessante observar o tamanho da argola em relação ao tamanho da garrafa para que as argolas possam passar pelo diâmetro da garrafa. 

Por que apostar em brinquedos reciclados?

Além de ser uma tremenda economia de dinheiro, os brinquedos reciclados permitem a família maior interação para fazer essa atividade. Além disso, estimula e muito o aprendizado de crianças e adultos, além de trazer diversão. 

É uma excelente forma também de utilizar o que iria para o lixo. As crianças ficam encantadas com as possibilidades, estimulando a sua imaginação. É uma boa forma de se ter mais momentos juntos e lembranças em família. 

Ao usar o material reciclado é muito importante mantê-los limpos. Dessa forma, é mais seguro fazer os brinquedos sem correr nenhum risco.

É importante também verificar a idade da criança em relação ao uso do brinquedo para não se ter o risco da mesma engolir alguma peça. 

Você viu nesse texto:

  • Os brinquedos reciclados são uma excelente forma de passar tempo se divertindo em períodos de quarentena;
  • Além disso, também trazer distração e ajudam na capacidade de aprendizado e coordenação motora dos pequenos e dos adultos;
  • Fazer brinquedos reciclados aproxima a família para momentos divertidos;
  • Esses brinquedos geralmente são feitos com materiais baratos que são encontrados dentro de casa. 

Mais sobre diversão e bem estar

Os brinquedos e jogos são excelentes formas de treinar o raciocínio lógico e estimular o aprendizado. Mas não é qualquer tipo de brincadeira que ajuda a estimular o cérebro da melhor forma possível, seja em crianças, quanto em adultos. 

Então, para trazer mais esclarecimentos sobre esse tema, a ObaBox traz mais uma sugestão de leitura para que você fique por dentro dos jogos que podem te divertir e também te fazer aprender. 

Não deixe de conferir no nosso texto 9 jogos para melhorar o seu raciocínio lógico. Depois conta para a gente o que achou!

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem quer aproveitar o tempo livre criando e se divertindo.