Você está em busca de mais facilidade para limpar a poeira que se acumula dia após dia, mas ainda não sabe como escolher o melhor aspirador de pó?

No mercado, existem aspiradores de variados tipos e preços, mas isso não significa que qualquer um de nós esteja disposto a gastar com um aparelho que não é o ideal para nossas necessidades.

Por essa razão, para ajudar você em sua escolha, preparamos um pequeno guia que vai ajudar você a entender o que avaliar para definir seu aspirador. Confira!

Quais são os diferentes tipos de aspirador

A primeira coisa que você precisa para escolher o melhor aspirador é conhecer os diferentes tipos existentes deste aparelho. Vamos a eles:

Aspirador portátil

O aspirador de pó portátil é também conhecido como aspirador de mão. Sendo assim, trata-se de um aparelho compacto e leve, ideal para a limpeza de superfícies, como é o caso dos sofás.

Esse aspirador pode ser muito prático para limpezas pontuais, como o farelo do lanche das crianças que ficou no sofá.

Entretanto, não é indicado para a aspiração de ambientes inteiros porque seu design não favorece esse tipo de limpeza.

Aspirador vertical

O aspirador vertical se parece com uma vassoura e, tendo rodinhas, é facilmente levado de um lugar ao outro para a limpeza de um ambiente.

Trata-se também de um aparelho leve e compacto, o que torna fácil encontrar um espaço para guardá-lo em casa.

Alguns modelos de aspirador de pó vertical permitem que o motor seja desencaixado, o que transforma o aparelho em um aspirador de mão.

Assim, se você procura algo mais versátil, essa pode ser uma opção interessante.

Aspirador tradicional

Por sua vez, o aspirador tradicional é aquele que você provavelmente já conhece: é um aparelho que fica no chão, tem o aspecto de um carrinho no qual uma mangueira está acoplada, permitindo o uso de diferentes bocais para a aspiração.

Existem diferentes tamanhos desse tipo de aspirador, podendo ou não ser compacto como os demais.

Os aparelhos maiores podem ser mais difíceis de conduzir pelo ambiente, mas a existência dos bocais pode ser vista como uma vantagem.

Aspirador robô

Ainda, existe o aspirador de pó robô que, diferente das opções anteriores, funciona com grande autonomia.

Existem diferentes modelos que, em geral, se assemelham na aparência, mas que podem ter tecnologias mais ou menos avançadas.

Em todo caso, esse tipo de aspirador sempre possibilita que você dê o comando e aguarde até que a limpeza seja feita sem que você precise se esforçar para isso.

Tenha em mente o ambiente a ser limpo

Agora que você já sabe quais tipos de aspirador de pó encontra no mercado, nossa próxima dica é para que você pense no seu objetivo de uso do aspirador de pó.

Se você busca um aparelho para a limpeza de uma casa na praia, por exemplo, pode precisar buscar um aspirador mais preparado para dar conta dos grãos de areia que sujam o ambiente.

Por sua vez, se você tem tapetes ou carpetes em casa, precisa conferir quais modelos de aspirador de pó são capazes de limpar esse tipo de superfície.

Por exemplo, muitos aspiradores robô não dão conta dessa tarefa, mas o ObaDuster aparece na lista dos que são capazes de fazer essa limpeza.

A frequência da limpeza também deve ser considerada para que você saiba como escolher o melhor aspirador de pó tendo em vista a praticidade e o volume de sujeira.

Saiba que o tamanho do aspirador importa

Outra dica muito importante é considerar o tamanho do aspirador de pó. Quanto menor ou mais compacto é o aparelho, menos sujeira ele consegue acumular.

Se você mora em um ambiente que não seja muito grande, não precisa de um aparelho robusto.

Se mora em um ambiente grande, pode até escolher um aspirador pequeno, mas sabendo que você vai precisar limpar seu saco de resíduos com frequência.

Lembre-se de avaliar a potência

Não se engane achando que só porque um aspirador é grande, também é necessariamente potente e nem subestime modelos mais compactos.

Tamanho importa, mas não diz tudo a respeito do aparelho. A potência é aquela informação apresentada em watts (W) e quanto mais elevada, maior é a capacidade de aspiração do aparelho.

Com isso, entenda que se você pretende usar seu aspirador de pó com frequência, uma potência elevada contribui para tornar o processo de limpeza do ambiente mais rápido.

Em contrapartida, a potência mais elevada também pode estar relacionada a um aspirador mais barulhento.

Assim, vale pesar os prós e contras na balança para fazer sua escolha.

Avalie as funcionalidades do aspirador

Ainda, as funcionalidades precisam ser condizentes com a sua necessidade.

Se você quer um aparelho apenas para limpar pequenas superfícies, o aspirador de pó portátil pode ser sua melhor escolha.

Caso você queira um modelo mais versátil, pode considerar a compra de um aspirador de pó e água ou de um aspirador robô 3 em 1 que varre, aspira e passa pano por você.

Seja como for, a dica é buscar um aparelho que atenda ao máximo suas expectativas, mas que não tenha um “excesso” de funções que você sequer pretende usar.

Estude preços, garantias e o custo-benefício

Uma vez que você tiver clareza de qual tipo de aspirador deseja, faça uma boa pesquisa na internet e compare preços e condições.

Ainda, lembre-se de conferir garantias e outros diferenciais que o fabricante ou a loja puderem lhe oferecer para bater o martelo sobre a compra de seu aspirador de pó.

Por que isso importa

Seu orçamento para a compra é uma parte importante das nossas dicas de como escolher o melhor aspirador de pó.

O aspirador ideal é aquele que não vai te causar prejuízo e nem te deixar na mão.

Por isso, é fundamental ter o custo-benefício em mente para saber quando vale a pena gastar um pouco mais para ter um aparelho melhor em casa e quando é possível economizar e ficar satisfeito.

Vamos te dar um exemplo para que você entenda isso melhor. Se você já se perguntou qual o melhor aspirador robô em custo-benefício, podemos responder.

O Obaduster, que mencionamos antes, é um aspirador robô. Em comparação com modelos similares, não é o mais completo por não possuir comandos que programam o funcionamento do aparelho.

Em contrapartida, destaca-se por ter múltiplas funções, já que varre, aspira e passa pano, e por ter o menor custo em comparação aos equivalentes.

Assim, o Obaduster cumpre bem sua proposta, tem tudo para atender bem a quem busca um aspirador robô e não pesa no orçamento. Entende por que tem o melhor custo-benefício?

É esse tipo de análise que esperamos que nossas dicas te ajudem a fazer para que, então, você possa escolher o melhor aspirador de pó.

E se você deseja saber mais, aproveite para descobrir se vale a pena ter um aspirador robô!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *