Se você é da turma do DIY ― Do It Yourself ou Faça Você Mesmo ―, pode ser que já tenha se deparado com alguma ideia de artesanato que exigiu que você soubesse como cortar vidro.

E aí, desistiu do projeto ou conseguiu cortar o vidro corretamente? Há quem tenha receio de cumprir essa tarefa por achá-la perigosa e trabalhosa. É certo que é preciso ter cuidado, mas é perfeitamente possível alcançar o sucesso.

Continue a leitura do post e saiba mais!

O que você precisa para se preparar

Antes de contar a você como cortar garrafa de vidro, potes ou similares, precisamos passar algumas orientações importantes. O fazemos desde já para que você entenda que precisa providenciar itens de segurança antes de seguir com seu projeto.

Para cortar vidro, é importante que você:

  • Use óculos de proteção para evitar problemas caso a garrafa ou outro objeto se quebre ou se lasque no processo;
  • Use luvas de proteção para evitar cortes, considerando que é possível que ocorram desde perfurações simples a outras mais graves caso um incidente aconteça;
  • Use sapatos fechados para evitar cortes caso o vidro caia sobre seus pés ou caso se quebre e você tenha de lidar com cacos pelo chão;
  • Considere forrar as superfícies com jornal para facilitar a limpeza segura após o fim do projeto;
  • Tenha vassouras e pá por perto para limpar raspas de vidro das superfícies e evitar acidentes futuros.

Como você verá adiante, entre as diferentes formas que existem de cortar vidro, algumas envolvem o uso de substâncias inflamáveis e fortes. Por isso, certifique-se de fazer seus projetos em local adequado e de manter o foco enquanto realiza os cortes para evitar acidentes.

Como cortar garrafas de vidro

Em geral, garrafas são o item mais usado nos projetos de DIY que demandam que o artesão ou artesã saiba como cortar vidro. Por isso, vamos dar uma dica bem simples que como fazê-lo.

Corte com barbante e álcool

Para seguir essa primeira dica de como cortar garrafa de vidro você vai precisar de:

  • Barbante;
  • Álcool ou acetona;
  • Isqueiro ou fósforo;
  • Balde;
  • Água;
  • Lixa.

A primeira coisa que você precisa fazer é encher a garrafa com água até a altura em que deseja fazer o corte. Aproveite para encher o balde com água também.

Depois, meça o comprimento do barbante necessário para dar uma volta ao redor de garrafa, na altura do corte, e amarrá-lo. Com o barbante livre, molhe-o com álcool ou com acetona e, então, amarre-o na garrafa.

Na sequência, use o isqueiro ou o fósforo para colocar fogo no barbante e aguarde até para que as chamas se apaguem sozinhas. Quando isso acontecer, mergulhe a garrafa cuidadosamente no balde com água.

A expectativa é que as partes se dividam com o choque térmico, mas caso isso não aconteça, dê leves batidinhas na lateral interna do balde para provocar essa separação.

Por fim, use a lixa para finalizar o corte e evitar acidentes.

Como cortar espelhos em casa

A ideia de fazer artesanato com garrafa de vidro não é a única que te trouxe a este post?

Então aproveite para aprender também como cortar espelhos considerando a possibilidade de querer remover partes manchadas ou de realocar peças grandes em ambientes menores.

Corte com prego e querosene

Difícil encontrar adeptos ao DIY que não tenham pregos em casa! Por isso, separamos essa dica que nos leva à seguinte lista de materiais:

  • Prego;
  • Régua;
  • Querosene;
  • Pano.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir qual vai ser o local do corte, algo que deve contar com o auxílio da régua para garantir que o resultado não seja torto.

Em seguida, molhe uma parte do pano no querosene e passe-o na reta do corte, como se estivesse usando esse pano para riscar o espelho com auxílio da régua.

Depois, sem tirar a régua do lugar, passe o prego pelo mesmo local, certificando-se de marcar o espelho de fato. Faça um traço bem firme.

Para cortar o vidro, use as próprias mãos para destacar as partes como se estivesse quebrando uma peça plana.

Importante! Essa dica só funciona para espelhos que não são feitos com vidro temperado e você vai entender o porquê a seguir.

Como cortar vidro temperado

Por fim, saiba que portais como o wikiHow dão dicas de como cortar vidro temperado, mas é comum que especialistas digam que este é um processo que não pode ser feito.

Se você já encomendou um vidro temperado, deve ter ouvido do fabricante da peça que era fundamental apresentar as medidas exatas desejadas. Isso porque, uma vez cortado e submetido ao processo de têmpera para ser transformado em um material mais resistente, o vidro não pode ser cortado novamente.

A saber, a têmpera submete o vidro a um choque de temperatura para deixá-lo cinco vezes mais resistente do que antes. Primeiro, acontece o aquecimento a altas temperaturas e, em seguida, o resfriamento.

Sabendo disso, considere que dicas como as do wikiHow sugerem que o processo de têmpera deve ser refeito para que seja revertido. Isso, porém, demanda o aquecimento da peça a uma temperatura superior a 500° C.

Temperaturas elevadas assim podem ser bem difíceis de alcançar em casa, sobretudo sem um forno específico para esse tipo de trabalho.

Com isso, fica também a dica para que você busque saber se um vidro é ou não temperado antes de tentar cortá-lo. Assim, você evita transtornos.

Artesanato com peças de vidro

Agora que você já sabe como cortar vidro, nossa dica final é para que você estude bem seu projeto antes de sair fazendo os cortes por aí.

Quem gosta de colocar a mão na massa e fazer artesanato, sabe que a ideia é reaproveitar, reutilizar e repaginar. Por isso, é bom ter ideias claras e seguir as instruções com calma para evitar desperdícios e garantir os melhores resultados.

O vidro é um material que pode ser usado de diversas formas, seja criando itens, como copos novos para a sua cozinha, ou criando lindas peças de decoração. Com uma ideia em mente, além dos devidos cuidados, tudo o que você precisa é soltar a criatividade!

Gostou do post? Leia também: 10 ferramentas que você precisa ter em casa se adora fazer DIY!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *