Se você tem um aspirador de pó sabe o quão úteis esses aparelhos podem ser para a limpeza dos mais diversos ambientes. Mas sabe também como conservar seu aspirador para que dure por mais tempo?

Tem gente que acha que basta limpar o compartimento que armazena a sujeira aspirada ou trocar o filtro que pode existir ali de tempos em tempos e pronto. Ainda que esta seja uma medida importante, há mais que você pode fazer pela manutenção de seu aspirador de pó.

Continue a leitura do post e confira nossas dicas!

Dicas de uso:

Confira o manual de instruções

Um dos cuidados com aspirador de pó que muita gente ignora é a leitura do manual de instruções. A gente entende quem toma essa decisão porque, em geral, todos sabemos o princípio básico de funcionamento de um aspirador, então é quase como se bastasse ligá-lo e usar.

Acontece, porém, que prevenir ainda é melhor do que remediar e é importante conferir as instruções de uso do fabricante. A saber, há aspiradores que são excelentes para remover pelos longos de animais, mas há outros que podem “engasgar”. Há modelos que aspiram até água, mas isso não é regra. E por aí vai…

Até mesmo os robôs que fazem a limpeza sozinhos e inclusive passam pano, como o ObaDuster, precisam dessa atenção. Alguns aspiradores com essa função extra só passam pano seco, mas outras permitem que o pano seja umedecido com água ou produtos de limpeza e informar-se quanto a isso é fundamental.

Evite solavancos ao conduzir o aparelho

Se o aspirador que você tem em casa não é um robô, é provável que ele tenha um fio para se conectar à uma fonte de energia. Sendo este o caso, outra dicas de como conservar seu aspirador é evitar dar solavancos ou puxar o fio vigorosamente durante o uso.

Enquanto você anda de um lado para o outro na limpeza do ambiente, é natural que o fio do aspirador de pó se prenda no pé de algum móvel ou em algum outro obstáculo. Caso não consiga resolver o problema “a distância”, evite a pressa e solte o fio com cuidado para evitar desgastes ou até rupturas.

Use corretamente cada bocal do aspirador

Muitos dos aspiradores convencionais vêm com uma série de bocais diferentes. No começo, tudo é festa e a gente testa todos eles e até se diverte em ver como o aparelho consegue sugar até aquela sujeira que aparecia tão inalcançável.

Depois de um tempo, porém, a novidade perde a graça e se somarmos isso ao fato de que fazer faxina pode ser trabalhoso, podemos acabar evitando a troca de bocais.

Quando isso acontece, o bocal usado nem sempre é o mais adequado para a limpeza a ser feita no momento. Como consequência, podemos ser levados a forçar o bocal para tentar que ele alcance melhor determinado espaço e isso pode acabar danificando o aspirador.

Dicas de limpeza e manutenção:

Desligue o aspirador para fazer a limpeza

A primeira dica de como limpar o aspirador é: desligue-o da tomada ou simplesmente desligue-o, caso seja um robô ou outro modelo sem fio. 

Ainda que a limpeza do aparelho não envolva água, é recomendável não mantê-lo ligado para evitar surpresas e incidentes. Já imaginou esbarrar sem querer no botão liga/desliga e o aspirador andar por cima do seu pé ou da sua mão enquanto você tenta limpá-lo? Pode ser doloroso.

Elimine ou lave o saco de coletor

Alguns aspiradores usam sacos coletores de papel e estes devem ser trocados com frequência. Em geral, a dica é para que você não espere o coletor se encher por completo, trocando-o um pouco antes disso.

Caso o aspirador fique muito tempo parado entre um uso e outro, verifique as condições do saco antes de começar a aspirar a casa, considerando que o papel pode se deteriorar com o tempo. Pequenos furos ou rasgos podem fazer a sujeira aspirada ir parar no lugar errado.

Lembra-se da dica de ler o manual? Pois bem. Lá você encontra as informações sobre o tempo de vida útil de cada saco coletor feito de papel e até descobre se é possível reutilizá-lo.

E por falar em reutilização, existem aspiradores que usam sacos coletores de pano. Nesse caso, a dica é jogar a sujeira aspirada fora e, a cada 15 dias, fazer a lavagem do coletor com água e sabão.

Atenção! Só recoloque o coletor de pano de volta no aspirador uma vez que estiver totalmente seco e, de preferência, coloque-o para secar na sombra.

Limpe as rodas e os acessórios do aspirador

Uma boa dica de cuidados com aspirador de pó visando prolongar sua vida útil é a limpeza das rodinhas. Pode acontecer de resíduos como fios do tapete ou similares se enroscarem ali e o acúmulo desse tipo de sujeira pode acabar travando a rodinha.

Uma rodinha travada tem mais chance de se quebrar e, a depender da situação, para evitar esse problema, pode ser necessária uma desmontagem parcial do aparelho para desobstruir a roda. Algo que nem sempre deve ser feito por conta própria, podendo resultar em custo extra para você.

Se você tem um aspirador convencional, saiba que dificilmente algo obstrui a mangueira do aparelho. Entretanto, caso você suspeite que isso tenha acontecido, tente empurrar a sujeira ou objeto usando um cabo de vassoura ou outra “ferramenta” que não tenha risco de ficar agarrada em função de seu diâmetro.

Se um dos bocais de seu aspirador tem uma vassourinha, convém limpá-la também. Por mais que o aspirador tenda a sugar qualquer sujeira, fios de cabelo tendem a se enroscar ali, então convém checar.

Remova os resíduos do filtro de limpeza

Mais uma dica de como limpar aspirador de pó é usar uma escovinha ou um pano para limpar os filtros do aparelho (você vai saber encontrá-los com base nas instruções do manual).

É importante que o pano esteja seco ou, no máximo, levemente umedecido. Isso porque a estrutura dos aspiradores, sobretudo a estrutura interna, não deve ser molhada e alguns filtros protegem o motor.

Para essa limpeza, lembre-se de que os filtros são estruturas sensíveis e que, portanto, você deve fazer movimentos leves para evitar danos.

Dica de conservação:

Guarde o aspirador corretamente

Para finalizar nosso post com dicas de como conservar seu aspirador, vamos falar do cuidado que você deve ter ao guardá-lo.

Como qualquer aparelho eletrônico, é importante que seu aspirador de pó seja mantido longe do sol e da umidade porque ambas as condições podem danificar seu revestimento ou até comprometer seu funcionamento.

Ainda, lembre-se de que convém evitar colocar peso sobre o aspirador. Até mesmo os aparelhos mais robustos podem ter estruturas um pouco mais frágeis que podem ser danificadas sem que você perceba.

Gostou do post? Confira dicas de como se livrar da poeira no dia a dia!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *