No texto de hoje resolvemos tirar as dúvidas sobre um assunto que vem despertando a curiosidade de muitos dos nossos leitores: como cuidar das panelas. Vamos abordar algumas dicas para conservar panela que são essenciais para manter o bom cozimento e de forma saudável. 

Então, se você ainda tem como dúvida sobre como cuidar das panelas, esse texto é para você. Então, venha com a ObaBox e descubra como você pode manter as suas panelas em dia, deixando-as bonitas e próprias para o cozimento. 

Esperamos que goste da leitura!

Você sabe a importância de cuidar das panelas?

Quando você cuida das suas panelas é natural que esses objetos fiquem mais bonitos e tragam uma vontade ainda maior de cozinhar. Afinal, quem não gosta de ir naquelas lojas de casa e decoração e dar uma olhadinha no setor de panelas para ver como elas brilham e parecem apetitosas, mesmo sem qualquer alimento dentro?

Porém, o cuidado com esses objetos vão além da estética e da beleza. Cuidar das panelas é também sinônimo de saúde.

Quando uma panela perde a aderência, por exemplo, e se for de alumínio, esse alumínio pode acabar se soltando com o tempo após muitos usos. Com o alumínio se soltando, o metal acaba indo para a comida e consequentemente para o nosso organismo. 

Então, para quem ainda não sabe sobre as desvantagens de ter o alumínio no organismo, saiba que o metal pode gerar algumas complicações. Elas são: alterações no intestino, queda de cabelo, problemas na pele, má digestão, entre outros. 

Por isso é essencial escolher o melhor tipo de panela e conservá-la da forma correta a fim de que o seu uso não acarrete problemas para qualquer pessoa. 

Abaixo você poderá conferir algumas das nossas principais dicas para te ajudar a cuidar das panelas corretamente. 

Nossas dicas para conservar panela

Se você tiver uma panela de inox ou alumínio queimada, resolver esse problema pode ser bastante simples. Pegue detergente e uma esponja poliéster. Coloque detergente em toda superfície da panela. Encha de água e tampe. Coloque no fogo baixo por cerca de 10 minutos. Tire do fogo e espere esfriar. Depois passe a esponja. Se precisar, repita o processo. 

Também para panelas queimadas de alumínio, outra alternativa é usar água e sal. Encha a panela com água e coloque duas colheres de sal. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por poucos minutos. Assim que esfriar, passe uma esponja para retirar aos poucos o queimado. Se necessário, repita o processo. 

Cuidados para conservar sua panela no dia a dia

Tem uma panela antiaderente?

Para que a panela continue cozinhando bem, alguns cuidados são essenciais para você manter a vida útil do objeto por muito mais tempo. Saiba alguns deles:

  1. Para limpeza: Opte por usar detergente neutro, uma esponja macia e água. Esponjas como o bombril ou qualquer palha de aço, por exemplo podem danificar a superfície da panela, fazendo com que perca a superfície antiaderente. 
  2. Para cozinhar: opte por usar colheres de pau, plástico ou silicone. Esses produtos não riscam e nem danificam a panela.
  3. Para esfriar: Não jogue água fria enquanto a panela estiver quente. Espere que a mesma esfrie para você colocar a água. Dessa forma, também não terá danos ao antiaderente. 

A sua panela é de ferro? 

  1. Para a limpeza, utilize sempre sabão neutro para manter a camada protetora da panela. Detergente neutro também não é recomendado, pois pode ficar preso na superfície da panela. Também é recomendado deixar a panela de molho para soltar a sujeira da comida. 
  2. Para cozinhar: Para não arranhar a sua panela, não utilize utensílios de metal para fazer o cozimento. 

E para as panelas de barro?

  1. Antes de cozinhar: Coloque dentro da panela água e a deixe submersa por cerca de 15 minutos. É importante para que o objeto fique úmido para fazer um bom cozimento dos alimentos.
  2. Para cozinhar: A temperatura ideal máxima para essa panela é de 250º. Isso não causará danos a superfície da panela. É importante não adicionar água fria quando a panela estiver quente para não ocorrer o choque térmico e risco de rachaduras e quebras. 
  3. Para limpeza: Espere a panela esfriar e depois coloque água morna dentro da panela. Limpe a panela com um pano, sem detergente ou sabão neutro. Caso necessário, você pode colocar na água morna duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para que os alimentos soltem mais rápido na limpeza. 
  4. Para armazenar: É importante que se espere que a panela seque totalmente para que ela possa ser guardada. Essa medida impedirá que ela mofe ou dê bolor. Além disso, a panela deve ser guardada onde exista circulação de ar. 

Você viu nesse texto:

  • O modo como você cuida das suas panelas acaba gerando resultado na saúde da sua comida;
  • Panelas de alumínio precisam de um cuidado especial para que o metal não se desprenda da superfície indo para a comida;
  • Algumas panelas exigem cuidado também como a forma da limpeza e os objetos usados para o cozimento, como é o caso das panelas antiaderentes;
  • Em alguns casos, a panela quente também não deve receber água fria para não perder suas propriedades ou até para não quebrar com o choque térmico. 

Mais sobre cozinha e utensílios

Você é do tipo de pessoa que não sai da cozinha e quer tornar o cozimento dos seus alimentos um processo mais rápido? Então, provavelmente deve ter usado ou deve pensar em usar o microondas para te ajudar nessa tarefa. 

Porém, por mais que o microondas seja bastante conhecido na casa de muitas pessoas há muitos que dizem por aí que usá-lo constantemente não é bom para a saúde. Não sabe dessa história. Não tem problema!

Hoje, a ObaBox traz uma dica de leitura para você saber a respeito desse assunto.

Dessa forma fica mais fácil tomar a decisão de adotar um microondas ou de continuar usando ou não em suas receitas. Leia no nosso texto Microondas: vilão ou mocinho da cozinha?.

Esperamos que goste!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, o que acha de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem também quer saber como cuidar das panelas?

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *