Já se decepcionou ao abrir a geladeira e ver que aquela fruta ou pão de forma que você havia guardado começou a dar bolor? Saber como conservar alimentos evita frustração, gera economia e ainda faz bem para a saúde e para o planeta.

Ainda, em tempos de pandemia, saber como guardar alimentos de forma a fazer com que durem mais tempo é fundamental para reduzir as saídas de casa rumo aos sacolões, açougues e supermercados.

Considerando tudo isso, fizemos este post especial sobre conservação de alimentos para você.

Boa leitura!

A importância de evitar o desperdício de alimentos

Uma pesquisa realizada pela Embrapa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu que uma família brasileira formada por três pessoas desperdiça cerca de mil reais em alimentos por ano.

Para que fique mais claro, os dados apontam que cada família brasileira desperdiça 353 gramas de comida por dia, o equivalente a 128,8 quilos indo parar no lixo.

Essa falta de cuidado pesa por ao menos dois motivos que merecem ser destacados:

  1. A extrema pobreza já atinge mais de 13,5 milhões de brasileiros e passar fome é um problema comum para essas pessoas;
  2. Como indicado, não saber como conservar alimentos ou simplesmente decidir jogar comida fora causa prejuízo para você e para a sua família.

Sendo assim, no dia a dia, é importante evitar servir mais comida do que você dá conta de comer a cada refeição para jogar o mínimo ou nada fora.

Também vale a pena buscar dicas para aproveitar ao máximo cada alimento em uma receita e minimizar o desperdício.

Ainda, é interessante fazer compras inteligentes, tendo clareza do ritmo de consumo dos alimentos em sua casa em relação ao seu prazo de validade.

Tudo para evitar que itens estraguem e precisem ser descartados.

Os problemas da má conservação

Quando os chamados testes de prateleira são feitos para determinar a validade ideal de cada produto, os pesquisadores consideram uma série de variáveis para nos dar a informação mais correta possível.

Em geral, prazos de validade contam com uma margem de segurança e consideram que os alimentos sejam mantidos nas situações de conservação indicadas pelo fabricante.

Produtos refrigerados, por exemplo, precisam ser mantidos em determinada temperatura e se o limite for desrespeitado ― seja durante o transporte, no supermercado ou na sua casa ― o alimento pode durar menos do que o indicado.

A má conservação de alimentos pode, portanto, fazer com que estes estraguem mais cedo do que o previsto. Algo que tende a aumentar o desperdício.

Ainda, uma pessoa desavisada ou corajosa em excesso que resolver comer um alimento que tenha começado a perder sua integridade pode enfrentar problemas que vão de desconfortos gastrointestinais leves à intoxicações alimentares.

Como fazer os alimentos durarem mais

Com tudo isso, acreditamos que você já tem motivos mais do que suficientes para querer saber como guardar alimentos de forma a fazê-los durarem mais, certo? Vamos a algumas dicas:

Não coloque alimentos quentes na geladeira

Ao colocar uma panela ou recipiente com comida quente na geladeira, você vai provocar uma alteração na dinâmica de resfriamento do eletrodoméstico, fazendo com que todo o ar frio vá para a parte de baixo.

Como consequência, aquilo que estiver mais acima e próximo do alimento quente vai acabar sofrendo um aumento de temperatura que pode ser prejudicial para a conservação de alimentos;

Passe um pano úmido nas frutas antes de levá-las à geladeira

Enquanto não estiverem maduras, frutas devem ser mantidas fora da geladeira, em temperatura ambiente (25° e 28°C). Assim que amadurecerem, todas com exceção da banana devem ser levadas à geladeira.

Antes de fazer essa mudança de ambiente, porém, você precisa se lembrar desta dica de como conservar alimentos: limpe as frutas com pano úmido, mas não as lave!

Limpar as frutas com o pano úmido vai permitir a retirada de alguns açúcares que se espalham quando elas são retiradas da natureza, mas que acabam por acelerar sua degradação.

Lavá-las, por sua vez, vai retirar a cera natural que as protege e evita o apodrecimento precoce.

E o que fazer com as bananas? Se você teme que elas amadureçam rápido demais, enrole-as uma a uma em papel alumínio. Isso vai retardar o processo;

Seque folhas de verduras e embale-as em papel toalha

Como você já deve saber, verduras devem ser acondicionadas em saquinhos limpos dentro da geladeira. Por vezes, porém, as folhas chegam úmidas do sacolão e a presença desse pouquinho de água pode queimá-las uma vez que estiverem dentro da geladeira.

Para evitar o problema, a dica é secar as folhas com cuidado e embalá-las em papel toalha seco antes de colocá-las dentro de saquinhos limpos e transparentes;

Cozinhe e congele carnes que estejam paradas na geladeira

Seja qual for o tipo de carne, ela só pode ser guardada crua na geladeira por 48 horas ― e é importante considerar o tempo em que a peça ficou no açougue nesta conta.

Além disso, uma carne só pode ser congelada crua se o processo for feito imediatamente. Assim, se você tem carnes cruas na geladeira e não pretende consumi-las logo, cozinhe-as e então congele-as em porções individuais.

Carnes prontas podem ficar congeladas por até dois meses. E, para esclarecer, se você comprar a carne congelada e logo levá-la ao congelador também a mantém;

Faça o “branqueamento” de legumes

Exagerou na feira ou vai passar um tempo fora de casa e não quer perder os legumes que comprou? O branqueamento é uma interessante dica de como conservar alimentos.

Tudo o que você precisa fazer é descascar os legumes, podendo cortá-los em pedaços grandes, e fervê-los por três a cinco minutos. Logo em seguida, você deve passá-los em água fria porque esse choque térmico inativa enzimas que atuam no processo de deterioração dos alimentos.

Uma vez que esse processo for concluído, você deve colocar os legumes em saquinhos ou potes plásticos limpos e transparentes e congelá-los até o uso. Após o branqueamento e congelamento, os legumes duram até seis meses.

Quer saber como fazer o branqueamento? A Obabox te ensina: Você sabe como fazer o branqueamento os alimentos para congelar?

Use uma seladora a vácuo para conservar alimentos

O contato direto com o ar pode fazer com que alguns alimentos percam algumas de suas propriedades nutricionais, enquanto outros ficam mais susceptíveis à ação de microorganismos que dão origem a fungos que reduzem validade e “vida” útil.

Para driblar essa situação, você pode optar pelo uso da seladora doméstica a vácuo vendida pela Obabox para aumentar o tempo de conservação de alimentos em até cinco vezes.

Se você gostou de nossas dicas, compartilhe este post com amigos e familiares e se tem alguma outra informação sobre como fazer alimentos durarem mais, conta pra gente nos comentários!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *