Ih! De novo aquele número que não para de te ligar?

Realmente essa é uma situação bem chata. Mesmo que muitas vezes se explique que você não quer atender, nem sempre as pessoas são capazes de compreender.

Então, o que fazer? Não tem jeito! Você vai precisar bloquear ligações. 

Mas se você ainda não sabe como bloquear ligações indesejadas, estamos aqui para poder te ajudar nisso. Assim, você não vai mais precisar ter a dor de cabeça de lidar com o estresse daquelas conversas que não chegam a lugar algum. 

No texto de hoje vamos ensinar como pode ser simples você fazer isso e a quem você pode recorrer, caso a situação já esteja passando dos limites. 

Esperamos que goste da leitura!

Como bloquear ligações indesejadas?

Muita gente acaba achando que apenas as ligações indesejadas são feitas por telemarketing, mas muitas vezes elas podem ser de qualquer tipo de pessoas.

Desde uma pessoa que te conheceu e não para de querer falar com você ou até mesmo de empresas privadas que descobrem o seu número. Sem contar que esse tipo de procedimento é proibido, mas muita empresa ainda continua fazendo. 

O caminho certo é o bloqueio. Não se sinta culpado(a) e nem com medo por isso, pois você está fazendo a sua parte.

Abaixo vamos ensinar um passo a passo rápido sobre como reverter essa situação a seu favor. 

Tem IPhone? Saiba como

O sistema do iPhone não permite que o usuário bloqueie os números desconhecidos ou restritos. Além disso, não há também aplicativos que o façam, pois a Apple Store não permite essa função. 

A opção que você tem é de bloquear cada um dos números de contatos individualmente, mas isso não impede ligações de números privados direto no seu iOS. Porém, há uma forma de conseguir contornar o sistema. 

  1. Abra o aplicativo Ajustes e clique em “Não perturbe”;
  2. Clique em “Permitir ligações de”;
  3. E por fim clique em “Todos os Contatos”.

A partir desse sistema você pode selecionar quem pode te ligar, ou seja, quem estiver dentro da sua lista de contatos. 

E para Android?

O Android possui uma opção muito viável que permite bloquear ligações que sejam de números desconhecidos. Números esses que estejam fora da sua agenda de contatos. Saiba como:

  1. No aplicativo “Telefone”, clique nos três pontos e em seguida em “Configurações“;
  2. De acordo com cada fabricante você pode fazer o mesmo procedimento acessando as configurações de Chamada por meio do aplicativo “Configurações” ou “Configurações de Chamada“;
  3. Clique em “Rejeitar chamadas“. Caso não exista, clique em “Bloquear números” (dependerá exclusivamente do fabricante);
  4. Clique agora em “Bloquear números desconhecidos” ou opção similar;
  5. Pode ser necessário marcar as opções de “Bloquear chamadas desconhecidas”, “… privadas” ou similares.

Não conseguiu? Você ainda tem mais opções

Quem é consumidor e não deseja mais receber chamadas de telemarketing de banco de consignados, poderá contar com o cadastro do número indesejado no site naomeperturbe.com.br.

O site pertence a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para resguardar os direitos de privacidade dos consumidores. O cadastro é simples e a pessoa também pode optar por desbloquear mais tarde, caso queira.

Outra opção é procurar pelo site do Procon da sua localidade para fazer um cadastro pelo site sobre reclamação de ligações indesejadas. Lembrando que o Procon é o órgão responsável pela defesa do consumidor, então as ligações são voltadas a prestação de serviço e produtos.

Além disso, nem todos os estados possuem a modalidade de registro de ocorrências e bloqueio das ligações pelo sistema do site. 

A plataforma Reclame Aqui ficou conhecida por registrar muitas reclamações de clientes e futuros clientes sobre empresas que não fizeram a sua parte.

Também é uma outra forma de colocar a boca no mundo e mostrar para a empresa que o procedimento das ligações excessivas não é certo. A taxa de resposta também costuma ser alta. Então, vale a pena conferir. 

Uma outra opção para o consumidor é fazer uma reclamação no próprio SAC da empresa sobre importunação e ligações excessivas, registrando o ocorrido. Se não houver nenhuma mudança, também vale a pena levar o caso a público utilizando as redes sociais da empresa para reclamação e até mesmo fazer um post público. 

Essa última medida pode até parecer fraca e sem relevância, mas o grande ponto é que as empresas vem se importando cada vez mais suas imagens na internet. Um apelo público pode mudar a situação e alertar para que outros possíveis clientes saibam sobre a importunação.  

Você viu nesse texto:

  • Dependendo do tipo de sistema do celular pode ser que você não consiga bloquear as ligações. É o caso do iPhone que não conta com um sistema de bloqueio;
  • Já os celulares Android contam com proteção de ligações indesejadas que podem ser acessadas pelas configurações do celular ou das chamadas;
  • O Procon e a Anatel contam com sites de reclamação e bloqueio de ligação para serviços oferecidos de forma inconveniente;
  • Uma boa medida para consumidores é entrar em contato com o SAC da empresa e registrar a ocorrência de ligações excessivas;
  • Outra medida interessante é procurar as redes sociais da empresa e fazer um post público sobre o ocorrido como uma forma de chamar a atenção da empresa e dos clientes sobre a importunação excessiva. 

Mais sobre ligações e telefonia

Você provavelmente já deve ter feito parte do time de pessoas que recebia constantemente ligações de pessoas do telemarketing.

Seja para oferecer um serviço ou lembrar de uma conta que se tem que pagar, muitas vezes essas ligações podem ser altamente inconvenientes. 

Então, se você deseja bloquear os números que não param de te ligar para que você possa ter um pouco de paz, a ObaBox traz uma sugestão de texto muito interessante para te ajudar nessa missão 

Leia no nosso post Cansado de ligações de telemarketing? Saiba como bloquear e saiba mais. Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto nas redes sociais com quem também quer um pouco de sossego e selecionar melhor as suas ligações.