Se saber como instalar um aplicativo no celular ainda é uma grande dúvida para você, não há mais motivo para preocupação!

Nós da ObaBox sabemos que não saber como fazer tarefas simples como instalar um aplicativo podem fazer com que uma pessoa pense que ela está fora do tempo. 

Porém, o nosso maior objetivo é ajudar você. Por isso, resolvemos trazer um texto simples e super didático para poder te ajudar com essa missão. E a gente te garante que você vai tirar de letra e até ensinar para quem também precisa saber. 

E aí? Está pronto? Já se acomodou na sua cadeira? Então, vamos! Esperamos que essa leitura te ajude. 

Como instalar um aplicativo no celular?

A instalação de um aplicativo para celular é uma das primeiras coisas que uma pessoa faz quando compra um novo smartphone e quer voltar a utilizar suas funções dentro do aparelho. Funções essas que podem ir desde trocar mensagens, até usar aplicativos conhecidos, como Facebook e Instagram

Mas o que parece um bicho de sete cabeças tem solução. O primeiro passo, portanto, é saber o tipo de aparelho que você tem nas mãos. E também é muito fácil de você saber reconhecer quando é um tipo de sistema ou quando não é. 

Os telefones de sistema Android, por exemplo, são a maioria dos celulares, menos os iOS, reconhecidos por pertencerem à linha dos Iphones. Então, se o seu telefone não é um Iphone, você faz parte do time Android. 

Então, se você é do time Android, você vai ficar sabendo direitinho como começar a instalar os seus aplicativos com sucesso. Para quem é do time do Iphone e iOS, não se preocupe. Em breve vamos falar com vocês. 

Sistema Android

  1. Assim que você abrir o seu celular e desbloquear a tela, procure por um aplicativo chamado Google Play. (esse aplicativo já vem instalado em todos os celulares Android);
  2. Feito isso, clique nele. Você verá muitas opções de aplicativos sendo disponibilizadas. Procure o nome do aplicativo que você precisa baixar. Por exemplo, Facebook. Em alguns segundos você verá que será direcionado por uma lista de aplicativos e encontrará o app que você precisa baixar;
  3. Clique no aplicativo e em seguida, clique em “Instalar”;
  4. Espere o tempo para o download terminar. Quando finalizado e caso o seu celular não abra automaticamente o seu aplicativo baixado, você pode clicar em “Abrir” para acessá-lo;
  5. Pronto. O aplicativo está instalado com sucesso no seu celular. Cabe a você fazer o login e acessá-lo normalmente

Observação: Algumas pessoas preferem baixar o aplicativo pelo site do Google. A grande diferença entre baixar pelo Google ou pela loja oficial de aplicativos, Google Play, é que o Google Play costuma verificar todos os aplicativos da plataforma de forma que no momento do download o usuário baixe o app de forma segura, sem correr o risco de conter vírus

Então, vale a pena baixar tudo pelo Google Play. Caso você tenha alguma dificuldade, entre em contato com o suporte da Google e relate o problema

Sistema iOS

Agora chegou a vez de vocês, time iOS! Saiba como é fácil baixar os aplicativos do seu celular, sem dor de cabeça e de forma facilitada. 

Lembrando que muitas vezes o próprio sistema iOS baixa os aplicativos quando há uma mudança de um aparelho iOS para outro do mesmo sistema. Mas caso não ocorra, saiba como fazê-lo manualmente. 

  1. Desbloqueie a sua tela e procure pelo aplicativo App Store (esse aplicativo já vem instalado em todos os celulares iOS);
  2. Clique em “Pesquisa” localizado no canto direito inferior da tela do app;
  3. Clique agora na barra de pesquisa. A barra de pesquisa é o campo de texto cinza, com as palavras “App Store” escrito em cima. Assim que você clica, o teclado virtual do iPhone abre para você digitar;
  4. Busque pelo aplicativo que você deseja instalar. Por exemplo, Instagram;
  5. Assim que encontrar o aplicativo na lista, aperte em “Obter” ou “Get”;
  6. Para terminar o download você vai precisar colocar a sua ID para conseguir baixá-lo;
  7. Pronto. Assim que baixado, caso o aplicativo não seja aberto automaticamente, você pode clicar em “Abrir’ para acessá-lo. 

Caso você tenha problemas para baixar os aplicativos diretamente da App Store, não hesite em entrar em contato com o suporte oficial do aplicativo

Instalando aplicativos pelo computador

Os computadores também pode receber os aplicativos assim como os celulares. O modo de instalação é um pouco diferente. Saiba como cada um funciona. 

Baixando aplicativo pelo computador 

Para você baixar o seu aplicativo para computador, o primeiro passo é saber se app possui uma versão compatível para computador, ou pc. Caso tenha, você pode fazer o download diretamente do site. Caso não tenha, você ainda pode baixá-lo. Confira como abaixo:

  1. Baixe um aplicativo APK, podendo ser encontrado no site APK Mirror;
  2. Salve o arquivo em uma pasta que você acesse de forma facilitada;
  3. Baixe e faça a instalação do emulador Nox no computador;
  4. Após ser configurado, entre na barra lateral de ferramentas do Nox. Você pode localizada à direita. Clique na opção “APK” (seta apontando para cima);
  5. Selecione o arquivo em formato APK que está armazenado no seu computador;
  6. Clique em “Abrir“;
  7. Quando pronto, o aplicativo vai estar pronto para uso. Pronto! 

Lembrando que o uso do emulador não garante que o aplicativo funcione integralmente no computador.

Além disso, é necessário estar com o antivírus em dia para evitar que os downloads durante o processo contenham vírus nocivos ao computador.  

Baixando pelo MacBook

O MacBook, por motivos de segurança já vem configurado para aceitar apenas a instalação de aplicativos da Mac App Store e/ou desenvolvedores identificados pela Apple. 

Então, mesmo softwares de desenvolvedores pequenos que sejam baixados por meio do navegador, são bloqueados. Então, vamos ensinar aqui como baixar os aplicativos que estão fora da Mac App Store por meio de uma medida simples.

  1. Clique em “Preferências do Sistema” localizado no menu da Apple;
  2. Abra a opção de “Segurança e Privacidade” localizada nas configurações do Mac;
  3. Libere as opções bloqueadas para download clicando sobre o cadeado que está localizado no canto inferior esquerdo. Feito isso, entre com a senha de administrador do sistema;
  4. Em “Permitir aplicativos de”, clique em “Qualquer lugar”. Pronto!

Na Mac App Store

Todo Mac já vem configurado com o aplicativo da Mac Apple Store. Basta clicar sobre ele e procurar pela opção de aplicativo desejada para download. Caso não tenha disponível, siga as instruções acima. 

Nesse texto você viu

  • Cada sistema possui uma forma para baixar os aplicativos;
  • Você precisa reconhecer se o seu smartphone é Android ou iOS para saber como baixar os seus aplicativos;
  • É possível baixar aplicativos por site ou passar o aplicativo por emulador, mas a medida não é 100% segura;
  • Os produtos Mac vem configurados para não permitirem downloads que não sejam da Mac Apple Store. Nas configurações do aparelho é possível permitir esses downloads manualmente.

Mais sobre inovação e tecnologia

Todo dia um novo aplicativo é lançado para tornar a vida das pessoas ainda mais fácil. E no meio de uma gama de opções fica até difícil saber quais são os melhores e sobre suas funcionalidades. 

Pensando nisso, resolvemos trazer uma lista de apps que toda pessoa deve ter em seu aparelho e que são indispensáveis para muitas tarefas do dia a dia. Então, não deixe de conferir no texto Quais os melhores aplicativos para o celular? Confira e saiba tudo por lá. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de comentar e compartilhar esse texto nas suas redes sociais com quem precisa de uma mãozinha para baixar aplicativos no celular.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *