Se você não é muito fã de passar horas na cozinha, gosta de economizar ou simplesmente quer dar um novo sabor para aquela comida que está sobrando na geladeira, calma. A ObaBox trouxe um texto todo especial para te ajudar a saber como reaproveitar comida da maneira certa

Hoje, o nosso time traz verdadeiras dicas sobre como evitar o desperdício de comida. Se você quiser mais informações ainda, separamos algumas dicas criativas de receitas que podem te ajudar a sair menos de casa, especialmente nesse tempo de pandemia. 

Então, vamos descobrir mais? Esperamos que você goste se delicie com essa leitura!

Saiba como evitar o desperdício de comida

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), por ano, cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos que são produzidos no Brasil vão para a lata de lixo.

E esse número impressionante nos traz uma grande reflexão que é aproveitar melhor os alimentos que temos em casa em vez de levá-los ao desperdício. 

Além de promover uma economia considerável no seu bolso, também ajuda que você economize tempo no seu dia a dia tendo que cozinhar menos. Em tempos de pandemia, esse alerta fica ainda mais em evidência.

Diversos profissionais estão saindo de suas casas para produzir alimentos diariamente para nós. Um consumo inteligente e consciente pode ajudar que os alimentos cheguem a quem precisa, além de nós. 

Então, que tal começar a utilizar a comida que se tem em casa de uma forma criativa, mandando o ato de desperdiçar para a lata de lixo.

Se você está procurando por uma maneira criativa para dar o primeiro passo, o texto de hoje traz dicas de receitas incríveis para você começar.

Confira abaixo!

Receitas criativas para você reaproveitar alimentos

Saiba agora os pratos que você pode criar para os diversos momentos do dia e das refeições. 

Para entradas e desjejum:

  1. Patê de folhas de alho-poró: As folhas do alho-poró podem dar um baita patê, sabia? Para iniciar o preparo, lave bem as folhas e coloque-as para cozinhar na pressão por cerca de 15 minutos. Feito isso, espere esfriar até que possa bater as folhas no liquidificador. Você pode temperar a gosto com um pouco de alho refogado e os temperos que você preferir. O patê serve como entrada e também lanche. 
  2. Salada de grão de bico com legumes: O grão de bico é um alimento bastante versátil que pode ser utilizado em saladas, pratos e até como pastas batidas no liquidificador. Misturar um pouco do grão de bico cozido com os legumes que você possui na geladeira é uma excelente opção de entrada. O ideal é ser servida gelada. Ah, e também é uma comida saudável. 
  3. Panzanella: Sobrou aquele pãozinho ou então o pão está duro? Sem problemas! Corte-o em pequenos cubos e coloque para aquecer no forno até que fiquem dourados. Pegue os legumes que você possui em casa, como tomate, pepino e cebola e misture os os cubos de pão. Se possível, faça um pasta da sua preferência de alho, azeitona e alcaparras. Você pode bater esse alimentos no processo. Misture com os pães e legumes e pronto. Agora é só temperar. 

Para refeições principais

  1. Fricassé de frango: Com as sobras do frango cozido, desfie-as e reserve. Em seguida, refogue uma cebola no azeite de oliva. Feito isso, junte uma lata de milho peneirado ao frango, mais meia colher de mostarda e também uma caixa de creme de leite. Use os temperos da sua preferência e aproveite. 
  2. Escondidinho de churrasco: Fez um churrasco e não sabe como aproveitar as sobras? Então, pegue o que sobrou, pique em pequenos cubos. Na hora de fazer a massa do escondidinho, opte por utilizar a batata inglesa e em seguida coloque as carnes picadas. Cubra com batata e um pouco de queijo parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Pronto! 
  3. Arroz à piamontese: Sobrou arroz e você não sabe o que fazer com ele? Pegue-o e junte ingredientes como creme de leite, margarina, alho, queijo mussarela e champignon fatiado. Se preferir, você pode utilizar manteiga em vez de margarina e palmito para adicionar ainda mais sabor ao prato. 

Para sobremesas e lanches

  1. Suflê de chocolate: Nós sabemos que é quase impossível sobrar chocolate em casa, mas se for o caso, você pode transformar o ingrediente em um delicioso suflê! Além do chocolate, separe a manteiga, o açúcar, o leite, o amido de milho, ovos e também o açúcar de confeiteiro. Assim que fizer o preparo, coma o suflê quentinho, pois o suflê pode murchar depois de algum tempo fora do forno. 
  2. Pão de casca de banana: Parece improvável, nao é? Mas essa deliciosa receita é uma excelente forma de reaproveitar as cascas de banana. Para fazer a receita é necessário que você tenha em mãos: leite, cascas de banana, trigo, manteiga, sal, açúcar e também um tablete de fermento biológico. Bata as cascas de banana com o leite no liquidificador. Misture todos os ingredientes até que a massa comece a desgrudar da mão. Reserve e espere crescer antes de assar por cerca de 30 minutos.

Você viu nesse texto:

  • Reaproveitar alimentos é uma excelente forma de economizar dinheiro e também de evitar sair de casa em tempos de pandemia;
  • Cerca de 26 milhões de toneladas de comida são desperdiçados no Brasil;
  • Reaproveitar comida também faz com que o tempo que se passa cozinhando diminua. 

Mais sobre alimentos para você aproveitar

Além do método de reaproveitamento de comida, a fazer a conservação dos mesmos é uma forma de você manter os seus alimentos utilizáveis por muito mais tempo. Porém, nem sempre é simples entender como funciona e como fazer esse processo. 

Pensando nisso, a ObaBox traz uma sugestão de leitura para te ajudar a saber como fazer para que seus alimentos não estraguem. Não deixe de dar uma olhada no nosso texto O que fazer para conservar seus alimentos? Dicas para você não perder comida.

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais com quem precisa saber mais sobre como reaproveitar alimentos.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *