Educar um cachorro não é uma tarefa fácil. Muitas vezes exige bastante do dono e mesmo assim nem sempre é possível afirmar se o animal conseguirá entender e obedecer os comandos do seu dono. 

Algumas pessoas costumam recorrer ao adestramento de cães para tentar resolver esse dilema ou simplesmente para terem maior facilidade de conseguirem lidar com o animal e suas necessidades. 

Então, para te ajudar com esse assunto, resolvemos trazer esse texto com as principais dicas que você precisa saber na hora de adestrar o seu cachorro. 

Esperamos que essa leitura te ajude! 

Por que é essencial educar o cachorro?

A educação do cachorro, principalmente em ambiente familiar, é muito importante para manter em ordem a casa e estabelecer limites que o cão precisa entender sobre o que deve ou não fazer. 

Nem sempre é fácil ensinar um cachorro, pois muitas vezes a capacidade de aceitação do animal parte do próprio temperamento. Alguns animais costumam ser um pouco mais rebeldes, enquanto outros são mais dóceis e fáceis de domesticar. 

Antes da adoção ou compra do animal é interessante saber o histórico familiar dele, como ele foi criado e como é o temperamento dos pais e antigos donos.

Dessa forma, fica mais fácil entender como a personalidade do cachorro pode acabar se definindo e como ele pode aceitar a educação que lhe será passada. 

Quando um cachorro apresenta um comportamento rebelde, geralmente isso pode ser reflexo sobre situações que tenha passado que incluem trauma ou abusos ou o comportamento que absorveu de outros cachorros

Nesses casos é necessário ter muita paciência, pois o animal precisa ganhar confiança de que não passará novamente pelo o que aconteceu com ele. Ele precisará se sentir à vontade primeiro até que consiga compreender novos comandos em relação à sua nova vida. 

Lembrando que os cachorros também são conhecido por geralmente absorverem características de personalidade dos donos. Então, se os donos são calmos e amáveis, ele pode acabar se acostumando a agir dessa maneira. 

Porém, quando a personalidade do cachorro já está formada é muito raro que o cachorro mude o seu temperamento. Há situações em que com o adestramento ele aceite melhor os comandos, mas dependerá de caso para caso.

Há uma tendência de que os filhotes absorvam melhor os ensinamentos de que os adultos, porém isso é uma tendência e não uma regra. 

Sendo o seu cachorro amável ou mais agitado, filhote ou adulto, separamos dicas que podem te ajudar em adestrar o seu cachorro para um convívio saudável. Confira. 

Dicas que podem ajudar a como adestrar um cão

Saiba agora as dicas simples de como adestrar um cão para que entenda comandos simples em relação ao ambiente familiar. 

1. Repita gestos e palavras

Para que um cachorro entenda um comando é necessário que no momento da ação ele seja chamado a atenção de que aquilo significa determinado som. Cachorros conseguem entender palavras por meio da vibração que é emitida por elas. 

Quanto mais se repete, mais fácil fica de que o animal grave e lembre que aquela palavra significa uma ação

2. Use palavras fáceis e rápidas de pronunciar

“Para!” e “senta”, são algumas expressões rápidas que fazem com que o animal entenda rápido o que precisa fazer.

Palavras muito longas podem causar confusão no animal e que ele continue fazendo o que acha que deve fazer. 

3. Flexione a voz usando a entonação

Os cachorros entendem nossas palavras pela entonação, então os comandos devem ser um pouco mais firmes do que quando estamos brincando para que o animal entenda que um comando está sendo dado. 

Dessa forma, o animal vai conseguir diferenciar quando o dono estiver brincando e quando está falando sério. 

4. Olhe sempre para o animal enquanto estiver dando um comando

O animal precisa saber que o dono está falando com ele. Quando ele ouve a voz do dono é normal que o cachorro procure por ele para saber se está sendo chamado a atenção. 

O fator visual servirá como ponto de apoio para que o comando expresso na voz surta um efeito mais rápido no cão sobre a ação que ele está sendo pedido para fazer

5. Treine o seu cachorro durante o dia a dia

Treinar o seu cachorro todos os dias pode trazer resultados ainda mais rápidos, pois o cachorro passa a entender que aqueles comandos fazem parte da sua rotina. 

Por isso, sempre que tiver oportunidade mostre ao seu cachorro um comando e espere que ele aprenda. Assim que aprendido, passe para o próximo para dar tempo ao animal para assimilar cada nova informação. 

6. Recompense o seu cão

Ele entendeu um comando e conseguiu exercê-lo! Perfeito! É hora de dar aquele “petisco” que ele tanto gosta ou fazer uma atividade que ele goste. 

Dessa forma o seu cachorro entenderá que toda vez que ele entender o seu comando ele será recompensado por isso. Logo, ele irá se esforçar mais para conseguir a recompensa final. 

7. Entenda o momento do seu cão

Tem dias em que o cachorro não vai estar muito afim de obedecer e tudo bem. Respeite o momento dele. 

Porém, o dono deve mostrar a ele que existem limites e que conforme ele ganha recompensas por se comportar, também pode ser penalizado caso não atenda ao que está sendo pedido, mas principalmente se fizer algo de errado. 

Basta um comando mais firme pela própria voz para entender que houve um erro, que o cachorro entende que fez algo que não deveria. 

8. Está tendo dificuldades para adestrar? Procure um profissional

Muitas vezes com comando básicos é possível adestrar um cão sem maiores problemas. Porém, há casos que comportamentos e personalidades de cachorro que acabam sendo um desafio a mais para os seus donos. 

Por isso, buscar a ajuda de um profissional pode ser essencial para resolver a questão. Donos que também não possuem muito tempo para ensinar comandos por conta de uma rotina corrida também pode recorrer a esse tipo de ajuda. 

Mais sobre diversão e bem estar

Que tal escolher o seu companheiro de vida? Se você está com uma ideia de ter um cachorro de estimação, mas não sabe qual raça decidir, talvez a gente possa te ajudar com isso. 

Se você está na melhor idade e quer alguém para acompanhar o seu ritmo, fazer uma escolha baseada em como um cachorro pode se adaptar ao seu estilo pode ser a melhor opção. 

Pensando nisso, resolvemos trazer o texto As melhores raças de cachorro para companhia de Idosos para te ajudar a fazer a melhor escolha. 

Esperamos que goste do texto!

Gostou desse conteúdo? Se você acha que esse texto te ajudou a saber as melhores formas como adestrar um cão, não deixe de comentar aqui embaixo. Vamos adorar saber a sua experiência!

Share:

1 Comment

  • Sonia Armaroli, 21 de março de 2020 @ 09:27 Reply

    Aqui é a Sonia Armaroli, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *