Que as outras festas do ano que nos perdoem, mas tem coisa mais gostosa do que as comidas típicas de festa junina?

A gente ainda está para ver coisa tão gostosa quanto bolo de milho, canjica, quentão e outras delícia que só essa festa reserva. 

Então, para não deixar passar batido, é claro que a ObaBox não poderia deixar de trazer as melhores comidas e receitas para você fazer aí no conforto da sua casa.

Só não esquece de enviar um pedacinho para a gente, tá? Vamos ficar esperando. 

Boa leitura!

Comidas de festa junina: O que não pode faltar na mesa?

Quer fazer uma lista do que não pode faltar de comida para a sua festa junina? Confere com a gente abaixo para não deixar nada de fora. 

  1. Salsichão: Festa junina sem o famoso salsichão nem festa é. Essa é uma das opções de comida salgada mais conhecidas da festa. Além disso, dá para você ousar no acompanhamento com molho à campanha e farofa. 
  2. Quentão: Para manter o corpo bem quentinho não pode faltar um quentão. A bebida é alcoólica e não é recomendada para a criançada, certo? Ah, não esqueça de colocar uma laranja no corpo para dar um gostinho a mais de do cítrico. 
  3. Caldinho de feijão: Temperadinho com tudo que tem direito, também é um dos sucessos das comidas típicas de festa junina. Um pãozinho ou torradinha para acompanhar trazem um gosto a mais. 
  4. Milho cozido: E o que dizer do milho verde? Tem como não se apaixonar? Dá para temperar com sal, mas temperar com manteiga também é tudo de bom. Vale a pena experimentar. 
  5. Caldo verde: Uma festa junina que se preze tem caldo verde, sim, senhor! O caldo é excelente para a época de frio e também traz bastante sustância. Mas não deixe de guardar um espacinho para comer outras iguarias depois. 
  6. Pé de moça: Para quem conhece o tradicional “pé-de-moleque” deve saber que o pé de moça é também uma delícia. É praticamente uma versão mais “mole” do pé de moleque. É de se apaixonar. 
  7. Tapioca variada: A tapioca é outro sucesso das comidas típicas de festa junina. Para quem adora ousar nos sabores pode ser uma excelente opção. Carne seca, doce ou até doce com salgada, é de ficar com água na boca. 

Mão na massa: receitas das comidas típicas de festa junina

Se São João acende a fogueira do nosso coração, agora é sua vez de acender o fogo do seu fogão para preparar essas delícias. Confere com a gente algumas das receitas que você precisa conhecer. 

Queijadinha

  • Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 100g de manteiga, 3 ovos, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de queijo ralado, 200g de coco seco ralado e 5 colheres de farinha de trigo. 
  • Modo de preparo: Comece peneirando as gemas. Em seguida junte as claras. Misture ambos com um fuê por cerca de 30 segundos. Agora acrescente o leite condensado e também a manteiga. Faça a adição da farinha de trigo lentamente e em seguida o queijo e o coco ralado. Agora misture todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Coloque a massa em forminhas de papel. Leve-as ao forno médio-alto por 35 minutos.

Maria Mole

  • Você vai precisar de: 1 xícara de chá de coco ralado fresco; 5 colheres de sopa de água fria, 1 pacote de gelatina em pó sem sabor; 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite condensado. 
  • Modo de preparo: Comece misturando a gelatina na água. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, até o momento em que a mistura amolece. Acrescente em seguida o creme de leite e também o leite condensado. Faça a transferência da mistura para o liquidificador. Feito isso, bata bem até formar um creme. Despeje a maria-mole em um pirex e deixe descansar na geladeira por 3 horas. Corte em cubos e utiliza o coco ralado para passar no cubos.

Maçã do amor

  • Você vai precisar de: 8 maçãs; 500g de açúcar cristal; 200ml de água; 1 colher de sopa de vinagre; palitos e 1 colher de café de corante vermelho. 
  • Modo de preparo: Comece dissolvendo o corante na água. Em seguida acrescente o açúcar e também o vinagre. Agora leve ao fogo misturando com uma colher. Espere atingir o ponto de bala dura, ou seja, calda grossa. Pegue as maçãs, espete-as no palito faça um banho delas na calda. Deixe secar numa forma untada para não gruda ao serem retiradas.

Canjica

  • Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de canjica de milho; 1 xícara de chá de açúcar; 2 litros de água; 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite, 1 lata de creme de leite; 100g de coco ralado; canela em casca e cravo-da-índia a gosto. 
  • Modo de preparo: O primeiro passo é deixar o milho de canjica de molho por cerca de 24 horas. Depois de todo esse tempo, é sua vez de colocá-los na panela de pressão. Junto do milho, coloque a água, o cravo e a canela. Deixe cozinhando por cerca de 45 minutos. Após o processo, junte o leite, o coco, o açúcar e o leite condensado. Deixe cozinhar mais uma vez até que a canjica fique bem cremosa. Por último, adicione o creme de leite e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Para continuar a dar água na boca

Depois de falar sobre tanta coisa boa não dá vontade de parar, não é mesmo?

Então, que tal saber um pouco mais sobre delícias gastronômicas que podem ser preparadas com a sua frigideira. Você não vai acreditar que receitas você consegue fazer nesse tipo de panela. 

Quer descobrir? Então, dá uma chegada no nosso texto Receitas de frigideira: 13 dicas fáceis e de dar água na boca. A gente espere que te ajude a tornar a sua vida na cozinha ainda mais prática e mais gostosa. 

Depois conta para a gente o que achou!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem não vê a hora de degustar as comidas de festa junina.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *