Para quem conhece o ciclismo, já deve saber os grandes benefícios que a prática produz na vida de uma pessoa e também na sociedade. 

Porém, se você ainda não sabe como andar de bicicleta pode ajudar não só você, mas as outras pessoas ao seu redor, você precisa ler esse texto. 

Hoje nós vamos abordar como uma prática tão simples tem transformado a vida de milhões de pessoas, muito além da saúde e da perda de peso, mas também da sustentabilidade. 

Esperamos que você tenha uma leitura esclarecedora. 

Por que andar de bicicleta é tão bom?

Andar de bicicleta talvez seja uma das modalidades mais antigas e conhecidas pelo mundo todo. Além de fazer bem para o corpo, também ajuda quando o assunto é manter a saúde mental em dia

Andar de bicicleta é tão positivo que ao longo do tempo se tornou um esporte e muitas pessoas descobriram que daria para mudar a vida com o que antes era apenas um hábito. 

Começar nem sempre é fácil. A prática muitas vezes já se dá nos primeiros anos de vida quando a criança ainda está em fase de desenvolvimento. Mas quando se pega o jeito, é quase que amor à primeira vista, ou segunda pedalada. 

O bom é que o ciclismo, o ato de de andar de bike ou bicicleta, é possível para qualquer pessoa, de qualquer idade. Basta querer e gostar, pois a diversão é garantida durante a prática. 

Porém, se você ainda está precisando de motivos para ser convencido(a), calma que o texto ainda não acabou.

Confira abaixo o que trouxemos para você entender como ter uma bicicleta no seu dia a dia pode fazer grandes transformações em várias esferas da vida e da sociedade. 

Os benefícios de andar de bicicleta

Vamos listar agora os variados motivos que fazem dessa prática tão simples um divisor de águas em vários setores. 

Exercício sim. Exercício sempre!

Se você não quer perder tempo indo para academia, saiba que andar de bicicleta pode ser bem mais eficaz do que você pensa. 

O ciclismo é um dos poucos esportes que permite que o corpo seja trabalhado em quase todos os grupos musculares

Além disso, dependendo do quanto você pratica, dá para queimar até 2000 calorias por semana e emagrecer. Bom, não é?

Pedalar te faz mais feliz

Ao pedalar há o aumento da liberação de endorfinas e serotoninas, responsáveis pela sensação de bem estar e prazer em todo o organismo. Ou seja, dá para ficar mais feliz andando de bicicleta. 

Respirando de forma saudável

Se você tem problemas para respirar bem, um exercício como o pedalar pode te ajudar a mudar isso. 

Andar de bicicleta faz com que a frequência cardíaca aumente e em consequência os pulmões expandem, recebendo mais ar. 

Não se preocupe com as suas articulações

Por ser um exercício de baixo impacto, pois não oferece contato dos pés com o chão, as articulações ficam mais protegidas de dores e lesões. 

Saúde em dia!

Pedalar ajuda que você mantenha o nível de açúcar no sangue em dia, além de eliminar toxinas no corpo com mais facilidade. 

Se você tem o colesterol alto, ao andar de bicicleta, substâncias que ajudam nesse quadro são queimadas mais rapidamente. 

É um exercício para reabilitação (também!)

O ciclismo é uma excelente prática para quem está querendo se reabilitar. É um esporte que ajuda na coordenação motora, no equilíbrio, no foco, além de estimular a manter a postura ideal. 

Andar de bicicleta ajuda no fortalecimento dos músculos do corpo, além de melhorar a força do organismo. 

Saudável para o corpo e para a sociedade

Andar de bicicleta depende exclusivamente da pessoa. Não há combustível além da própria força do corpo e da força de vontade. 

Por isso, se não há combustível, não há gases poluentes sendo emitidos no meio ambiente, o que já ajuda (e muito) a manter um meio ambiente mais saudável e preservado. 

Bom para o bolso

A manutenção de uma bicicleta é bem simples de fazer e não custa caro, dependendo se você usa esse meio de locomoção apenas para lazer e transporte próprio. 

É uma alternativa viável para quem gosta de aproveitar o melhor do meio ambiente e do contato com as ruas. 

Excelente para saúde mental

Você já deve ter ouvido falar que dar uma volta pode ajudar a arejar as aflições e pensamentos do dia a dia. Então, por que não usar a bicicleta para isso?  A saúde mental agradece. 

Modalidades do ciclismo

O ciclismo possui diversas modalidades de acordo com o estilo de cada pessoa e o grau de dificuldade que ela deseja enfrentar. Conheça as principais abaixo. 

Mountain Bike

Se você gosta de uma boa aventura, esse é um bom tipo de modalidade para que você comece. As manobras são mais arriscadas e difíceis, além de exigirem bastante treino. 

As bicicletas precisam ser específicas para esse tipo de modalidade. É possível também entrar para competições depois de um bom tempo de treinamento. 

Estrada

A mais praticada, além de contar com um grande número de pessoas que disputam por essa modalidade. Você pode praticá-la de forma individual ou em equipe. 

Para esse tipo de modalidade, as bicicletas usadas são conhecidas como speeds, pois possuem pneus finos, o que traz mais estabilidade e velocidade. 

BMX

Parecido com o Mountain Bike, é uma modalidade que conta com saltos, obstáculos, curvas de dificuldade, além da competição em si. 

Para a prática, também é necessário uma bicicleta específica com aro 20”, além de precisar ter um freio e marcha com grande resistência. 

Mais sobre atividade física e bem estar para a sua semana

Agora que você já sabe que vale a pena colocar o pé na estrada (ou seria pé na roda) e começar a pedalar, que tal saber como escolher o melhor modelo de bicicleta para você? 

Nós preparamos um texto todo especial para te ajudar na missão de escolher a bicicleta ideal para o seu tipo de exercício. Quer conferir mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o post Vamos pedalar? Confira dicas para decidir qual bicicleta comprar!

Depois nos conte o que achou da experiência! Esperamos que tenha uma excelente leitura!

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar esse texto com amigos e familiares que também pode aderir ao ciclismo como um estilo de vida? 

Contribua para uma vida mais saudável e sustentável para todo mundo.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *