Você não abre mão de queimar aquela carne saborosa na brasa? Aqui na ObaBox falou em churrasco, sol e cerveja gelada, tamo junto. 

Até porque, o churrasco não se resume a picanha no espeto, vinagrete e farofa. Ele é muito mais do que isso! Trata-se do momento de confraternizar com a família, de colocar aquela resenha com os amigos em dia, enfim, é um recorte de descontração muito importante em nossa vida. 

Mas aí quem mora em apartamento sem varanda gourmet pode questionar: Mas como fazer um churrasco top na minha casa? Isso pode parecer difícil, ainda mais nestes tempos de pandemia. 

Mas fique tranquilo que você também pode desfrutar desse momento também morando em apartamento. Como isso é possível? Leia o post até o final que contaremos tudo. Boa leitura!

Como escolher a churrasqueira ideal para seu apartamento? 

Se existe a máxima de que todo time começa por um grande goleiro, no caso aqui a estratégia é não errar no equipamento principal, ou seja, a churrasqueira. 

Para quem mora em apartamento, talvez ainda exista a visão de que uma churrasqueira convencional que leva carvão ou ocupe muito espaço não seja viável, principalmente porque, provavelmente, fará muita sujeira e a fumaça incomodará os vizinhos. 

Tudo bem! Até aqui você tem razão, porque quem mora em prédio sabe que precisa saber viver em comunidade e aí não vale invadir o espaço do outro, ainda mais com um baita cheiro de fumaça, como seria o caso, embora esteja misturado com o aroma da carne. 

Brincadeiras a parte, a solução para isso é escolher a churrasqueira certa para você se divertir e receber os amigos em casa. 

Atualmente, o mercado oferece vários modelos do produto que não exigem o uso de carvão, funcionando inclusive através de eletricidade e a gás, proporcionando maior praticidade ao seu churrasco, não comprometendo o sabor. 

Com a churrasqueira certa para sua casa já é meio caminho andado. Mas o que ainda é necessário? Continue lendo até o final para ficar por dentro. 

8 Dicas para não errar no churrasco no lar doce lar

Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de preparar o churrasco e eles não passam apenas pela preocupação com fumaça e sujeira. Veja alguns detalhes que não podem fugir aos seus olhos. 

1. Não limite-se somente ao sal grosso e tempero

Falou em churrasco, logo vem à mente o famoso sal grosso, certo? Porém você pode ir além e combinar temperos. 

Fica a dica para, por exemplo, nas peças de fraldinha, misturar sal com tomilho e azeite de oliva, ou colocar manteiga para deixá-la com mais sabor. 

Também vale usar no mesmo lugar o sal grosso e um pouco de ervas secas como sal de aipo, alho e ervas. Enfim, aqui vale dar asas à imaginação e experimentar. 

2. Dê atenção especial aos acompanhamentos

O churrasco deve estar sempre muito bem acompanhado. Neste contexto, vai bem investir nos carboidratos, que conversam bem com as proteínas e o resultado é uma explosão de sabores que conquistará o seu paladar. Sugerimos usar farinha, farofa, arroz, pães e batatas 

3. Prepare molhos especiais para deixar o menu mais saboroso

Quando se fala em molhos aí logo vem à mente aquele vinagrete saboroso para deixar o churrasco ainda mais gostoso.  

Porém, saiba que você pode também aumentar o leque de opções, por exemplo, servindo um molho de chimichurri. Para prepará-lo é super simples. Olha só! 

  • Corte uma cabeça de alho e dois maços de salsinha;
  • Coloque duas colheres de tomate, orégano, azeite, sal e pimenta à gosto; 
  • Conserve essa mistura por uma hora e depois é só saborear.

4. Aplique técnicas adequadas para assar as peças

Além de escolher a churrasqueira certa como falamos anteriormente, o segredo para o seu churrasco bombar é saber explorar bem o espaço do equipamento e usar técnicas certas para grelhar as carnes. 

Geralmente, o ideal é colocá-las bem próximas da brasa por um período de até 15 minutos. Dessa forma, é possível selar bem a superfície, evitando que ela seque por dentro. 

Uma dica especial para as peças mais grossas ou mais bem passadas, é deixá-las mais distante do fogo, para que elas possam grelhar de forma homogênea. 

5. Escolha a faca certa

A faca certa para o churrasqueiro, vai depender de como ela será usada. Para carnes cruas e maiores, fica a dica para a utilização dos modelos maiores, pois ela preserva a qualidade das fibras da carne. 

Mas se a carne já estiver assada, o ideal é usar facas menores, pois assim o manuseio fica mais fácil, facilitando a precisão no corte, preservando a maciez e sabor.

6. Calcule o volume de carne por pessoa

Mesmo sendo uma turma que você já conhece e que, portanto, já dá para ter uma noção do quanto cada um come, o ideal é saber calcular o volume médio por pessoa, evitando desperdício. 

Geralmente, o ideal é 400 gramas de carne por convidado. Funciona assim: Após definir o número de participantes, você divide o volume total de carne pelos tipos da iguaria que serão compradas. 

7. Selecione as carnes que não podem faltar

Todo churrasco tem aquela listinha de carnes que nunca deixam de estar na lista de compras, não é mesmo? Entre as principais estão:

  • Maminha;
  • Picanha; 
  • Frango;
  • Miolo de Alcatra;
  • Contrafilé; 
  • Fraldinha;
  • Linguiça.

8. Experimente grelhar vegetais e frutas

Para além das carnes, também vale variar um pouco e deixar a sua grelha mais colorida com a presença de vegetais e frutas. 

Algumas frutas caem bem na grelha de um churrasco como banana, carambola, abacaxi e manga. Inclusive, você pode optar por servi-las junto com as carnes ou separadamente como uma sobremesa. 

Já entre os legumes, fica a dica para berinjela, pimentão e abobrinha, principalmente com uma boa pitada de azeite e sal. 

Conclusão

No post de hoje, nós procuramos mostrar que é possível desfrutar de um bom churrasco no seu apartamento, seja na companhia de amigos ou até mesmo sozinho. 

Para isso, é preciso ter os utensílios certos para ter sucesso na hora de preparar o menu. Agora que você já sabe da importância disso, entre em nossa aba de cozinha e conheça nosso portfólio de produtos.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *