Se você chegou a este texto é porque deseja descobrir como fazer uma cerca de madeira, não é mesmo? Essas cercas cumprem dupla função porque, além de proteger ou delimitar uma área, podem ser bem bonitas – e, por que não decorativas?.

Se sua ideia é cercar uma área grande, pode ser que você precise de ajuda. Neste caso, vale chamar familiares ou amigos para dar aquela mãozinha, ou contratar um ajudante profissional. Caso seu projeto seja mais simples, pode ser que você seja capaz de executá-lo do começo ao fim.

Com isso em mente, confira as dicas que separamos para que você faça uma cerca firme, segura e bonita!

Escolha a madeira certa

Muitas pessoas que são adeptas do “faça você mesmo” decidem seus próximos projetos com base em materiais que recebem de doação ou que encontram com facilidade à disposição.

Assim, pode ser que alguém que saiba que você gosta de trabalhos manuais simplesmente lhe ofereça uma madeira que tenha sobrado de uma obra, por exemplo, para seus projetos.

O ditado diz que “cavalo dado não se olha os dentes”, mas se você quer fazer uma cerca de madeira que seja resistente e durável, convém avaliar os tipos de madeira antes de começar.

Fatores como o clima local e até o quão suscetível a madeira é ao ataque de insetos devem ser considerados. Além disso, em um primeiro momento, investir em um material mais resistente pode sair mais caro, mas a médio e longo prazo, o custo-benefício tende a ser melhor.

Madeiras mais fracas, como a do pinheiro, podem resultar em cercas bonitas e funcionais. Pode ser, porém, que precisem de manutenção mais frequente para evitar que apodreçam ou sejam atacadas por insetos.

Outras madeiras que são comumente usadas para cercas por serem estáveis e não apresentarem seiva são o cedro e o cipreste. Uma boa pesquisa de mercado vai ajudar você a escolher a opção mais adequada à sua cerca e ao seu bolso.

Defina o modelo da sua cerca de madeira

Existem diferentes modelos de cerca de madeira. Você precisa considerar fatores como a distância desejada entre uma ripa e outra para determinar a quantidade de material a ser utilizada.

Há casos em que as ripas são posicionadas lado a lado sem espaço entre elas, como se estivessem criando uma espécie de muro. Em outras situações, a distância entre as ripas vai variar de acordo com a finalidade da cerca.

Se sua intenção é delimitar uma área de jardim, por exemplo, pode optar por uma distância maior entre as ripas. Por outro lado, se você deseja cercar uma área para um cachorro de estimação, pode precisar deixar distâncias menores para que o animal não consiga furar o bloqueio e fugir.

A altura da cerca e eventuais recortes ― variações na altura para formar desenhos, como ondas ― também devem ser considerados. Em geral, além das ripas na vertical, cercas contam com algumas ripas na horizontal para prender as demais e dar estabilidade. Quanto mais alta a cerca, mais ripas horizontais serão necessárias.

O que você vai precisar para fazer sua cerca de madeira

A escolha mais prática para fazer uma cerca de madeira é comprar as ripas já cortadas nos tamanhos certos. Entretanto, se você tiver à disposição ou mais facilidade para conseguir tábuas de madeira, vai precisar de uma serra elétrica para cortá-las.

Os principais materiais que você vai usar na construção da cerca são:

  • Ripas de madeira cortadas da na altura e largura que você desejar;
  • Serra para madeira;
  • Pregos e martelo;
  • Parafusos e arruelas;
  • Parafusadeira;
  • Dobradiça;
  • Piche ou outro impermeabilizador para madeira;
  • Régua ou outra ferramenta de medição;
  • Arames;
  • Material para acabamento (tinta para madeira ou verniz) e pincel.

Há algumas considerações importantes que você precisa saber sobre as ripas que você vai usar para fazer uma cerca de madeira. Caso você tenha conseguido o material como doação, provavelmente vai encontrar variações de espessura e tamanho.

Quanto à espessura, não precisa se preocupar muito. Apenas separe as mais grossas como aquelas a serem fincadas na terra para dar mais estabilidade à estrutura. Aliás, mesmo que você tenha optado por comprar o material, saiba que as ripas que serão fincadas devem ser mais altas do que as demais, já que parte delas ficará debaixo do solo.

Em geral, 6 cm é uma boa medida para a espessura. A quantidade de ripas vai depender do tamanho da área a ser cercada e do modelo escolhido e você pode contar com a ajuda de um profissional para determinar a quantidade de material a ser comprada.

Como fazer a sua cerca de madeira

Com os materiais em mãos, é hora de arregaçar as mangas e começar o trabalho para a construção da sua cerca de madeira.

Você se lembra de quando falamos que alguns modelos de cerca têm as ripas mais distantes do que as outras? A régua ou a ferramenta de medição que você escolheu serve justamente para que você saiba como posicionar as ripas.

Uma dica é encontrar um pedaço de madeira cuja largura seja igual à da distância que você deseja. Assim, pode usar esse pedaço para alinhar as ripas de forma prática e rápida.

O ideal é que você tenha um espaço livre considerável para trabalhar. Caso o comprimento de cada lateral da cerca seja mais curto, é possível construí-los por inteiro. Entretanto, caso a sua cerca seja composta por laterais longas, pode ser preciso construí-la por partes.

Passo a passo básico para construir uma cerca de madeira

  • Antes de começar a fazer a cerca de madeira, separe as ripas que serão fincadas no solo e, com a ajuda de uma serra, corte uma espécie de ponta ou estaca para facilitar o “encaixe” na terra;
  • Posicione as ripas lado a lado deixando entre elas a distância que você deseja;
  • Prenda as ripas de comprimento maior na horizontal usando martelo e prego. Lembre-se de que se sua cerca de madeira for mais alta, é necessário usar mais de uma ripa horizontal por lateral para conferir estabilidade. Nas ripas mais grossas ― aquelas a serem fincadas na terra ―, é necessário usar a parafusadeira, o parafuso e a arruela para a devida fixação. 
  • Durante o processo, certifique-se de ir verificando se as ripas estão devidamente alinhadas quanto à sua altura e quanto à distância que deve existir entre uma e outra;
  • Caso você precise criar uma porta de acesso ― se a cerca tiver o objetivo de proteger um jardim ou criar uma área para cães, por exemplo ―, lembre-se de criar uma estrutura à parte e prendê-la com o auxílio da dobradiça, para que seja móvel;
  • Antes de fincar as ripas com ponta de estaca no solo, passe uma camada de piche na parte da madeira que ficará debaixo da terra. Isso ajuda a proteger sua cerca da umidade e aumentar a sua durabilidade;
  • Faça a instalação de cada lateral da cerca e use arames firmes para prendê-las umas às outras;
  • Para finalizar, dê o acabamento escolhido seja ele camadas de verniz ou a tinta para madeira na cor de sua preferência.

Viu como pode ser fácil construir uma cerca de madeira? E se você busca mais dicas para transformar uma área externa, confira nosso post sobre Decoração de quintal: 8 ideias criativas para transformar o espaço!