Pode acreditar! Celular à prova d’água existe e nós podemos atestar. É tanta tecnologia que está sendo lançada a cada dia que até fica difícil estar por dentro de tudo, mas se ter um celular que aguente até a ação da água for o que você está procurando, esse texto é para você. 

Aqui você vai encontrar as principais informações sobre esse tipo de aparelho, os principais modelos e se é possível confiar na resistência do celular para que ele não te deixe na mão quando você mais precisar. 

Esperamos que esse texto te ajude a saber tudo sobre o assunto. Boa leitura!

Conhecendo os celulares à prova d’água

Os celulares à prova d’água vem se tornando cada vez mais comuns no mercado, não apenas para prevenir contra acidentes de aparelhos caindo em locais que contenham água ou até contra a ação de chuva, assim como para aproveitar o celular em momentos de piscina e praia.

Ainda há uma certa resistência para que as pessoas adquiram esse aparelho, mas a realidade é que ele tem conquistado cada vez mais a confiança de consumidores ao redor do mundo. 

Existe uma série de fatores que garante a durabilidade do aparelho, como o certificado IP68 que falaremos ao longo desse texto. Com isso, fica mais fácil saber se o celular não vai te deixar na mão e que você pode ficar tranquilo(a) na hora de comprar esse objeto. 

É importante frisar também que existem alguns tipos de aparelho que não apresentam danos ao ter contato com a água. O aparelho que é apenas resistente a água não significa que ele pode ser utilizado dentro da água. Significa que se ele cair dentro de uma poça, por exemplo, ele não vai sofrer danos por queima do aparelho. 

Agora, os aparelhos que são completamente à prova d’água podem ser utilizados dentro de superfícies líquidas. É sempre importante consultar o vendedor ou especialista da operadora ou do aparelho para entender o nível de resistência do aparelho e não ter dores de cabeça mais tarde.  

Então, todos os modelos são assim?

Não. A maioria dos aparelhos encontrados no mercado não possuem esse tipo de resistência e podem até queimar com facilidade. 

Alguns fabricantes não fazem esse modelo em grande escala, porque desde que esse tipo de aparelho foi lançado, ainda é necessário testar a receptividade dos consumidores e o sucesso da proposta que o produto promete. 

Além disso, sabe-se que para esse tipo de aparelho, peças especiais precisam ser utilizadas para serem resistente ao contato com a água, o que encarece um pouco o produto final. 

Só para você ter noção, na marca Apple, esse tipo de aparelho pode chegar a custar cerca de 9 mil reais. É o caso do modelo Iphone Xs Max

É claro que existem aparelhos mais baratos, mas ainda assim é possível perceber uma diferença entre um aparelho sem a proteção contra água daquele que contém. A compra vale a pena?

Bom, se você for um dono cuidadoso e contar com a sorte de que ele não caia por acidente em um local com água, talvez você não precise apostar nesse celular. 

Agora se você for do tipo de pessoa que gosta de estar precavido, o celular à prova d’água pode ser uma preocupação a menos. De qualquer forma, vale a pena conferir. 

Mas e aí: Dá para confiar mesmo?

Nem sempre dá para ter certeza se a palavra da pessoa que está nos vendendo ou do anúncio que estamos conferindo sobre um aparelho é verdade. 

Por isso, uma das formas para que você cheque se o modelo é mesmo confiável é por meio do Certificado IP68. Esse certificado vem informado na própria caixa do fabricante do modelo garantindo que o celular resiste à água. 

Porém, como cada modelo apresenta o seu nível de resistência, esse certificado também informa essa informação e como o aparelho pode operar quando colocado para enfrentar diferentes níveis de contato com a água.

Além disso, essa certificação também fala sobre a resistência a poeira. Para informar, dois números são utilizados para registrar essa resistência. Confira:

O primeiro número

Indo de 1 a 6, o valor maior está ligado diretamente uma maior resistência mais efetiva do aparelho quanto à partículas sólidas:

  • 0 ou X: Indica que o aparelho não possui proteção;
  • 1: Até 50 mm³ de proteção contra resíduos;
  • 2: Até 12 mm³ de proteção contra resíduos;
  • 3: Até 2,5 mm³ de proteção contra resíduos;
  • 4: Até 1 mm³ de proteção contra resíduos;
  • 5: A entrada de poeira não prejudica o dispositivo;
  • 6: Proteção total contra poeira.

O segundo número

Indo de 1 a 8, o valor maior está ligado diretamente quanto a resistência do aparelho à água e demais líquidos.

  • 0 ou X: O aparelho não apresenta proteção;
  • 1: proteção contra apenas respingos;
  • 2: Ângulo de 15º de proteção contra borrifos de líquidos na vertical;
  • 3: Ângulo de 60º de proteção contra borrifos de líquidos na vertical;
  • 4: Proteção por todas as direções contra líquidos borrifados — entrada limitada;
  • 5: Proteção contra jatos leves de líquidos em todas as direções — entrada limitada;
  • 6: Entrada limitada permitida na parte traseira, proteção contra jatos leves de líquidos;
  • 7: Proteção contra imersão até 1 metro em água doce, pelo período de até 30 minutos;
  • 8: Proteção contra períodos longos imerso em água doce e/ou pressão.

É importante frisar que mesmo com um maior nível de proteção que o celular possa ter contra água, ele ainda assim tem um tempo limite para não ser danificado. 

Entradas de cartão de memória, fone e USB, por exemplo, precisam ser vedados para que o aparelho não sofra ainda mais com a ação da água. 

Pequenos defeitos no celular podem ajudar a danificar a proteção contra água. Por isso, é interessante estar sempre atento quanto à durabilidade do telefone. 

Alguns modelos de celular que possuem a certificação e são bastante confiáveis para a compra são o Xperia XZ3, da Sony; o Moto X4 da Motorola e o Galaxy A5 2017 da Samsung. 

Mais sobre tecnologia e celular

Você já conseguiu fazer a escolha certa para o seu celular? Ainda não? Bom, então saiba que ainda dá para você saber qual tipo de aparelho que vai trazer para você o melhor de usabilidade. 

Caso você esteja pensando em comprar um aparelho usado, como muita gente faz por aí, talvez você precise dar uma olhadinha em um conteúdo que preparamos especialmente para você para te mostrar se vale mesmo a pena fazer esse tipo de negócio. 

No texto Celular usado: Vale a pena comprar um? E o que fazer com o seu smartphone usado? Você vai ficar por dentro do assunto. 

Esperamos que te ajude! Boa leitura!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir sempre o que postamos no nosso blog sobre os assuntos que podem ser interessantes para você, amigos e familiares. Todo dia tem conteúdo novo e a gente espera todo mundo por aqui. Combinado?

Share:

1 Comment

  • Clara Lopes, 11 de março de 2020 @ 15:49 Reply

    Olá aqui é a Clara Lopes, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *