Já faz um tempo que os fabricantes desenvolveram aparelhos especialmente voltados para a terceira idade. Seja para você mesmo ou para presentear alguém, você sabe quais são os melhores celulares para idosos?

É bastante comum que pessoas de terceira idade tenham dificuldades com tecnologias mais avançadas, como a dos celulares modernos. São muitos aplicativos, muitas funções e, para quem nasceu em um mundo analógico, saber lidar com tudo isso pode ser um desafio.

O mercado percebeu a existência desse desafio e decidiu oferecer alternativas para que idoso nenhum precise ficar sem um celular. Assim, todos podem se comunicar sempre que necessário e, neste post, apresentamos a você alguma das melhores opções. Confira!

Aparelhos modernos de uso mais fácil

Antes de falarmos dos aparelhos especialmente desenvolvidos para idosos, vamos a uma solução bastante lógica e que passa pela cabeça de muita gente: descobrir quais dos celulares modernos são mais simples e fáceis de mexer. Vamos a alguns deles!

Zenfone GO DTV

O “Zenfone GO DTV” é um aparelho moderno da marca Asus. Por moderno, considere o celular que tem uma tela grande que deve ser tocada para acesso às teclas e outras funções. Além disso, que conta com acesso à internet e possibilita o uso de aplicativos como o whatsapp.

O aparelho em questão, ainda que conte com essas características modernas, é bem básico e, por essa razão, tende a ser mais fácil de usar. É interessante saber que existem funções de acessibilidade no “Zenfone GO DTV”, o que torna possível, por exemplo, configurar letras e ícones maiores para facilitar a leitura por parte do usuário.

Além de tudo isso, este celular tem uma boa configuração técnica ― 2GB de memória RAM e processador quad-core. Conta também com rádio FM e com uma TV digital, pontos comumente considerados positivos pela terceira idade.

Samsung Galaxy J7 Prime 2

Em comparação ao modelo anterior, podemos dizer que o “Samsung Galaxy J7 Prime 2” é um celular com capacidade técnica ainda melhor. São 3 GB de memória RAM e processador octa-core.

Está sendo difícil entender essas características técnicas? Vamos facilitar para você: quanto mais memória, mais espaço para salvar mensagens, fotos e vídeos no celular. E quanto melhor o processador ― duo, quad ou octa-core ―, mais rápido é o aparelho e menos ele trava.

Indo além, a acessibilidade do “Samsung Galaxy J7 Prime 2” também merece destaque. Este pode ser considerado um dos melhores celulares para idosos porque possibilita que letras sejam configuradas em fontes maiores e mais legíveis. 

Ainda, este aparelho permite que apenas os ícones mais importantes apareçam diretamente na tela. Dessa forma, o usuário não corre o risco de se perder em meio a tantos aplicativos e pode usar seu “Samsung Galaxy J7 Prime 2” com facilidade.

Aparelho mais simples e com estilo antigo

Se um aparelho moderno não parece ser a melhor solução, saiba que existem outras opções que podem agradar mais a quem tem dificuldades em lidar com as novas tecnologias!

LG G360

O “LG G36” é um celular da marca LG cuja aparência é similar à dos aparelhos de flip mais antigos. A saber, um celular de flip é aquele dobrável e cuja tela se fecha por cima das teclas físicas quando o aparelho não está em uso.

Parte das pessoas da terceira idade acha difícil lidar com a tecnologia do toque na tela dos celulares modernos. Por essa razão, opções que resgatam as teclas convencionais se tornam bastante atraentes.

O “LG G36” é um modelo bem simples e com funções básicas, voltado para quem não liga muito para as novidades tecnológicas. Por meio dele, é fácil fazer ligações e mandar mensagens de texto.

Para que o usuário não fique totalmente de fora do “mundo moderno” de hoje em dia, o aparelho conta com uma câmera que, ainda que de pouca qualidade, é suficiente para registros ocasionais. Além disso, tem acesso à internet bom o bastante para pesquisas, mas não o suficiente para baixar aplicativos.

Aparelhos especialmente desenvolvidos para idosos

E agora, e se os melhores celulares para idosos forem, na verdade, modelos híbridos? Aparelhos que misturam o que os modernos oferecem de bom, mas que também contem com facilidades características dos celulares antigos.

ObaPhone Barra ou Flip

O que difere um celular de barra de um de flip é que o segundo é dobrável, enquanto o primeiro não. Ambos têm telas menores do que os celulares modernos e teclados alfanuméricos físicos.

O “ObaPhone Barra” e o “ObaPhone Flip” são aparelhos da Obabox, desenvolvidos especialmente para a terceira idade. Os dois têm teclas grandes para facilitar a visualização dos números e letras, além de contarem com um botão de emergência para que contatos preferenciais sejam acionados facilmente.

Além da bateria de longa duração que permite ao usuário usar o aparelho por dias até precisar recarregá-lo, os aparelhos têm Rádio FM e uma função que permite que uma foto acompanhe o número de cada contato para facilitar a identificação.

A escolha entre barra ou flip vai do gosto pessoal do usuário, mas se você estiver em dúvida, pode ler nosso conteúdo que ajuda a responder a pergunta: Celular flip ou celular de barra?

Seja qual for a sua decisão, você estará diante de um dos melhores celulares para idosos que querem se comunicar com facilidade, mas preferem ficar longe dos aparelhos mais modernos.

ObaSmart 2

Agora, se a ideia é encontrar o melhor celular para idoso tendo por base um modelo mais moderno, a opção que você busca é o “ObaSmart 2”.

O termo smart é justamente o que indica que esse aparelho tem tela grande e sem teclado físico ― como a maioria dos que você encontra nas lojas hoje em dia. 

Indica também que é um celular com acesso à internet e que permite o uso de aplicativos como o whatsapp, o facebook ou um programa de serviço de transporte, como o uber. E se isso é do seu interesse, você vai gostar de saber: os principais aplicativos já vêm instalados para facilitar a sua vida!

A diferença do “ObaSmart 2” para os aparelhos modernos comuns é que este foi especialmente desenvolvido para a terceira idade. Todas as funções que o “ObaPhone” Barra ou Flip tem ― botão de emergência, contatos com fotos, bateria de longa duração e ícones grandes ― também estão presentes.

Em resumo, trata-se de um celular moderno adaptado para que o usuário possa utilizá-lo com facilidade.

Como fazer a escolha certa

Como você pode ver, são várias as opções e você poderia até encontrar outros aparelhos em uma pesquisa pelo Google. Com isso, é natural que seja um pouco difícil descobrir qual é o melhor celular para idoso e fazer a sua escolha.

Quanto a isso, temos algumas dicas! Antes de qualquer coisa, considere o perfil de quem vai usar o aparelho. Se não há qualquer interesse em um celular moderno, aparelhos com estilo antigo, em especial os adaptados à terceira idade, podem ser a escolha ideal.

Por outro lado, se o usuário é alguém mais interessado e preparado para se envolver com as novas tecnologias, um celular moderno comum pode atender às suas necessidades. 

Na dúvida, porém, sempre considere escolher um “smartphone” desenvolvido para idosos ― a tecnologia de ponta está no aparelho, acompanhado de facilidades que podem fazer a diferença e garantir que o usuário faça bom proveito de seu celular!

Precisa de um pouco mais de informação? Leia nosso post que responde à pergunta: Vale a pena comprar celular para idoso? antes de tomar sua decisão!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *