Já notou que parecemos estar em um festival de celulares com telas enormes e sem nenhuma tecla? Pois saiba que, ainda que não sejam tão propagadas, ainda existem opções para que você escolha entre celular flip ou celular de barra.

Em ambos os casos, temos telas menores e as benditas teclas que tantos sentem falta, em especial a terceira idade. Se você faz parte desse grupo que preferia pressionar teclas ao invés de ter que lidar com o touch das telas modernas, chegou ao post certo!

Ao longo dessa leitura, você vai aprender as características e diferenças para que possa optar entre celular flip ou celular de barra e ser feliz com sua decisão. Acompanhe!

A diferença entre celular flip e barra

Antes de qualquer coisa, para que você decida se prefere um celular flip ou um celular de barra, precisa ter clareza do modelo que cada aparelho tem. Então, vamos lá.

O celular em flip, também conhecido como celular dobrável, é aquele que tem uma espécie de aba protetora que você precisa levar ou abri para usar o aparelho. É comum que esse modelo tenha a tela um pouco maior, já que esta ocupa sozinha uma parte do flip, enquanto o teclado fica com o espaço abaixo.

Já o celular de barra é aquele que tem uma pequena tela na parte superior do corpo do aparelho e, logo abaixo, um teclado alfanumérico. Basta tirar do bolso ou da bolsa e pressionar as teclas para começar a usar.

Diferente do que se pode imaginar, celulares flip e de barra não são, necessariamente, uma simples releitura de aparelhos antigos. De fato, muitos modelos sequer tem acesso à internet. Alguns outros porém, são mais avançados e permitem até o uso de WhatsApp.

A diferença entre esses e os celulares modernos

Celulares modernos nada mais são do que os famosos smartphones. Acompanhando a evolução tecnológica, os celulares puderam ter telas cada vez maiores e um número cada vez menor de teclas e botões.

Hoje em dia, a maioria dos modelos tem apenas um botão para inicializar ― quando tem ― e, nas laterais, outros botões para ligar/desligar e regular o volume. A tela ocupa a maior parte do aparelho e é touch, ou seja, sensível ao toque. É essa característica que faz com que as teclas sejam desnecessárias, já que tudo pode ser resolvido tocando a tela.

Ainda, é comum que o celular flip ou o celular de barra sejam menores em comparação com os celulares modernos. Isso porque, os smartphones investem no uso da tela a ponto que esta seja adequada até para assistir televisão, o que demanda uma imagem maior e de alta qualidade.

Outro ponto importante é que os aparelhos modernos possuem mais funcionalidades, afinal, são como computadores que cabem em nossas mãos. Já os celulares flip ou de barra costumam ser mais básicos e com funções limitadas.

O celular flip do “futuro”

Quanto a isso, é sempre bom ficar de olho nas novidades apresentadas pelo mercado. Em 2019, a Samsung anunciou estar trabalhando no desenvolvimento de um novo modelo de celular dobrável.

O design do aparelho em questão seguiria o mesmo formato de um celular flip convencional. Entretanto, não teria teclas e sim uma ampla tela com funcionamento por toque, como os celulares modernos.

Qual é o melhor: celular flip ou de barra?

Agora que você já sabe o que é um celular flip, o que é um celular de barra e quais suas diferenças para os aparelhos mais modernos, podemos seguir para a definição da melhor escolha.

A verdade é que a única pessoa que pode definir qual é o melhor modelo de celular é o usuário. Vai do gosto pessoal. Apesar disso, podemos apresentar alguns pontos que você pode usar para embasar a sua escolha.

Em geral, tanto o celular flip quanto o celular de barra têm baterias que duram mais do que a dos celulares modernos. Além disso, ambos contam com um teclado físico, palpável, uma característica considerada mais agradável por quem não se adaptou bem ao toque nas telas.

Por serem menores, celulares flip e de barra agradam mais a quem gosta de guardar o aparelho no bolso sem risco de que caiam por não caberem bem no espaço. E também por quem gosta de sair com bolsas menores, sem se preocupar em ter uma grande o bastante para acomodar o celular.

As telas grandes tornam os aparelhos modernos mais susceptíveis a danos. Uma simples queda, além de arranhar o celular, pode trincar ou quebrar a tela dificultando a visualização ou até comprometendo a qualidade do touch. Em contrapartida, celulares flip e de barra são mais resistentes.

Entre um modelo e outro, o celular em barra tende a ser mais resistente do que o em flip. Isso porque a dobradiça dos aparelhos em flip é mais sensível e pode se danificar mais facilmente em uma eventual queda.

Por outro lado, a existência do flip permite que tanto a tela quanto as teclas fiquem protegidas quando o aparelho não está em uso. O celular em barra não tem essa opção, o que favorece o acúmulo de sujeira e o aparecimento de arranhões.

Para quem o celular flip ou o celular de barra é indicado

Como já mencionado, um celular flip, assim como um celular de barra é indicado para pessoas que não se adaptaram bem com o uso de celulares modernos que não têm teclas.

O touch é uma tecnologia sensível e essa característica pode fazer com que alguns usuários considerem difícil saber quando estão clicando corretamente nos ícones. Por essa razão, o teclado alfanumérico palpável se torna mais atraente para a discagem e o envio de mensagens de texto.

É comum que pessoas da terceira idade prefiram celular flip ou celular de barra. Isso porque, além de serem de fácil manuseio, são mais práticos por terem menos funções, o que simplifica o uso.

Para fazer a sua escolha

O breve comparativo que fizemos anteriormente deve ajudar você a escolher entre o celular flip ou um celular de barra. Para complementar, queremos apenas sugerir que você observe as funções e características de cada modelo.

Enquanto alguns têm apenas câmera traseira, outros têm também uma câmera frontal. Elementos como a capacidade de memória, a possibilidade de usar dois chips ― dual chip ― e o tamanho da tela também devem ser considerados.

O mais interessante é que você faça uma análise tranquila com base nas informações técnicas dos aparelhos para sanar dúvidas e tomar a sua decisão com segurança.

Caso você vá presentear alguém com um aparelho novo ao invés de comprar para si mesmo, considere aquilo o que pode ser mais prático para o usuário.

Pessoas mais idosas, por exemplo, podem ter dificuldade para lidar com o abre e fecha do flip, fazendo com que o celular de barra seja uma opção mais adequada.

Gostou do post, mas precisa de mais informações? Leia também sobre O que é celular para idoso e conheça um fator que pode ser decisivo para a sua escolha!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *