Você está em busca de um celular com leitor de digital? Gradativamente, essa tecnologia foi se mostrando tão prática, segura e útil que está presente nos aparelhos mais modernos ― inclusive nos celulares para idosos.

Se você ainda não sabe quais são suas opções e mais, se não sabe o que é ou como funciona essa leitura de impressões digitais, siga em frente e confira este post que preparamos para esclarecer essas questões!

O que é o leitor de digital

Se você chegou até a este post para conhecer celulares com leitor de digital, provavelmente já sabe o que é essa tecnologia. Por via das dúvidas, porém, vamos falar a respeito e também contar com essa leitura funciona.

O leitor de impressão digital é um dispositivo sensível ao toque, uma solução que viabiliza a biometria digital no celular e em outros aparelhos e equipamentos.

Em alguns casos, o leitor está posicionado na parte frontal do aparelho, podendo dividir função com o botão de “home”.

Em outros, como no caso do ObaSmart 3, o leitor de digital está na parte de trás uma posição estrategicamente escolhida para que seja facilmente encontrada por seu dedo indicador.

Seja como for, é provável que você logo se acostume a usar sua impressão digital para desbloquear o aparelho.

Apenas para que você saiba, a vantagem de ter o leitor na parte traseira o celular é ter uma tela maior já que não esta não precisa dividir espaço com o leitor de digital.

Como funciona o leitor de digital

Funciona assim: o usuário posiciona seu dedo no leitor de digital do aparelho e aguarda alguns segundos até que sua impressão digital seja reconhecida como “chave” para que o smartphone seja desbloqueado.

Assim que você compra um aparelho com esta tecnologia, seja ele um smartphone Obabox ou outro, a tecnologia da leitura de leitura digital precisa ser acionada para que passe a ser usada.

Por essa razão, é necessário que o usuário acesse as configurações do aparelho para cadastrar uma ou mais de suas impressões digitais. É comum optar pelo dedo indicador da mão dominante ou até pelo dedão, mas isso não é regra.

O cadastramento é feito por etapas. Pode ser necessário posicionar cada dedo escolhido diversas vezes no leitor digital e em posições diferentes.

O objetivo é fazer com que o celular seja capaz de identificar o usuário independente da forma com que ele posicione o dedo para leitura no futuro.

Mais praticidade e segurança

Se você nunca teve um celular com leitor de digital, pode ser que não tenha clareza de quais são as vantagens ou os benefícios dessa tecnologia.

Por isso, vamos apresentar as duas que, provavelmente, são as mais importantes: praticidade e segurança.

A praticidade do leitor de digital

Atualmente, a maioria de nós carrega muitas informações importantes no smartphone e, por isso, é comum não querer que outras pessoas consigam acessar o aparelho.

Este mesmo pensamento foi o que motivou, anos atrás, a criação da funcionalidade para o uso de senhas numéricas ou de desenho de um padrão para o desbloqueio do aparelho.

Acontece, porém, que o volume de informações com as quais lidamos parece aumentar a cada dia e, com isso, é comum que esqueçamos senhas com mais facilidade.

Isso vale para os jovens e para os mais experientes ― o que faz a funcionalidade útil para qualquer aparelho, especialmente para os smartphones para a terceira idade.

Uma vez que pode substituir essas senhas, o uso da digital acaba trazendo mais praticidade ao nosso dia a dia. Uma vez que as impressões do usuário são cadastradas, basta posicionar o dedo para a leitura e pronto.

Além disso, se você tem um hábito de fazer compras ou pagar contas pelo celular, o leitor de digital pode se tornar ainda mais útil.

Aplicativos de banco, por exemplo, estão entre os que precisam de uma senha de acesso para garantir a proteção de seus dados e de seu dinheiro. Em muitos casos, abrir os aplicativos e autorizar transações são comandos que podem ser feitos facilmente por meio da impressão de digital.

Para tanto, porém, pode ser necessário que você autorize o uso de suas digitais para estes fins, além de para o desbloqueio do aparelho.

A segurança do leitor de digital

A segurança é uma preocupação comum entre os donos de smartphone. Por essa razão, é interessante lembrar que cada impressão digital é única. Isso significa que não existe outra pessoa no mundo, mesmo que você tenha um gêmeo idêntico, que tenha uma impressão digital igual a sua.

Sendo assim, a menos que outras pessoas tenham algum de seus dedos cadastrados no aparelho, ninguém mais além do usuário vai conseguir desbloqueá-lo com a digital.

Importante! Ainda que os dedos do usuário sejam cadastrados no celular com leitor de digital, a criação de uma senha numérica ainda se faz necessária. Assim, há uma alternativa para desbloquear o aparelho caso algum problema ocorra.

Se você busca um celular para idoso com internet e leitor de digital, por exemplo, pode ter mais facilidade para entender porque outra pessoa teria suas impressões cadastradas no aparelho.

Os filhos do idoso podem ser informados sobre a senha numérica do aparelho para acessar informações relevantes no caso de uma emergência.

Para facilitar, porém, podem ter suas digitais cadastradas no aparelho para evitar o risco de esquecimento.

Os melhores celulares com leitor de digital

Existem diferentes fatores que uma pessoa pode considerar para comprar um smartphone novo. É importante verificar informações sobre memória, sistema operacional, tamanho da tela, funções de acessibilidade, custo e outras.

Para facilitar, preparamos para você uma lista breve com alguns dos melhores modelos de celular com leitor de digital. Veja:

  • iPhone SE;
  • Galaxy S10 Plus;
  • Galaxy Note 9;
  • LG K40S ou LG K50S;
  • Asus Zenfone 6;
  • Moto G 8;
  • ObaSmart 3.

Vale deixar claro que os aparelhos apresentados nesta lista não são os únicos com leitor de digital e que você deve embasar sua decisão em outros fatores que sejam relevantes para você.

Caso você busque um celular para idosos com whataspp e biometria que seja fácil de usar, o caminho é o ObaSmart. Se você busca um aparelho para uma pessoa mais jovem ou com facilidade para lidar com tecnologia, outras opções podem lhe atender muito bem.

E, se, após ler este post, você se animou para comprar um aparelho novo, aproveite para descobrir como transferir os dados e contatos do celular antigo!

Share: