A carteira do idoso garante uma série de benefícios, como viagens em transportes públicos e interestaduais. Porém, não são todas as pessoas que sabem sobre isso. 

Por isso, se você ainda não sabe como fazer para tirar a sua carteira do idoso, você chegou ao lugar certo para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. 

Aqui você encontrará informações como os documentos necessários para a retirada da carteira, os requisitos, onde fazer, prazo de entrega, renovação e muito mais. 

Esperamos que tenha uma boa leitura! 

O que é a carteira do idoso?

Pessoas que chegaram à melhor idade têm o benefício da carteira do idoso. A carteira confere gratuidade ou um desconto de 50% para transportes públicos ou interestaduais. 

O benefício é garantido para quem possui idade a partir dos 60 anos e que não tenham como comprovar renda no valor de até dois salários mínimos

O objetivo da carteira do idoso é facilitar o direito de locomoção atribuído pela Constituição Federal, trazendo mais tranquilidade para que pessoas de mais idade possam ir e vir, de acordo com as suas necessidades. 

Então, se você deseja saber saber mais como fazer para dar entrada na sua carteira, continue lendo o texto e confira abaixo. 

Confira os benefícios da carteira 

Os principais benefícios da carteira estão na locomoção facilitada que o idoso possui para poder usar transportes e chegar até o seu destino. Dessa forma, o idoso pode garantir a entrada gratuita em transportes da região, como ônibus, vans, metrô, entre outros. 

Lembrando que os transportes públicos possuem responsabilidade de transportar gratuitamente até duas pessoas que possuam o benefício de gratuidade. É direito do cidadão. 

Além disso, com o benefício de descontos de até 50% do valor da passagem para transportes em linhas interestaduais, fica mais fácil a pessoa de mais idade viajar, estimulando o turismo da região. 

Como retirar sua carteira do idoso

A retirada da carteira do idoso é bastante fácil. O idoso precisa estar inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal. Depois disso, é necessário ir até o CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, mais próximo de sua residência. Chegando lá basta apresentar ao responsável o Número de Identificação Social.

Lembrando que a carteira do idoso pode levar cerca de 90 dias para ser emitida, ocasionando uma certa demora até possuir o documento em mãos. Porém, não se preocupe. No próprio CRAS o idoso receberá uma declaração provisória com validade de 180 dias para já conseguir usar transportes públicos com o benefício. 

Local de retirada

Em algumas regiões, pode acontecer do idoso precisar estar registrado antes no CadÚnico, projeto do governo voltado a programas assistencialistas e sociais. Depois disso, é necessário se dirigir ao CRAS da região para fazer o preenchimento da solicitação da Carteira do Idoso.

No ato é necessário estar munido com documentação pessoal. Os documentos são: 

  • Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Residência;
  • Documentação para identificação de familiares, caso o idoso não esteja presente.

O local de retirada da carteira varia de cidade para cidade. O município de cada localização possui um posto que pode ser mais próximo do local de onde você mora. Para saber mais, clique aqui e se informe detalhadamente. 

Importante

Uma informação que pode facilitar a vida de muitas pessoas é que se houver como comprovar renda mensal, a Carteira do Idoso não precisará ser emitida para ter acesso aos benefícios. O idoso só necessitará então portar em mãos a sua carteira de identidade e o seu comprovante de renda. 

Outra informação importante é que não é necessário renovar carteira do idoso. O benefício já é renovado automaticamente. Salvo situações esporádicas que o próprio governo peça que seja feita a renovação.

Recomendações sobre a Carteira do Idoso

É muito importante salientar que ainda que exista uma série de benefícios para que o idoso possa usar a carteira, algumas recomendações se fazem necessárias. 

Em alguns casos para que se consiga a gratuidade ou o desconto parcial do valor total da passagem, é necessário que o idoso obtenha a passagem em um período de até 6 horas de antecedência da partida. Nesse caso, a recomendação vale para viagens de até 500km.

Já para viagens com distâncias menores a 500km o horário de antecedência para adquirir o cartão com desconto é de até 12 horas. 

Para os casos de viagens de ônibus, exige-se que se adquira a passagem com até 3 horas de antecedência. 

Os bilhetes das viagens podem ser adquiridos diretamente no guichê ou caixa da companhia de transporte. 

Vantagens sobre o uso da carteira para idosos

Uma das maiores vantagens é que o idoso pode se locomover gratuitamente dentro da cidade ou economizando bastante para viagens fora do estado. Além de beneficiar o turismo da região, também traz mais opções para que o idoso consiga ter mais liberdade para conhecer outros lugares e viajar o quanto desejar. 

Também é importante ressaltar que não existe um limite máximo para viagens e o uso da carteira. Dessa maneira, o idoso pode ficar despreocupado e aproveitar. 

Quer saber mais?

Se desejar obter mais informações sobre a Carteira do Idoso, você poderá entrar em contato pelo telefone da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ligue pelo 0800-707-2003 e se informe. A ligação é gratuita.

Mais sobre dicas e bem estar na melhor idade

Quer explorar o mundo e conhecer mais das possibilidades que ele oferece para você? Então, temos o texto ideal que pode te ajudar a dar aquele “empurrãozinho” na hora de realizar o seu sonho. 

Se você tem sonho de viajar para o exterior, mas acha que já passou da hora de ter feito isso, leia o texto Viaje para fora do país: os melhores lugares para a terceira idade conhecer. Você vai se surpreender com as dicas de viagens que preparamos para você. 

Esperamos que você goste!

Ah, e se você gostou desse texto e ele te ajudou a entender mais sobre como usar e viajar com carteira do idoso, não deixe de comentar. Vamos adorar saber a sua opinião.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *