A mudança no perfil de comportamento dos consumidores, no que diz respeito a formas de adquirir produtos, impactou o mercado das mais diversas formas. 

Uma das mudanças mais evidentes é o boom de compras pela internet, o que já era uma realidade que vinha crescendo, porém, com a pandemia, esse fenômeno se consolidou ainda mais. 

Para otimizar ainda mais esse fluxo de aquisição de produtos e serviços nas plataformas digitais, alguns mecanismos ganharam ainda mais força para se consolidarem ainda mais. 

Um deles é o cartão virtual, método de pagamento que promete maior praticidade, rapidez e segurança para quem utiliza. No post de hoje, explicaremos os seus diferenciais e por que vale a pena aderir a este método. Boa leitura!

Afinal de contas, o que é e como funciona o cartão virtual?

O cartão virtual é uma opção mais prática para quem adquire com frequência produtos e serviços pela internet. 

Assim como o formato físico, ele possui um número que é usado no cadastro de lojas virtuais, sites e aplicativos. Estes códigos podem ser gerados a cada nova compra, ou ser um identificador padrão que fica no seu celular. 

A vantagem é que os dados são diferentes do cartão físico, o que evita confusões, sendo mais assertivo no ato da compra. 

Primeiramente, é necessário conferir se o banco ou instituição financeira oferece este tipo de serviço. Posteriormente, basta fazer o pedido para ativar o cartão virtual. Ele vai gerar um novo cartão com novo número, data de validade e CVV, o código de segurança.

Para fazer sua compra, basta digitar esses dados e a operação será faturada e descontada em sua conta, descontando o valor do limite do banco. 

Quais as vantagens do cartão virtual? 

Agora que você já sabe basicamente como funciona, que tal saber o que efetivamente este produto oferece. Acompanhe na sequência!

Segurança

Um dos principais motivos para a adesão ao cartão virtual é a segurança. Caso o cartão físico seja roubado, é possível bloqueá-lo e continuar fazendo suas compras na função crédito, através do modelo digital. 

Além disso, ainda no que diz respeito a preservação dos dados, o modelo é mais protegido contra clonagem e outros tipos de fraude, principalmente porque ele tem a funcionalidade de gerar novos códigos a cada compra. Por isso, essa nova versão vem ganhando cada vez mais adeptos, na comparação com os dispositivos físicos. 

Praticidade

No que diz respeito à comodidade, o cartão virtual também chama a atenção porque o dispositivo pode ser usado pelo cliente no momento em que é aprovado. A mesma velocidade ocorre quando o consumidor precisa emitir o dispositivo novamente por algum motivo. 

Conexão com a mesma fatura

Ele funciona como um segundo cartão conectado a sua fatura e limite do cartão físico. Com isso, você pode registrá-lo em seu site, apps e serviços digitais porque, caso você perca o seu cartão ou tenha que reemiti-lo, não é necessário alterar os cadastros. 

Método alternativo e funcional de pagamento

Imagine que você viajou ou está fora de casa, mas tem interesse em aproveitar uma promoção de um produto na internet, mas aí o seu cartão não está na carteira para fazer a compra. 

O que fazer nesse momento? É aí que o cartão virtual entra em cena. Com ele, você faz suas compras sem necessariamente precisar do cartão físico. 

Trata-se de uma excelente alternativa para adquirir produtos em plataformas de serviços digitais como Uber, Netflix e iFood. 

O cartão virtual é confiável? 

A resposta é sim, tendo em vista que um dos motivos de sua criação foi evitar fraudes virtuais e a consequente responsabilização das instituições bancárias. 

Entre os atributos que aumentam sua segurança está o fato de que ele emite um código de segurança provisório, que só é válido em uma compra por vez. Em outras palavras, esse número é descartado e depois gerado um novo para uma nova transação. 

Isso é um diferencial, pois evita que cibercriminosos possam sequestrar dados no ato da compra e fazer transações ilícitas, levando prejuízo para o cliente. 

Conheça sites e lojas virtuais que oferecem essa modalidade de pagamento

Como o cartão virtual mostra eficiência, naturalmente ele ganha credibilidade no mercado, fazendo com que as empresas que são referência em comércio eletrônico confiem no dispositivo. Confira algumas companhias que usam este mecanismo no dia a dia!

  • Americanas.com;
  • Shoptime;
  • Casas Bahia;
  • Extra;
  • Magazine Luiza.

Conclusão

O cartão virtual é uma excelente funcionalidade, mas, de qualquer forma, é importante comprar produtos de sites confiáveis, com o objetivo de evitar cair em golpes que possam prejudicá-lo. 

Aqui na ObaBox não abrimos mão de utilizar mecanismos de segurança e realizar constantes auditorias na página, visando garantir a confiabilidade e a segurança dos nossos clientes. Você quer conhecer mais sobre os produtos da ObaBox? Temos um amplo portfólio com itens ligados a música, culinária, limpeza, entre outros. Acesse o site!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *