Mais um conteúdo em comemoração ao Dia do Automóvel, no próximo dia 13. Confira, agora, quais carros já foram (ou ainda são) um sucesso!

Ao longo dos anos, muitos carros que marcaram épocas continuam conquistando gerações aficcionadas pelos mais variados modelos de automóveis. Desde os carros dos anos 70, até os mais atuais, a paixão é mundial e conquista cada vez mais adeptos. 

Por isso, no texto de hoje, resolvemos falar ainda mais sobre os principais modelos de carros que foram tendência no Brasil e no mundo.

Além disso, vamos falar um pouco mais sobre curiosidades que você não pode deixar de saber se você é amante dos veículos de quatro rodas. 

Venha com a ObaBox e mais um texto e descubra!

Esperamos que goste da leitura e nos conte depois o que achou. 

Carros: paixão nacional e mundial

Muita gente não entende como pode ter tantas pessoas que são apaixonadas por carro. Porém, se for possível parar para pensar um pouco, não é tão difícil descobrir. Há décadas, o homem buscou uma forma de ir além da velocidade das próprias pernas. 

A descoberta do avião, as primeiras construções de navios e até mesmo a velocidade do galope de um cavalo pareciam pouco para quem quem queria mais.

Sem contar na limitação que as pessoas eram obrigadas a enfrentar para ir de um lugar para outro. Muitas acabam aceitando a própria sorte em viver e andar em apenas alguns poucos metros de terra. 

Entretanto, com a chegada do primeiro carro, lá em meados de 1800, essa realidade já despontou que ia começar a ficar para trás.

A novidade acabou se popularizando, passando a incomodar quem já era do meio dos automóveis, os donos de ferrovias, por exemplo. 

Nada conseguiu parar as invenções que tornavam o carro um meio possível para transporte e um facilitador da vida na cidade.

E sem contar que não apenas a criação do carro trouxe uma facilidade enorme para quem desejava alcançar o mundo, como também trouxe o mundo para os pequenos centros. 

Essa realidade toda foi ainda mais forte na Europa, enquanto no Brasil, apenas após a Segunda Guerra Mundial que tudo foi acontecendo com mais intensidade.

Mas a espera valeu a pena e se hoje temos uma paixão pelos carros, vai além que esse “objeto” reflete um ideal burguês. 

A paixão se explica não apenas pela facilidade que trouxe para a vida de muitos, mas também de que o carro nos possibilita ousar mais em relação aos nossos objetivos e ideais de vida.  

Os carros que marcaram época

Confira agora os carros que marcaram época e o motivo pelo qual ainda são tão estimados por quem ama automóveis. 

Anos 70

Se você tiver a oportunidade de bater um papo com o seu avô ou com o seu pai, provavelmente ele vai lembrar que um dos modelos mais conhecidos na época era o “Magnum”.

A sua inovação estava no câmbio automático que trazia mais facilidade para a direção. O carro parou de ser produzido no Brasil em 1981.

Sem contar que para estimular a produção interna, a importação de carros no território nacional esteve proibida até 1990.

Porém, tal realidade não impediu que muitas pessoas sonhassem em ter um “Opala”. Mesmo com um consumo alto de combustível, passava uma imagem inigualável de status e robustez. 

E o que dizer do “Landau”? Com teto em vinil, foi considerado o substituto de outro modelo “Ford Galaxy”. Foi uma das máquinas mais desejadas por pessoas de todas as classes econômicas. 

Anos 80

A marca Gol já tinha começado a sua produção antes dos anos 80, mas foi a partir de 1984 que o modelo “Gol GT” começou a fazer a cabeça dos brasileiros.

Com um visual bastante exótico, traziam desempenho considerável e bom consumo de combustível. 

Em seguida o “Gol GTS” acabou vindo com tudo para entregar ainda mais performance por quem já tinha se afeiçoado ao primeiro modelo. 

A FIAT também marcava o seu lugar. Já tendo apresentado o seu modelo FIAT 147 que foi um grande sucesso, agora era a vez da “FIAT Panorama” trazer ainda mais resultados. O carro era ideal para viagens e para toda a família. 

E quem lembra da “FIAT Uno”? Um dos clássicos mais vendidos e revendidos não só no Brasil, mas no mundo todo.

O carrinho compacto, entregava excelência quando o assunto era performance. Até hoje possui versões mais modernas para atender quem deseja simplicidade.

Anos 90

Os anos 90 com certeza ficaram marcados como a era de ouro de marcas como a Chevrolet que colheu seus frutos por vendas realmente expressivas nos últimos anos.

Com a entrada de modelos importados no mercado, os consumidores tiveram a oportunidade de conhecer novas versões do que já eram comercializado na Europa e nos Estados Unidos. 

Era o caso de carros como “Toyota MR2”, “Volkswagen Golf GTI VR6”, “Citroën ZX Dakar” e “Honda Civic VTi”. Carros como esses traziam velocidade, menor consumo de combustível e um visual arrojado e moderno. 

Você viu nesse texto:

  • A paixão mundial por carros se explica pela vontade do homem em alçar novos voos além da velocidade dos seus pés;
  • Com a entrada dos carros nas ruas, muita coisa mudou, como por exemplo a entrada da modernidade em pequenos centros econômicos;
  • Os anos 70, 80 e 90 ainda marcam gerações com modelos de carros que ainda são produzidos até os dias atuais. 

Mais sobre carros e curiosidades

Se você é daqueles que adora conhecer mais sobre história e ainda tem uma paixão sobre carros, você precisa conferir a dica de leitura que a ObaBox traz especialmente para você.

Na nossa sugestão de leitura, você vai encontrar de onde saiu a ideia para inventar um dos bens que seria um dos mais desejados por todo o mundo: o carro. 

Sem contar os desafios que foram enfrentados por quem quis investir de verdade nesse setor e tornar o automóvel não apenas acessível para as classes mais ricas, mas para as famílias e outras pessoas. 

Então, não deixe de ler e conhecer mais dessa história. Veja em Pegue carona com a Obabox e conheça a história do automóvel e descubra tudo sobre o assunto. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem gostaria de saber sobre as histórias dos carros que marcaram época.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *