Já pensou em usar um carregador portátil para celular? Com um aparelho desses você pode dar nova carga ao seu aparelho onde quer que esteja, sem precisar de uma tomada.

Se você acompanha o blog da Obabox, provavelmente já viu nossas dicas para conservar a bateria do celular. Muitas vezes, porém, não dá para evitar o uso constante do aparelho e o que a gente precisa mesmo é de uma forma de alimentar a bateria.

Com o post de hoje, queremos tirar suas dúvidas sobre o assunto, inclusive para que você tenha informações o bastante para descobrir qual o melhor carregador portátil. Vamos lá?

O que é um carregador portátil

O termo entrega bem a ideia, um carregador portátil é um dispositivo que você pode usar para dar uma nova carga à bateria de seu celular. Como haveria de ser, o dispositivo é pequeno e leve o bastante para ser levado de um lugar ao outro, tão “móvel” como um celular ou um tablet.

Em verdade, o carregador portátil para celular é um “power bank” que, na tradução livre para o português, significa “banco de energia”. Sabendo disso, fica mais simples entender o conceito de um dispositivo que tem energia reserva para que você utilize quando precisar.

Funciona assim: em casa, você tem que se certificar de conectar seu carregador portátil à uma tomada para que este receba e armazene energia. Quando estiver na rua e perceber que a bateria do seu celular está prestes a acabar, você conecta o aparelho ao carregador portátil.

O carregador vai transferir ao celular a energia armazenada, recarregando a bateria como se você tivesse conectado seu aparelho a uma tomada. A diferença é que, por serem dois dispositivos móveis, você pode fazer essa recarga de energia quando quiser, de onde quiser e sem precisar ficar “preso” em um lugar.

Vale a pena ter um carregador portátil?

O carregador portátil power bank é uma verdadeira “mão na roda”, mas somente para quem precisa contar com uma bateria reserva no dia a dia. Por isso, antes de decidir comprar o seu, reflita sobre a sua necessidade.

Pessoas que passam a maior parte do tempo em casa ou em locais com fácil acesso a uma fonte de energia, como no escritório, podem simplesmente optar por um carregador normal de tomada.

Da mesma forma, pessoas que têm um celular mais simples, daqueles mais utilizados para ligações e SMS, podem não precisar de um carregador portátil. Isso porque esses aparelhos consomem menos bateria e têm menos chance de deixar o usuário na mão.

Em contrapartida, pessoas que têm um celular moderno ― o famoso smartphone ― como o ObaSmart 2, podem se beneficiar de um carregador power bank. Aparelhos com amplo acesso à internet e a aplicativos como WhatsApp e Youtube consomem muita bateria, o que faz a recarga ser bem-vinda.

Se você já se habituou a usar o WhatsApp para se comunicar e até a pedir um carro nos aplicativos de transporte, certamente não quer correr o risco de ficar sem bateria na rua. Isso poderia complicar sua vida para contatar seus conhecidos e até para conseguir voltar para casa.

Outra situação em que um carregador portátil para celular é bastante útil são as viagens. Quer você esteja passeando pelo Brasil ou pelo mundo, é provável que decida passar pouco tempo confinado no hotel, certo? Nessa situação, ter uma bateria reserva dá a você a liberdade de aproveitar o passeio sem se preocupar.

Como escolher seu carregador portátil

Bom, agora que você já sabe o que é e pode avaliar se precisa ou não de um power bank, vamos a algumas dicas para que você descubra qual o melhor carregador portátil.

O que considerar para fazer sua escolha

A verdade é que o melhor carregador portátil é aquele que atende às suas necessidades. Por isso, elencamos alguns fatores que você precisa observar para definir a sua compra. Veja só:

Necessidade de recarga

Pessoas que passam boa parte no dia na rua e querem manter sua autonomia para usar aplicativos de transporte e de mensagens, ouvir músicas e até assistir a séries têm uma necessidade.

Já pessoas que, mesmo passando muito tempo fora de casa, usam o celular para funções mais básicas e que gastam menos energia têm outra necessidade.

O primeiro grupo precisa de um carregador portátil para celular que seja mais potente. Em outras palavras, de um carregador que tenha capacidade de recarregar a bateria do celular várias vezes por dia.

Uma necessidade de recarga maior pede por carregadores portáteis power bank com 10.000 mAh ou 20.000 mAh. A saber, mAh é a medida utilizada para definir a potência de uma bateria.

Por sua vez, uma necessidade de recarga menor faz com que carregadores com 4.000 mAh ou 5.000 mAh sejam suficientes. Como haveria de ser, essa opção é mais barata do que a anterior.

Valores das saídas

A saída é o plug que fica na ponta do fio e que você conecta ao celular ou o tablet para carregá-lo. E essa saída pode ter valores de amperagem diferentes.

Para carregar celular, o mais indicado é contar com um power bank com saída A1. Já para carregar tablet, a saída A2 é a ideal. Dar atenção a isso é importante para não acabar diminuindo a vida útil de sua bateria sem querer.

A gente sabe que essa informação é mais técnica, mas você consegue encontrar essas especificações nas características técnicas de cada carregador portátil.

Um ponto importante é dizer que um mesmo carregador pode ter saídas de valores diferentes, o que o torna ideal para aparelhos diferentes. Então, atenção a isso no momento de fazer sua escolha, ok?

Compatibilidade

Você já reparou que nem sempre seu carregador tradicional, aquele de tomada, serve para um aparelho de celular diferente do seu? Isso porque cada dispositivo móvel têm um “desenho” diferente para o encaixe da saída do carregador.

Carregadores portáteis para celular podem ter apenas um tipo de saída ou saídas múltiplas. É preciso atenção a isso antes de comprar para garantir que seu novo dispositivo seja compatível com seu celular.

Considere ainda que pode valer a pena investir em um carregador um pouco mais caro para ter saídas diferentes. Isso porque, no futuro, você pode decidir trocar o modelo do seu aparelho, o que pode criar a necessidade de usar uma saída diferente.

Design

Quando falamos em design, não estamos considerando apenas a aparência de seu carregador portátil para celular. É certo que você pode escolher o que achar mais bonito, mas aconselhamos que você dê preferência ao que atende melhor suas necessidades e que seja mais prático.

Em geral, carregadores portáteis são pequenos e leves, mas há modelos maiores e um pouco mais pesados. Avalie essa questão, considerando como deseja transportá-los no dia a dia.

Os melhores carregadores portáteis

A essa altura, você já sabe que nós não podemos indicar qual é o melhor carregador portátil para você porque essa é uma escolha que depende de fatores que só você conhece.

Para facilitar, porém, fizemos uma breve lista com modelos que merecem a sua atenção no processo de escolha:

  • Powerbank 959 da Pineng;
  • Carregador Portátil da Sony;
  • Powerbank da Xiaomi;
  • Powerbank da Geonav;
  • Powerbank Universal da Pineng
  • Powerbank da Obabox.

Pronto! Agora você já sabe o que é e como funciona um carregador portátil para celular. Além disso, tem as informações de que precisa para ir em busca do dispositivo ideal.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e conta pra gente se o post ajudou você a escolher seu carregador portátil!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *