Para quem adora cozinhar e testar receitas novas, programas de TV podem ser inspiradores, mas os canais de culinária do youtube têm pontos que contam a seu favor. Você já segue algum?

O legal da existência de conteúdos diversos na internet é que permite a você buscar exatamente aquilo o que deseja. Se a receita que você quer aprender ou a dica com você busca não está em um canal, provavelmente estará em outro. Assim, quando quiser e sempre que quiser, você pode encontrar a informação que deseja.

É tanta coisa gostosa de ver e cozinhar que descobrimos no youtube que, olha… Foi bem difícil fazer uma lista com apenas 6 canais como sugestão!

1. Torrada Torrada

O Torrada Torrada é um canal do youtube de receitas, viagens e “coisas legais”, como define sua criadora Luanda Gazoni. Já são mais de 219 mil inscritos acompanhando as dicas compartilhadas e, agora, você pode entrar para a lista.

Além de receitas com o passo a passo apresentado de forma bem simples, Luanda também compartilha dicas de restaurantes do Brasil e dos lugares do mundo em que visita.

Se você é fã de culinária internacional, vai gostar de saber que o canal tem até uma série inspirada nos pratos que ela experimentou fora do país.

Em geral, os vídeos que focam nas receitas são bem curtinhos e vão direto ao ponto. Assim, você pode facilmente acompanhá-los, ir e voltar a determinada etapa das instruções de preparo enquanto cozinha em casa.

2. Capitu Vem Para o Jantar

Conta pra gente uma coisa: além de cozinhar, você também gosta de ler? Não tem problema nenhum se sua resposta for “não”, mas caso você seja fã de literatura, o Capitu Vem Para o Jantar tem boas chances de se tornar um favorito entre seus canais de gastronomia no youtube.

O nome do canal se inspira na personagem Capitu, da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ainda que você nunca tenha lido o livro ou assistido a alguma obra relacionada nas telinhas, provavelmente já se deparou com a dúvida se Capitu traiu ou não o Bentinho!

Bom, não vamos entrar nessa questão porque a discussão é longa e nosso foco é apresentar canais de receita do youtube. Capitu Vem Para o Jantar foi criado por Denise Godinho e já conquistou mais de 1,42 mil inscritos.

Por lá, Denise já ensinou receitas como a cocada de Dom Casmurro e a omelete do Guia do Mochileiro das Galáxias. Agora, resta descobrir se já existe alguma receita de suas obras favoritas no canal e, claro, partir para a cozinha.

3. Micro Sobrevivência

O Micro Sobrevivência é apresentado como “o maior canal de culinária de microondas do Brasil”. É isso mesmo que você está pensando. Neste canal de receitas do youtube, Felipe Nascimento explica como fazer qualquer tipo de comida no microondas.

Já pensou? Rabanada do microondas, bolos, risoto, hamburger vegano, cordeiro e mais, sempre apostando na praticidade desse eletrodoméstico que se tornou item chave nas cozinhas brasileiras.

Para compartilhar as receitas, Felipe conta com a visita de várias convidados que dão sua contribuição para deixar os vídeos mais descontraídos. Com isso, já conquistou mais de 192 mil inscritos.

Pode ser que você, assim com muitas pessoas por aí, tenha dúvidas sobre o uso do microondas para cozinhar ― e não somente aquecer alimentos ―, e sobre os eventuais riscos do uso do aparelho.

Por isso, para que você não desista de seguir o canal do Felipe ou até para que copie suas receitas sem nenhum problema, aconselhamos que você leia nosso post Microondas: mocinho ou vilão da cozinha?.

Um spoiler: você vai descobrir que há sim alguns riscos no uso do microondas, mas que basta seguir corretamente as instruções de uso, que são bem simples, para cozinhar à vontade.

4. Presunto Vegetariano

O Presunto Vegetariano é um canal de gastronomia no youtube feito pela Paula e, como é fácil de entender, foca em receitas vegetarianas e veganas. A ideia da criadora é compartilhar receitas salgadas e doces que sejam práticas, saudáveis e nutritivas.

Até o momento, o canal tem 479 mil inscritos e é uma das referências no youtube quando o assunto é a culinária seguindo o vegetarianismo e, por vezes, o veganismo.

A Paula conta que sempre gostou de cozinhar e que tomou ainda mais gosto pela cozinha e por compartilhar suas receitas quando se tornou vegetariana. Quem já passou pela transição sabe que mudar os hábitos nem sempre é fácil, inclusive por não saber como substituir os alimentos e o que cozinhar.

Assim, o Presunto Vegetariano é de grande ajuda na vida de muita gente. E, com a mente aberta, até mesmo gente que ainda não parou e até não pretende parar de comer carne pode encontrar pratos deliciosos por lá.

É importante mencionar que, no momento, o canal entrou em hiato. A Paulinha explica que acabou sofrendo com a pressão excessiva e os julgamentos e comentários maldosos de que gente que habita a internet. É, infelizmente, a gente sabe que isso acontece. Com isso, decidiu dar um tempo.

Apesar desse hiato, ainda sugerimos este canal de receitas porque são vários os vídeos que foram publicados nos mais de sete anos que o Presunto Vegetariano esteve no ar. Conteúdo é o que não falta.

5. Comeu Tudo

Ao se tornarem mães e pais, muita gente passa a ter um outro olhar sobre a alimentação porque, pelo bem dos pequenos, começam a reconhecer com mais clareza a importância de comer bem.

Ainda que a onda fit tenha influenciado e siga influenciando muita gente a adotar hábitos mais saudáveis, ainda vivemos em uma sociedade em que o acesso à alimentos pouco nutritivos é facilitado. Com isso, muitos enfrentam dificuldades para ensinarem os filhos a tomarem gosto pela comida saudável.

Se você se identifica com isso ou simplesmente quer se alimentar melhor, o canal Comeu Tudo, que tem cerca de 3,29 mil inscritos, é nossa sugestão. As dicas e receitas são compartilhadas pela Zenaide Peres que é influenciadora de Alimentação Infantil e mamãe da Sofia.

Ainda, Zenaide fala sobre crianças com dificuldades alimentares e compartilha informações valiosas para as mães e pais que, por vezes, ficam ansiosos com a evolução alimentar de seus filhos.

6. Mohamad Hindi

Para fechar a lista de canais de gastronomia do youtube, vamos de MasterChef? Mohamad Hindi é brasileiro, mas tem descendência libanesa. Ficou conhecido quando participou da primeira edição do MasterChef Brasil, um dos vários programas de culinária que fazem sucesso no país.

Com essas informações, é fácil deduzir que estamos falando do canal mais “sofisticado” entre os que foram apresentados neste post. E isso está longe de ser uma crítica aos outros, apenas uma ponderação para que você saiba que as receitas do canal Mohamad Hindi resultam em pratos tipo restaurante.

Sendo assim, se você está querendo refinar suas habilidades e levar sua cozinha a um outro nível, já tem onde buscar as informações de que precisa para fazer bonito para si e para seus convidados.

Nossa lista acabou, mas no youtube você encontra facilmente uma variedade de outros canais de receita. Difícil é passear por eles sem ficar com água na boca!

Tá afim de cozinhar? Aproveite e conheça a Kleva Pro Chef: a panela dos chefs australianos para preparar pratos variados de forma prática e mais saudável!