Ouvir músicas, assistir a videoclipes, a aulas de instrumentos musicais, descobrir talentos anônimos e muito mais. Quais canais sobre música no youtube você já conhece e segue?

Antes de apresentarmos alguns dos melhores canais com temática musical, queremos contar a você que o maior canal brasileiro na plataforma é justamente um canal de música.

Falamos do KondZilla ― que leva o nome artístico do produtor de vídeos de funk, Konrad Dantas. Até o momento em que este post foi escrito, o canal contava com mais de 56 milhões de inscritos e de 29 bilhões de visualizações.

Mas, para este post, selecionamos outras dicas e não falamos apenas de canais que “tocam” música, mas que estejam relacionados a este universo. Confira!

Master of Voice

Na tradução livre para o português, Master of Voice quer dizer “Mestre da Voz”. Este é Andy Davis, um professor de voz que se baseia em seus conhecimentos técnicos para avaliar a performance de artistas de diversas partes do mundo.

No dia 11 de março de 2020, Andy publicou sua primeira análise de uma música cantada por Elis Regina. O professor escolheu uma apresentação em que a brasileira aparece cantando “Como Nossos Pais”.

É senso comum que Elis foi uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, certo? Com isso, saiba que Andy não apenas a elogia, mas explica ou pontua as razões pelas quais ele admira a performance em questão.

O canal é interessante tanto para quem canta ou se interessa por técnicas vocais quanto para quem curte música e quer entender melhor as características que fazem alguns artistas serem tão bons.

O canal é em inglês, mas como é comum no youtube, conta com legendas em português e em vários outros idiomas.

Glamour ― You Sang My Song

A Glamour é uma publicação muito focada no público feminino ― conforme eles mesmo se apresentam ―e produz conteúdos sobre emprego, relacionamento, dicas de beleza, tendências de moda, celebridades e etc.

Com isso, você deve estar se perguntando por que resolvemos trazer esse pessoal para um post sobre os melhores canais no youtube sobre música, não é? Bem, é que a Glamour tem um quadro chamado You Sang My Song ou “Você Cantou a Minha Música”.

Basicamente, o que essa seção do canal mostra são cantores famosos assistindo fãs fazendo (bons) covers de suas canções. Com isso, as reações dos famosos e seus comentários são gravados e, por vezes, os artistas gravam mensagens que são enviadas aos notáveis anônimos.

Você já parou para pensar em como deve ser incrível para um artista ver que as pessoas se dedicam a aprender a tocar e cantar suas músicas? Muitas vezes, o canal escolhe covers com uma boa dose de originalidade e isso costuma surpreender positivamente os famosos.

Agora, já parou para pensar em como seria ter seu artista favorito vendo e comentando um cover que você fez? O You Sang My Song compartilha com a gente essa situação.

Missão Musical

Se você gostou dessa ideia dos “reacts”, ou seja, de assistir a alguém reagindo a outra pessoa cantando algo, vai gostar também de conhecer o Missão Musical. Trata-se de um canal brasileiro comandado por Gabriel Camargo que, além de outras coisas, é empresário do ramo artístico.

Com base em seu conhecimento, ele compartilha comentários sobre o arranjo das músicas, questões relativas ao mercado do gênero em questão, influências e vários outros pontos que lhe chamam atenção. Considerando que o Missão analisa muitos clipes, até mesmo questões como o movimento de câmera entram na análise.

De um modo geral, as músicas escolhidas para a análise são de artistas da cena pop internacional e nacional. Basicamente, aquela galera que faz sucesso nas rádios mundo afora e que acaba dominando as listas de “mais ouvidas” e as paradas de sucesso.

Bônus: Você gosta mesmo dos “reacts”? Então acrescenta o canal Sim Sou Silva ai na sua lista do youtube!

BBC Radio 1

Atenção: se você pretende passar pouco tempo no youtube, não acesse o BBC Radio 1! Claro, é brincadeira, mas tem um fundo de verdade porque o canal faz jus à expressão “isso é música para os meus ouvidos”.

A Radio 1 é apresentada como “the house of live lounge”, algo como “a casa da música acústica” em um trabalho feito com muita qualidade.

Algo que é fácil entender considerando que estamos falando de um canal que conta com a estrutura da gigante BBC e que recebe cantores famosos dispostos a compartilhar com o mundo um pouco mais do seu talento.

No Live Lounge, os artistas costumam caprichar naquela intensidade que o ao vivo acústico pode ter. Por vezes, são acompanhados de uma banda e de backing vocals.

Em alguns casos, a BBC chama os famosos para apresentar versões acústicas de suas próprias músicas, mas em outras é o cover que ganha espaço e o resultado costuma ser bem interessante.

Vox ― Music

O Vox é um canal que funciona como uma plataforma que explica aos internautas diversas questões sobre o universo cultural, acontecimentos relevantes e assuntos importantes.

Como é de se esperar, o Vox aparece em nossa lista porque tem uma seção ou playlist  inteiramente voltada para a música, chamada Music. Por lá você encontra conteúdos como “O que um maestro realmente faz no palco?” ou “A arte do rap desconstruída: As melhores rimas de todos os tempos”.

Esses dois exemplos são conteúdos em português, mas a maioria dos vídeos do Music são em inglês. Quanto a isso, basta se lembrar de que o youtube costuma disponibilizar legendas geradas automaticamente quando o próprio canal não as providencia.

Deep cuts

O Deep cuts é um canal de música no youtube criado por um britânico chamado Oliver, feito para fãs de música. Gente que quer entender mais sobre estilos, gêneros musicais e os artistas mais influentes da cena.

Em novembro de 2018, o rapaz anunciou que o canal entraria em um hiato em razão de suas dificuldades de conciliar a criação dos vídeos ao seu mestrado. De lá pra cá, porém, ele conseguiu publicar alguns conteúdos que se somam a vários outros feitos anteriormente.

Com isso, há muito para o que você veja como resenhas de álbuns lançados, listas de álbuns para que você seja “introduzido” a um gênero específico ou guias completos que promovem passeios pela discografia de diversos artistas.

Além disso, Oliver também produziu vídeos em que aborda assuntos reflexivos, por exemplo, sobre como nossas memórias alteram nossa relação com a música. Curioso, não acha?

Pipocando Música

Para fechar nossas sugestões de canais de música, apresentamos o Pipocando Música que é comandado que ninguém menos que Junior Lima (ele mesmo, o irmão da Sandy) e Bruno Bock.

A dupla aborda assuntos variados relacionados ao universo musical. Acompanhando o canal, você vai saber mais sobre temas como “12 músicos brasileiros em bandas gringas” ou “10 clipes horríveis de músicas boas” e por aí vai.

Tem muito conteúdo para você acompanhar, então aproveita a deixa do nome do canal, prepara a pipoca e abre o youtube.Toda essa conversa sobre canais de música no youtube deixou você com vontade de ouvir seus artistas favoritos?

Faça jus à boa música com a ObaVintage!