Em algum momento da vida, você já tentou deduzir a idade de alguém avaliando se a pessoa tinha ou não cabelos brancos? Naturalmente, com o avançar da idade, a tendência é que todos nós tenhamos cabelo grisalho. Mas, por que?

Algumas pessoas simplesmente aceitam os fatos sem questionar: “o cabelo fica branco porque tem que ficar”. Enquanto outras são mais curiosas e gostam de saber o motivo das coisas. Se você se pertence a esse segundo grupo, este post é para você.

Além de explicar o que há por trás do aparecimento dos fios de cabelo branco, vamos apontar alguns mitos e compartilhar dicas de cuidado com as madeixas. Acompanhe!

Por que o cabelo branco aparece?

Há quem acredite que fios de cabelo branco podem surgir em decorrência do estresse ― falaremos sobre isso adiante. Entretanto, a melhor explicação é a que relaciona a perda do pigmento dos fios com a redução progressiva da função do melanócito.

Cada folículo piloso, ou seja, cada estrutura de onde nasce um pelo ou um fio de cabelo conta com uma célula de melanócito que é responsável pela melanina. A melanina, por sua vez, é o pigmento que dá cor aos fios.

Com o avanço da idade, os melanócitos vão deixando de funcionar e isso significa que vão perdendo a sua capacidade de garantir a cor usual dos fios. É interessante saber, ainda, que o cabelo grisalho não é cinza; ele simplesmente não tem cor.

Fios brancos antes da “velhice”

Ainda que o surgimento dos cabelos brancos esteja relacionado com o processo natural de envelhecimento do nosso organismo, não há uma idade certa para que os primeiros fios comecem a perder sua cor.

Em geral, as pessoas começam a notar fios brancos por volta dos 30 anos, mas há que os perceba antes dessa idade. O ritmo de embranquecimento do cabelo também varia de um indivíduo para o outro, podendo ser mais lento ou mais rápido.

Precisa esconder?

Como você sabe, vivemos em uma sociedade que se preocupa muito com a aparência. Se o cabelo grisalho está relacionado ao envelhecimento, é compreensível que mulheres e homens queiram esconder esses sinais da idade.

Uma pessoa nos seus 30 e poucos anos já pode se ver com a cabeça repleta de fios brancos e sentir que é preciso recorrer a artifícios para disfarçar a perda de coloração dos fios. O mesmo vale para quem já está na casa dos 70 e não se sente à vontade com o tom grisalho.

Sendo assim, a decisão vai de cada um e quem quiser esconder, esconde. Felizmente, os profissionais dos salões de beleza conhecem alternativas ideais para quem quer esconder o branco de forma natural.

Entretanto, ninguém precisa esconder. Há quem reconheça o charme do cabelo grisalho e prefira deixá-lo bem evidente e brilhante! Quanto a isso, mais adiante, falaremos sobre formas de cuidar das madeixas e deixá-las com aspecto bonito e saudável.

Mitos e curiosidades sobre os cabelos grisalhos

Antes de partirmos para os cuidados com os cabelos brancos, que tal conferir alguns mitos e curiosidades?

Estresse faz o cabelo ficar branco? Pode acontecer!

Lembra que mencionamos que algumas pessoas acreditam que o estresse influencia o surgimento de fios de cabelo brancos? Pois bem, isso é verdade.

O estresse e a má alimentação são fatores que prejudicam a nutrição dos fios de cabelo e isso pode levar ao seu enfraquecimento e, em alguns casos, à perda da função dos melanócitos. Por isso, vale a pena buscar formas de levar uma vida mais leve e se alimentar melhor se você não quiser ficar com os cabelos grisalhos logo.

Arrancar um fio branco faz nascer três no lugar? NÃO!

É bem provável que você já tenha recebido o conselho de alguém para jamais arrancar um fio branco para evitar que outros nasçam no lugar. Saiba que não há nada que comprove que isso aconteça.

Entretanto, o hábito de puxar os mesmos fios que “teimam” em crescer brancos pode enfraquecer sua raiz e fazer com que parem de nascer. É preciso cuidado porque você certamente não quer criar falhas, não é mesmo?

Cabelo branco amarelado é sinal de falta de cuidado? NÃO!

Quem, em algum momento da vida descoloriu o cabelo ou fez luzes sabe que é preciso matizar para tirar o tom amarelado dos fios. O mesmo processo ajuda a deixar os fios brancos no belo tom grisalho.

Diferente do que alguns podem pensar, porém, o cabelo branco não fica amarelado por falta de cuidados. A queratina é um componente natural dos nossos fios e tem tom amarelo. O que acontece é que, quando o pigmento dos fios desaparece, a cor da queratina se realça.

Cabelo grisalho é mais comum em homens? Também não!

Homens têm menos costume de tingir os cabelos do que as mulheres, ainda que atualmente as barbearias estejam em alta e muitos estejam mais vaidosos. Por essa razão, é mais comum que vejamos homens com cabelos brancos em comparação com as mulheres.

Entretanto, não há relação entre o gênero e a idade para que os fios brancos comecem a surgir, tampouco para determinar o ritmo de embranquecimento das madeixas.

Fios de cabelo branco são mais ‘rebeldes’? Infelizmente, SIM!

Os fios de cabelo branco têm menos proteína e menos nutrientes do que os fios com pigmento. Por essa razão, são mais secos e ásperos e, por vezes, têm aparência diferente dos demais.

A redução da quantidade de nutrientes se dá porque os fios grisalhos têm as cutículas abertas, o que leva à perda dos elementos que promovem a maciez e deixam as madeixas mais uniformes.

Dicas para cuidar dos cabelos grisalhos

Se você decidir cobrir seus fios brancos com algum tipo de coloração ou tintura, precisa saber que a textura desses fios ainda vai exigir mais atenção. Por isso, você precisa saber como cuidar melhor do seu cabelo.

E se você decidir assumir o charme grisalho, certamente vai preferir um cabelo sem o tom amarelado da queratina e sem o aspecto ressecado. Por essa razão, também ganha se conferir nossas dicas para deixar os fios mais sedosos e brilhantes.

Escolha o shampoo certo

Existem shampoos para cabelos de todos os tipos no mercado. Se você optar por disfarçar os brancos, busque um produto que seja ideal para realçar a pigmentação e que seja nutritivo. Além do ressecamento natural dos fios brancos, as químicas também podem abrir as cutículas e danificar os fios, por isso, é preciso redobrar os cuidados.

Se você optar por assumir os brancos, escolha shampoos que também sejam nutritivos, mas especialmente desenvolvidos para os cabelos grisalhos. Esses produtos já consideram a composição dos fios sem pigmento e são matizadores, ou seja, substituem o tom amarelado pelo “prateado”.

Intensifique a rotina de hidratação

Disfarçados ou assumidos, cabelos grisalhos precisam ser hidratados com mais frequência do que cabelos ainda pigmentados. É a já mencionada perda de nutrientes que faz com que essa ação seja necessária.

Você pode montar um calendário para alternar entre produtos de tratamento para reconstrução e nutrição. E, claro, pode contar com a orientação de um profissional e realizar tratamentos mais potentes no salão.

A dica vai possibilitar que seus fios brancos recuperem parte da maciez, ficando mais agradáveis ao toque e visualmente menos rebeldes. Além disso, a hidratação também ajuda a fortalecer os fios e evitar quebras.

Aposte em leave-ins e óleos capilares

Por fim, tenha bons produtos para finalizar os cuidados com os cabelos brancos. Leave-ins são produtos que devem ser usados com os cabelos limpos e ainda molhados. Sua função é promover uma hidratação extra instantânea e garantir que os fios sequem de forma mais uniforme.

Há também as versões do produto que protegem o cabelo do calor, seja para quem está na praia ou na piscina ou para quem, no dia a dia, gosta de usar o secador para secar as madeixas.

Por sua vez, os óleos são finalizadores que ajudam a hidratar e alinhar os fios já secos. Podem ser usados sempre que você julgar necessário, mas vale lembrar que o excesso vai pesar os fios e deixar o cabelo com aparência oleosa.

Você sabe alguma outra curiosidade ou tem alguma outra dica de cuidado com os cabelos brancos? Deixe seu comentário!

Share:

1 Comment

  • MAURO, 14 de junho de 2020 @ 12:27 Reply

    Por se tratar de um assunto muito atual, haja visto, a quantidade de idosos, todas as matérias que leio a respeito são muito superficiais! Parecem endereçadas aos profissionais de salão! Poderiam ser mais objetivos, indicando produtos, explanando procedimentos…enfim, acho inclusive que existe uma brecha aí que ngm está percebendo! Uma franquia só para tratamento de cabelos brancos! Fica a dica! E pra completar…sabiam que a Pantene não tem nada direcionado a este segmento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *