Tem gente que acha lindo manter o bronzeamento da pele em qualquer época do ano. E mesmo sem sol e com tantas técnicas dá para se bronzear, nem que seja artificialmente. 

Mas será que dá para fazer tudo isso sem perder a saúde da pele e de forma prática? Para responder a essa pergunta, resolvemos trazer as principais informações sobre o assunto. 

Aqui você vai saber como se bronzear de forma natural, o que fazer quando a pele queima demais e os cuidados para manter uma pele sempre bonita e saudável. 

Esperamos que goste do texto!

Mantenha o bronzeado em dia

Se você gosta de ter aquela “corzinha de verão”, manter a pele hidratada e saudável pode exigir certos cuidados.

A exposição ao sol faz com que o organismo precise de determinadas substâncias, como o betacaroteno. Essa substância é responsável por melhorar e fortalecer o sistema imunológico, além de estimular a produção de melanina. 

Então, se você está procurando aquele tom dourado de pele, a principal dica é se alimentar com alimentos ricos nesse nutriente, como cenoura, laranja e manga. Basta introduzir essas delícias no seu cardápio e em pouco tempo você já poderá notar a diferença. 

Outra vantagem em consumir esses alimentos vai além de tonalizar a pele. Por serem ricos em betacaroteno, com o bronzeamento evita-se o descascamento da pele, além da hidratação com minerais que ajudam a manter a saúde da pele. 

Bronzeadores naturais para qualquer tipo de pele

Você também pode fazer bronzeadores naturais que vão ajudar e muito a manter a sua pele com uma cor saudável e bonita. Vamos listar abaixo bronzeadores simples de fazer e que vão te ajudar a arrasar em qualquer época do ano. 

Bronzeador de óleo de coco e cenoura

Esse bronzeador caseiro é recomendado para acelerar o bronzeamento da pele de forma mais facilitada. Além disso, com o estímulo da cenoura da produção de melanina no corpo, o óleo de coco traz a hidratação que o corpo precisa para evitar ressecamento e que a pele descasque. 

Para fazer esse bronzeador natural, você vai precisar de:

  1. 4 cenouras médias;
  2. 10 gotas de óleo de coco.

Preparando o bronzeador

Para preparar o seu bronzeador caseiro, comece cortando as cenouras em pequenas rodelas. Em seguida, coloque no liquidificador. Feito isso, adicione as 10 gotas de óleo de coco. Misture tudo e passe na pele. 

Esse bronzeador pode ficar armazenado dentro da geladeira em potes com vidro escuro para não perder a eficácia. 

Bronzeador de beterraba

Esse bronzeador é um dos que mais traz resultados para uma cor mais escura para a pele, além de uma hidratação sem igual. Confira os ingredientes para fazê-lo e já começar a usá-lo. 

Para fazer esse bronzeador natural, você vai precisar de:

  1. Beterraba
  2. Água
  3. Óleo de côco
  4. Hidratante corporal

Preparando o bronzeador

O primeiro passo é partir a beterraba ao meio. Selecione um pedaço que ainda tenha casca e corte pela metade para formar cubos menores. Junte todos os pedaços e coloque-os em uma panela. Coloque um copo d’água e deixe ferver. 

Assim que o nível da água estiver mais baixo, restando apenas um caldo grosso e roxo, desligue o fogão. Coloque esse líquido em um recipiente e deixe esfriando. Feito isso, acrescente duas colheres de óleo de coco. Depois mais duas colheres de hidratante corporal que você preferir e aplique no corpo. 

Se bronzeando de forma artificial

Uma outra opção de bronzeamento é o artificial. Há alguns mitos acerca desse tipo de bronzeamento por conta do risco que pode envolvê-lo se não for feito de forma adequada e por profissionais que entendem sobre o assunto. 

Alguns bronzeadores artificiais são mais indicados pelo mercado, como o autobronzeador e o bronzeador a jato. O primeiro é como um creme ou spray que pode ser utilizado na pele sem trazer riscos durante e após o uso. É interessante verificar a possibilidade de alergias.

Por isso, entre em contato com o seu dermatologista para saber mais sobre. 

Já o bronzeador a jato é aplicado em clínicas de estética. Com sessões que podem custar de R$50 a R$100, o efeito dura por cerca de uma semana. Além disso, pode ser feito por praticamente todo tipo de pele. 

O cuidado após o bronzeamento 

É sempre importante lembrar que para manter o bronzeamento saudável o filtro solar é indispensável. É de extrema importância manter o corpo com bronzeador, sem ter medo de exagerar na quantidade. Além disso, depois de entrar na água é interessante passar novamente o filtro. 

Não esquecendo também de beber água. 3 litros ao dia é o essencial para manter a pele saudável e bonita

Bom, mas e depois do bronzeamento? Não deixe de se hidratar, e utilizar cremes hidratantes para a pele se manter macia e com a sensação de limpeza. 

Queimou demais? Saiba o que fazer

É importante entender que a pele queimada difere da pele bronzeada. O bronze da pele surge quando há o aumento da melanina, assim que a pele entra em contato com radiação do sol. Isso acontece como uma forma de proteção. 

É importante lembrar que esse processo de pigmentação do corpo por conta da melanina varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem mais melanina e outras menos.

A pele morena e negra, por exemplo podem ter um bronze mais rápido por conta da melanina. Enquanto a pele branca pode se queimar com mais facilidade por ter a substância em menor quantidade. 

Sendo assim, o primeiro sinal de que a pele está queimada é quando a sua aparência é rosa ou avermelhada. Além disso, a dor também é outro sinal, além da quentura, sensibilidade ao tocar ou até coceira. 

Em casos graves, a queimadura pode gerar bolhas com líquido. Sintomas como dor de cabeça, febre e calafrios precisam de suporte médico para serem medicados de acordo com cada quadro.

Após a queimadura, a pele poderá sofrer descamação para poder se regenerar. 

Então, o cuidado essencial para evitar esse tipo de quadro é não se expor por muitas horas no sol ou evitar o sol com maior índice de radiação, entre 11hs e 16hs.

Beber água, se manter na sombra, usar filtro solar são essenciais para manter a cor e a saúde em dia. 

Você viu nesse texto que:

  • O betacaroteno é o melhor amigo do bronzeamento saudável. Além de hidratar, também traz uma cor especial para a pele;
  • Você encontra betacaroteno em alimentos como manga, laranja e cenoura;
  • Dá para ter uma corzinha especial na pele usando bronzeadores naturais e baratos;
  • Bronzeamentos artificiais também são uma boa pedida para uma cor que dura o ano todo;
  • Pele queimada é diferente de pele bronzeada. Saiba reconhecer. 

Mais para a sua saúde e beleza

Você tem preguiça de ler? O que acontece com boa parte das pessoas é que a falta de estímulo e o pensamento de que a leitura é cansativa acaba afastando essa prática tão importante da rotina diária de muita gente. 

Porém, existe algumas técnicas que podem ajudar (e muito) a você mudar esse tipo de cenário a partir de agora. Quer saber um pouco mais sobre isso? 

Leia o nosso texto Confira 5 dicas para melhorar a sua leitura dinâmica e saiba como melhorar o seu hábito de ler, tanto para estudos, quanto para a prática pessoal. 

Esperamos que goste do texto! 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos pelo Whatsapp para que eles saibam o fazer para manter o bronzeamento da pele em dia.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *