O telefone tocou e era um número desconhecido. Você atendeu pensando que poderia ser uma pessoa ligando para confirmar um compromisso seu, mas era alguém interessado apenas em vender algo que você não quer. Já se perguntou como bloquear ligações de telemarketing?

Todos nós sabemos que essas ligações são de pessoas que estão simplesmente tentando fazer o seu trabalho de forma honesta. Entretanto, é comum ouvir relatos de quem recebe diversos contatos de telemarketing por dia e já não sabe o que fazer.

Se este é o seu caso, acompanhe atentamente este post para descobrir por que recebemos essas chamadas e como bloquear ligações de telemarketing!

O mistério das ligações em que ninguém fala nada

Além das várias chamadas que um só número pode registrar por dia, uma coisa que incomoda muito as pessoas quando o assunto é telemarketing são as ligações que nos deixam falando sozinhos. Acontece tanto no fixo quanto no celular.

É comum ficar com a pulga atrás da orelha e curioso para entender por que é que alguém liga para não dizer nada! Por isso, vamos desvendar o mistério ― algo que vai ajudar você a entender que bloquear ligações de telemarketing pode ser uma ótima decisão para se estressar menos.

A verdade é que ninguém gosta de receber ligações de vendedores insistentemente e as empresas de telemarketing sabem disso. Entretanto, elas precisam continuar tentando vender e adotam uma estratégia para tentar facilitar a vida de seus funcionários.

Quem faz as ligações para aparelhos fixos e celulares são robôs. Basicamente, programas de computador programados para ligar para diversos números ao mesmo tempo. 

Os primeiros a atenderem a chamada têm a oportunidade de falar com atendentes humanos, de carne e osso. Enquanto os demais, que atendem a ligação com um pouco mais de demora, encontram os atendentes ocupados e acabam falando “alô” para ninguém.

Então, se você quer parar de se frustrar com chamadas insistentes e com a sensação de que está sendo menosprezado ao atender e não ter nenhum retorno, é hora de descobrir como bloquear ligações de telemarketing.

Faça um cadastro para parar de receber ligações de telemarketing

Em 2019, uma plataforma foi lançada para que usuários de todo o Brasil possam cadastrar seus números, colocando-os na lista dos que não podem receber ligações de telemarketing.

Ao acessar o site do nãomeperturbe.com.br, com o CPF do titular da conta ― seja ela fixa ou de celular ―, você pode cadastrar seu número para bloquear as chamadas indesejadas.

A própria plataforma explica o serviço com a seguinte mensagem: “o Não me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet)“.

Isso significa que você conseguirá bloquear ligações de telemarketing apenas de empresas do segmento das telecomunicações. As demais seguirão podendo realizar chamadas para o seu número, mas já é um primeiro passo!

É interessante saber que, pela plataforma, você pode tanto solicitar o bloqueio quanto o desbloqueio. Ainda que improvável, caso você sinta falta ou encontre algum motivo para receber as ligações novamente, pode tirar seu número da lista.

Uma vez que a solicitação for feita, o Não me Perturbe pede um prazo de até 30 dias para bloquear as ligações.

Bloqueio pelo serviço disponibilizado pelo Procon

Em algumas regiões, como São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Santa Catarina, o Procon disponibiliza um site para cadastro em um serviço de bloqueio de ligações de telemarketing.

As regras podem ser diferentes de um local para o outro. Em geral, porém, é possível cadastrar diferentes números que estejam atrelados ao seu CPF e o serviço é mais abrangente do que o da plataforma anterior.

É importante saber que, mesmo com o bloqueio, instituições filantrópicas ― aquelas que pedem doações ― poderão seguir ligando para os seus números. Além disso, para usufruir do serviço, é interessante contatar o Procon local ou fazer uma busca pelo órgão em seu estado para confirmar a disponibilidade do bloqueio.

Aplicativos para bloquear ligações em celular

Caso o serviço do Procon não esteja disponível em sua região, existe ainda uma possibilidade para que você se veja livre de ligações indesejadas. Quem usa um celular moderno tem como bloquear ligações de telemarketing instalando aplicativos especialmente desenvolvidos para esse propósito.

Entre as opções disponíveis nas lojas de aplicativos, estão programas como o Truecaller, sync.me e Hiya. Os nomes podem até ser um pouco complicados ou estranhos, mas não subestime esses aliados!

Cada programa tem uma forma de funcionamento próprio. Em geral, porém, eles identificam chamadas indesejadas como “spam” para que você saiba quais ligações não precisa atender ― no caso, as de telemarketing ― e quais números pode bloquear sem medo.

Todos os aplicativos são gratuitos ou têm versões gratuitas que funcionam bem o bastante para diminuir seu estresse com as ligações de vendas. Ainda, contam com uma função “pesquisa” que permite que você confira a natureza de uma ligação perdida para saber se vale a pena ligar de volta ou se pode ignorar e fazer o bloqueio.

Dicas importantes sobre bloqueio de ligações de telemarketing

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar ao descobrir como bloquear ligações de telemarketing. Se você chegou a este post para saber como ajudar um idoso a se ver livre das insistentes chamadas, aqui vai um bom motivo para não desistir de fazer o bloqueio: parte das chamadas que os aplicativos classificam como “spam” são de golpistas.

Com isso em mente, é um alívio saber que além de interromper as ligações de telemarketing, os programas instalados nos celulares podem livrar pessoas, sobretudo da terceira idade, de caírem em golpes de gente mal-intencionada.

Agora, seja você quem for, tem algo mais que precisa saber ao procurar a plataforma de bloqueio Não me Perturbe ou o serviço do Procon: ninguém deve solicitar dados bancários ou outras informações sensíveis que não o CPF do titular da linha telefônica. Por isso, caso isso aconteça, interrompa a operação e verifique se está no site correto!

Este post foi útil para você? Conhece outra forma segura de bloquear ligações de telemarketing? Compartilhe conosco nos comentários!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *