É bem difícil encontrar alguém que não goste de promoções, não é mesmo? O único porém é quando surge a dúvida quanto ao melhor momento para comprar. Você já decidiu se vai apostar suas fichas na Black Friday ou na Cyber Monday?

Talvez você já conheça a Black Friday há alguns anos, mas tenha se dado conta da existência de uma Segunda-feira Cibernética só recentemente e esteja sem saber o que fazer. Esperamos que este post possa ajuda.

Siga em frente e boa leitura!

O que é a Black Friday

Como você já deve saber, Black Friday é um termo que pode ser traduzido como Sexta-feira negra, um dia de super promoções que foi criado nos Estados Unidos e que pouco a pouco se espalhou pelo mundo.

Nos Estados Unidos, a Black Friday sempre acontece depois do feriado de Thanksgiving, conhecido como Dia de Ação de Graças; uma data comemorativa que não existe no Brasil e, historicamente, nem faria sentido.

Uma viagem ao passado indica que o termo Black Friday começou a ser usado nos anos de 1960, por policiais de uma cidade na Filadélfia. É que um jogo de futebol americano universitário acontecia por lá no sábado após o Dia de Ação de Graças e, já na sexta-feira, a região ficava tomada por torcedores.

A movimentação intensa não dava descanso para os policiais, mas os comerciantes aproveitavam bem a situação, fazendo diferentes promoções para atrair os clientes. Foi assim que tudo começou, mas ressaltamos que o termo só ganhou força em todo território norte-americano em 1980.

O fato é que, como consequência, o Dia de Ação de Graças passou a ser associado ao consumo, deixando na expectativa um incontável número de pessoas que queriam aproveitar as promoções da Sexta-feira negra. Assim criou-se a tradição.

No Brasil, se não pudemos copiar o Thanksgiving, pudemos abraçar a Black Friday que chegou por aqui em 2010 e, desde então, conta com um número cada vez maior de lojistas envolvidos.

Ano após ano, consumidores brasileiros foram aprendendo a acompanhar as variações de preço em produtos de seu interesse, a se planejar financeiramente e a se preparar para aproveitar a data.

O que é a Cyber Monday

De um modo geral, a Cyber Monday ou Segunda-feira Cibernética se parece muito com a Black Friday, mas há algumas questões que precisamos esclarecer e que, desde já, vão te ajudar a entender quando é melhor fazer suas compras.

O termo “cyber”, assim como o termo “cibernético” podem nos levar a pensar que essa segunda-feira de promoções, que acontece no fim de semana após a Black Friday, é focada na venda de produtos cibernéticos ou eletrônicos. Não é bem assim

De fato, há lojas que focam suas promoções em eletroeletrônicos para a Cyber Monday e esse é um dos principais fatores a deixar muitos consumidores em dúvida.

A questão, porém, é que essa segunda-feira foi criada para promoções exclusivas para a venda online, independentemente do tipo de produto. Assim, tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday podem ser interessantes, mesmo que você não esteja em busca de um eletrônico novo.

O “X” da questão sobre a Cyber Monday

Em 2005, um artigo foi publicado pela Shop.org, informando que a Cyber Monday estava se tornando um dos maiores dias de compra online daquele ano. Basicamente, foi assim que o termo foi cunhado.

A ideia da matéria, que apresentou dados para provar seu ponto, era mostrar que o volume de vendas após o Dia de Ação de Graças seguia alto mesmo com a Black Friday chegando ao fim.

Com isso, donos de e-commerces ou de lojas que também fazem vendas online começaram a ficar mais atentos à possibilidade de seguir conseguindo boas vendas mesmo na semana seguinte à do feriado que deu origem à tudo.

O “X” da questão é que, no Brasil, a Black Friday não acontece apenas na sexta-feira e, com isso, acaba “engolindo” a Cyber Monday na maioria das vezes, ainda que isso não seja regra.

Quando é melhor comprar

Se você já se preparou para aproveitar as promoções da Black Friday no Brasil, já deve ter reparado que não há uma regra única sobre a duração das promoções.

Algumas lojas criam ofertas para o fim de semana da Sexta-feira negra. Outras, mantém a promoção até esse fim de semana, voltando aos preços normais na segunda-feira seguinte ― justo na Cyber Monday.

Outras ainda se programam para que as ofertas durem durante todo o mês de novembro e são essas que acabam fazendo com que a Black Friday se misture à Cyber Monday.

Mesmo sabendo de tudo isso, entendemos que a dúvida permanece: quando é melhor comprar? Para responder, vamos apresentar alguns pontos que você deve considerar para chegar às suas próprias conclusões:

  • A Cyber Monday é menos conhecida que a Black Friday no Brasil, inclusive entre os lojistas. Por isso, nem todos programam promoções pensando na Segunda-feira Cibernética;
  • Nos últimos anos, a venda online cresceu bastante e isso deixou de ser “exclusividade” da Cyber Monday. Considerando ainda o cenário de 2020 como ano de pandemia, a expectativa é de que a maior parte das compras seja mesmo feita virtualmente, independentemente do dia;
  • Em geral, lojistas se programam para manter promoções por um tempo determinado que é comunicado à clientela ou até quando durarem os estoques.

Com isso, quanto mais tempo você demorar, menores podem ser suas chances de conseguir os produtos que quer a preços mais baixos.

Conclusão? Bom, nossa dica é para que você acompanhe os informes dados pelas lojas em que você gosta de comprar. Promoções não acontecem sem aviso e chamados para a Black Friday e para a Cyber Monday começam semanas antes pelos mais variados canais de comunicação.

Esse acompanhamento é interessante para que você saiba quanto tempo a Black Friday vai durar nessas lojas e até se alguma pretende dar atenção especial à Cyber Monday. Assim, você tem melhores chances de se programar para comprar no melhor momento.

Seja como for, lembre-se de pesquisar, comparar preços, ligar o alerta de promoções e se programar para não estourar o orçamento e se arrepender depois.

Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday são datas ótimas para comprar o que se deseja gastando menos, sendo possível até adiantar as compras dos presentes de Natal. O mais importante é se planejar!

Gostou do post e quer aproveitar ao máximo as datas? Confira também: Black Friday 2020: Dicas de Como Se Preparar Para as Compras!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *