A terapia vem vem ganhando cada vez mais espaço na vida de pessoas que desejam entender ainda mais acerca das situações que ocorrem em suas vidas e o seu poder de reação emocional. 

Infelizmente, ainda existe um tabu muito grande sobre como muitas pessoas encaram a prática, acreditando que marcar uma sessão com o psicólogo é literalmente coisa de maluco. 

Então, para acabarmos de vez com essa ideia, resolvemos trazer nesse texto os benefícios físicos e psicológicos que você encontra ao dar início ao tratamento por meio da terapia. 

Esperamos que tenha uma boa leitura!

No que consiste a terapia?

O tratamento de terapia consiste em uma conversa aprofundada entre um psicólogo e o paciente acerca das situações cotidianas do paciente e como ele encara emocionalmente e racionalmente cada uma delas. 

O procedimento envolve uma série de sessões onde em cada conversa o objetivo é que a pessoa se sinta à vontade para falar sobre suas maiores angústias, sem correr o risco de se sentir julgada. 

O psicólogo tem o papel de ouvir todos esses relatos e apresentar novos pontos de vista e possíveis razões que fundamentam medos e desconfortos que o paciente esteja passando. 

Muitas vezes ocorre um certo receio do paciente ao expor situações pessoais para uma pessoa que não conhece ou o medo de que suas informações sejam expostas para outras pessoas. Porém, é necessário lembrar que o vazamento de informações de pacientes é antiético de acordo com as normas da profissão. Um bom profissional deve manter sigilo sobre o que é tratado durante as sessões. 

Ao longo do tempo, dependendo do estágio em que o paciente se encontre, o psicólogo pode receitar medicamentos que ajudem a equilibrar o lado emocional do mesmo, entretanto a medida não é obrigatória. 

O modelo de tratamento ideal e mais seguido por boa parte dos psicólogos é que o próprio paciente consiga se estruturar e chegar às suas conclusões sozinho. 

Por que fazer terapia ainda é um preconceito?

Boa parte do preconceito de algumas pessoas acerca do tratamento com um psicólogo se dá pela falta de informação. Questões psicológicas, emocionais e a saúde da mente devem ser acompanhadas e tratadas como qualquer enfermidade física. 

Não há uma que seja mais importante que a outra. Todas as partes do corpo são importantes e precisam ser saudáveis para que uma pessoa tenha uma vida em equilíbrio. 

Existem pessoas que também acreditam que podem resolver seus problemas sozinhas e que não precisam de ajuda externa. Mas o fato é que ninguém sabe de todas as informações. Por isso, contar com ajuda pode trazer uma sensação de alívio muito grande e menos cobrança para si mesmo. 

Há casos ainda do medo da exposição e de falar sobre vida íntima com uma pessoa que não se conhece. Entretanto, esse também é um pensamento que precisa ser reavaliado. 

Se um paciente precisa tratar uma enfermidade física, por exemplo, e para isso precisa estar nu para avaliação, por qual razão um médico especialista em psicologia não poderia conversar acerca da vida de seu paciente para entender suas feridas emocionais mais profundas? 

É necessário reflexão e deixar tabus e preconceitos de lado, pois o que está em primeiro lugar é o bem estar de quem busca tratamento. 

Os benefícios de ter um psicólogo para chamar de seu

A partir de agora vamos listar os principais benefícios em começar a terapia. Confira abaixo a lista que preparamos para você. 

  1. Ter alguém para conversar e desabafar: Pode parecer besteira, mas um psicólogo trabalha com o bem estar seus pacientes e isso envolve a conversa profunda e o desabafo. Lembre-se: as sessões são feitas para isso. 
  2. Entendimento sobre as próprias emoções e pensamentos: A terapia se refere a um processo de autoconhecimento. A própria pessoa consegue chegar às conclusões sobre o porquê determinadas situações lhe causam desconforto e sofrimento. 
  3. Entendimento sobre as pessoas e situações a sua volta: Quando começamos a entender melhor a nós mesmos, também começamos a entender melhor as pessoas e o que ocorre conosco. 
  4. Melhoria da qualidade de vida: Quando encontramos respostas e posteriormente o nosso equilíbrio, passamos a ver a vida com mais otimismo e energia. 
  5. Ajuda no tratamento de doenças psicossomáticas: Depressão e ansiedade são apenas alguns exemplos desse tipo de doença que podem ser tratados por meio da ajuda de um psicólogo.
  6. Melhora a relação com as outras pessoas na sua vida: Quando você passa a entender melhor o porquê você reage emocionalmente a determinados estímulos, sua ação e comportamento mudam, o que impacta diretamente e positivamente no convívio com outras pessoas em sua vida. 

Conhecendo mais sobre as sessões

Se você também é do tipo de pessoa que acredita que para fazer uma sessão de terapia por semana é preciso ganhar na loteria, pode ficar despreocupado, pois não é bem assim. 

A questão é que dependendo da sessão, do profissional e de quantas vezes você precise frequentar, é possível que exista uma oscilação dos valores para cada consulta. 

Porém, para dar início ao tratamento não é necessário que você vá toda a semana até o seu psicólogo. É possível encontrar atendimentos à distância e por valores acessíveis. 

Além disso, também é possível encontrar sessões que variam de uma hora a duas, dependendo da sua necessidade. Se sinta livre e à vontade para escolher o que você mais precisa e mais te faz bem. 

Se necessário, peça indicações para amigos e familiares que já fazem ou fizeram terapia sobre lugares e profissionais da área. 

E não esquecendo: caso você não possa pagar pelo tratamento, instituições e até a própria rede pública de saúde, o SUS, costumam oferecer sessões gratuitas. Se informe de acordo com a sua localidade. 

Mais sobre saúde e bem estar

Cuidar da saúde é importante para pessoas de todas as idades. Manter um estilo de vida saudável, principalmente com práticas físicas de exercícios só trazem benefícios para o organismo, além da própria satisfação pessoal. 

A prática de pilates vem se tornando ao longo do tempo um excelente aliado para quem deseja entrar em um ritmo de vida mais leve e equilibrado. 

Então, para aproveitar ainda mais o seu dia a dia de maneira saudável, te convidamos para a leitura do texto Já pensou em fazer pilates? Conheça os benefícios dessa atividade

Esperamos que tenha uma boa leitura!

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com amigos e familiares para que eles também saibam sobre os benefícios da terapia.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *