Você tem 15 minutinhos do seu dia para fazer algo por você?

Sim, apenas 15 minutos podem fazer uma grande diferença na sua rotina. 5 minutos para ler o texto que a ObaBox preparou para você e 10 para conhecer os tipos de alongamento que vão ajudar a transformar a sua saúde

Os benefícios do alongamento são inúmeros. Além de proporcionar relaxamento para tensões musculares, também ajuda para a prática de outros exercícios físicos.

Então, se você ainda está por fora desse assunto, não saia dessa tela até ler o que preparamos para você. 

Esperamos que goste! Boa leitura!

Conhecendo os benefícios do alongamento

Mais do que falar, queremos listar para você que está conhecendo mais profundamente os benefícios do alongamento agora. Confira abaixo como a prática pode te ajudar. 

  1. Flexibilidade em dia: Quem nunca deu uma esticada e sentiu que não tinha flexibilidade o suficiente para alcançar alguma coisa? O alongamento será o seu principal aliado para resolver essa situação. E não precisa de muito para você já sentir os primeiros avanços do seu corpo. 
  2. Alivia o estresse: O alongamento é uma atividade que traz calma e paz. Além disso, também é responsável por aliviar os sintomas de estresse. Vale a pena começar a prática e sentir como o corpo todo fica mais leve com os exercícios. 
  3. Menos tensão muscular: E falando em aliviar o corpo, as tensões musculares também entram nesse contexto. Está com uma dor nas costas por conta de tensão ou por trabalho excessivo? O alongamento te ajuda a melhorar o sintoma. 
  4. Previne as lesões: Vai começar a se exercitar? Comece pelo alongamento para poder ativar a sua circulação sanguínea e preparar as articulações para os esforços repetitivos. O alongamento é um preparador do seu corpo, evitando lesões pelo corpo não estar aquecido antes das atividades. 
  5. É excelente para a coluna: O alongamento também traz benefícios incríveis para a sua coluna. Além de aliviar dores na região lombar, também ajuda a você melhorar a sua postura. Quem sabe você possa recuperar alguns centímetros de altura perdido com o alongamento? 
  6. Traz consciência corporal: O alongamento traz movimentos mais sutil e bonitos. Se você puder notar, bailarinos que trabalham diariamente com alongamento têm movimentos refinados e equilibrados. O papel do alongamento é fazer com que a pessoa saiba se mover de forma estética e ter ciência até do espaço que seu corpo ocupa nos lugares. 

Quando o alongamento é indicado?

O alongamento é indicado para quase todas as pessoas. Há diversos exercícios que podem se adaptar a cada tipo de corpo e também limitação.

Pessoas que desejam relaxar e fazer a prática por esporte e também as que estão em reabilitação muscular também podem recorrer à prática. 

Crianças em fase de crescimento também pode iniciar alongamentos leves. Já as pessoas mais velhas podem começar a se alongar para manter a vitalidade do corpo e a flexibilidade em dia.

Para iniciar basta vontade, se consultar com quem entende do assunto, por exemplo, um professor de Educação de Física, e dar o primeiro passo. 

Você também pode contar com os aplicativos

Se você não  como investir uma graninha para poder contratar um serviço de um profissional, a internet têm seus meios para você não adiar esse plano.

Os aplicativos de atividades físicas e canais de YouTube trazem treinos exclusivos para quem está começando. Vale a pena conferir e começar nessa semana a sua atividade. 

Exercícios práticos para você começar agora

E aí? Vamos começar? Veja abaixo alguns exercícios simples e práticos que vão te ajudar a iniciar a sua rotina de alongamento ainda hoje. Confira:

  1. Para o pescoço: Mantenha as costas retas. Comece inclinando a cabeça para frente como se fosse tocar o queixo no peito. Depois incline a cabeça para trás. Volte à posição normal e incline a cabeça para a direita, como se quisesse tocar o ombro direito. Repita o movimento para a esquerda. É importante não forçar. Vá até onde você aguenta. Se sentir dor, não continue. E nada de movimentos bruscos. 
  2. Para o tórax: Apóie o braço esquerdo na parede, incline seu tórax um pouco para frente. Em seguida gire suavemente o corpo para o lado contrário, como uma leve torção. Repita o movimento com o braço direito.  
  3. Para as costas e ombros: Fique sentado e estique os braços, com as mãos entrelaçadas, à frente do seu corpo. Mantenha os ombros firmes e as costas retas. 
  4. Para a coluna: Deite-se levante uma de suas pernas estando dobrada a 90º na altura do tórax. Feito isso, incline o seu corpo e perna para a posição oposta da perna. É importante estar com os braços abertos no chão na altura do ombro. 
  5. Para as coxas: Estando de pé, afaste um pouco as pernas. Estenda suas mãos para o teto e incline o corpo para um dos lados. Mantenha a posição por cerca de 5 segundos. Repita o movimento para o outro lado.

Você viu nesse texto:

  • O alongamento tem benefícios que vão desde o relaxamento muscular, até a preparação do corpo para o início de atividades físicas;
  • A prática também traz benefícios para aliviar o estresse e consciência corporal;
  • Basta 10 minutos ao dia para começar a prática e ver os primeiros resultados;
  • A prática pode ser iniciada por meio da orientação de um profissional da área do esporte.

Mais para a sua saúde e bem estar

Contar com uma ajuda especial para fazer a sua rotina de exercícios pode ajudar e muito a não desanimar entre os treinos. Por isso, aplicativos e canais do YouTube podem ser uma nova forma de motivação para você que quer manter o seu corpo e saúde em dia. 

Então, para a ObaBox facilitar as coisas para você, temos mais uma sugestão de leitura sobre o tema. Dá uma olhada no nosso texto Aplicativos para se exercitar em casa durante (e após) a quarentena e se divirta. 

Esperamos que goste da leitura. Conte depois para a gente o que achou!

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