Em um jantar romântico, na confraternização com a família ou amigos ou em um momento desfrutando a própria companhia: qual é sua bebida favorita? Será que ela aparece na lista das mais consumidas no Brasil?

Neste post, selecionamos 6 das bebidas alcoólicas que mais fazem sucesso em território nacional. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e lembre-se: nada de álcool para menores de 18 anos e beba sempre com moderação!

1. Cerveja

Nem adianta tentar fingir que não. Quando o assunto é o sucesso das bebidas no Brasil, a preferência nacional é mesmo da cerveja. Produzida a partir da fermentação de cereais, a “geladinha” é também uma das bebidas mais populares no mundo.

Nos últimos anos, além das cervejas ditas convencionais ― aquelas que a gente encontra em praticamente qualquer bar ou restaurante do país ―, o consumo de cervejas especiais ou artesanais também aumentou.

A saber, a principal diferença entre as convencionais e as artesanais é que as primeiras são feitas com um volume menor de malte. Além disso, são cervejas industriais cuja produção foca na quantidade. Por sua vez, as artesanais têm um processo mais cuidadoso que considera as preferências de sabor e aroma, focando especialmente na qualidade do produto.

Se você é dos que preferem a cerveja convencional, tudo bem! Você dificilmente ficará sem encontrá-la aonde quer que vá. Agora, se você curte ou está interessado em conhecer mais sobre as novas opções, saiba que o mercado cervejeiro nacional quase dobrou nos últimos três anos e há muitas opções da bebida para conhecer.

2. Cachaça

Para você, faz sentido ou é uma surpresa que a cachaça seja a segunda bebida de mais sucesso no Brasil?

Por muito tempo, a palavra “pinga” foi um sinônimo vulgar de cachaça. Com isso, adjetivos como “pinguço” passaram a ser usados para se referir, de forma negativa, àqueles que faziam uso da bebida de forma constante e sem moderação.

Talvez, esse seja um dos motivos pelos quais ainda há quem torça o nariz para cachaça, puxando na memória uma referência negativa. Entretanto, o gosto de muitos pela bebida fez com que opções cada vez mais sofisticadas surgissem no mercado. Algo que vai mudando pouco a pouco a visão do público em geral.

A cachaça é uma bebida feita com a cana-de-açúcar. É o caldo da cana que passa por um processo de fermentação e destilação para produzir a “marvada”. O envelhecimento, feito em tonéis de diferentes madeiras como o carvalho e a umburana, têm papel importante na finalização da cachaça, contribuindo para o gosto e aroma de cada uma.

Atualmente, há cachaças que chegam a custar mais de mil reais por garrafa. E outras, como a Samanaú, produzida no Rio Grande do Norte, que são detentoras de prêmios de “melhor cachaça do mundo” em avaliações feitas por instituições internacionais.

3. Vinho

Se o seu paladar não combina com o da cerveja e nem com o da cachaça, o vinho é o terceiro colocado na lista das bebidas no Brasil. Produzido a partir da fermentação parcial ou total de uvas, os vinhos vendidos aqui têm origem em diversos pontos do mundo.

Existem vinhos para gostos variados: dos doces e suaves, aos mais secos e ácidos. Vinho tinto, branco, rosé ou verde: um indicado para cada tipo de ocasião, momento do dia e para acompanhar diferentes tipos de prato, seja tira-gosto ou refeição.

Hoje em dia, há supermercados que contam com uma seção inteira destinada só para eles. As garrafas são separadas de acordo com sua nacionalidade e um entusiasta pode facilmente “perder” longos minutos analisando as ofertas correspondentes à bandeira de cada país.

Nesses mercados, é possível até encontrar profissionais entendidos do assunto para recomendar o vinho que melhor se encaixa com as suas preferências. E, se você quiser ir além, pode até encontrar cursos ― com direito a degustação ― para entender mais sobre a bebida.

4. Vodka

De origens russa e polonesa, a vodka é mais uma das bebidas apreciadas em território brasileiro. A popularidade da bebida pouco tem a ver com seu sabor, sendo a razão do sucesso a sua versatilidade.

É que a vodka pode servir de base para diferentes drinks que vão além da tradicional caipivodka! Os famosos “sex on the beach”, “cosmopolitan” e “piña colada” também levam doses da bebida em suas receitas.

Ainda que o vinho seja um destilado mais popular, quem não gosta de cerveja tem mais facilidade de encontrar uma boa vodka ou um bom drink à base de vodka nos bares e restaurantes país afora.

Isso porque misturar ingredientes e criar uma bebida saborosa tende a ser mais simples e econômico do que contar com uma carta de vinhos variada o bastante para agradar a todos.

5. Conhaque

Chegamos àquela que, provavelmente, é a bebida com mais curiosidades ou informações interessantes de nossa lista!

Você sabia que quando falamos em conhaque, na verdade, estamos nos referindo a uma bebida chamada brandy ou brande? O nome conhaque, tecnicamente, só pode ser usado para o brandy produzido em Cognac, região da França que batiza a bebida. No fim das contas, porém, a maioria de nós se refere à bebida sempre da mesma forma.

E você sabia que a produção do brandy se dá a partir da destilação do vinho? Em geral, porém, tem um teor alcoólico consideravelmente mais elevado ― entre 40 e 60%. 

A bebida é comumente consumida após as refeições e não durante, assim, pode ser uma boa pedida para estender os jantares e ter mais tempo para colocar a conversa em dia.

6. Whisky

Premiação de fim de ano da empresa, bebida levada pelos pais do graduando à festa de formatura, presente dado à pessoa importante. Estes são alguns dos contextos nos quais o whisky se encaixa.

Sua origem é disputada entre os islandeses e os escoceses. Ainda que a dúvida reine, o que se sabe sem dúvida é que o whisky é uma bebida destilada de grãos ― e, muitas das vezes, malte ―, envelhecida em barris de madeira e de teor alcoólico mais elevado.

Algumas pessoas preferem beber o whisky com gelo, ou seja, “on the rocks”. Já outras, preferem tomá-lo puro, ao estilo “cowboy”, em referência à forma de consumo tradicional no Velho Oeste. Em todo caso, a recomendação é para que a bebida consumida lentamente para que tenha seu aroma e sabor apreciados.

Qual ou quais são suas bebidas favoritas? Faltou alguma na nossa lista? Deixe seu comentário abaixo!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *