Foi só ouvir ou ver a notificação de “bateria fraca” que você correu para colocar o celular na tomada e deixá-lo lá até ver o 100% indicado na tela? É, não é assim que você vai prolongar a vida útil da bateria do seu celular.

Pode não parecer fazer sentido algum, mas a verdade é que não é recomendado que você carregue a bateria do seu celular por completo. Assim como você também não deve esperá-la descarregar por completo.

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas importantes para que você aprenda como carregar bateria de celular corretamente. Confira!

Por que evitar o carregamento completo

Se a bateria do celular permite que o carregamento seja feito até atingir os 100%, por que não fazê-lo?

Especialmente para quem não tem um power bank ou carregador portátil, sair de casa com o máximo de carga possível no celular é uma estratégica quase de que de sobrevivência. Afinal, os celulares são cada vez mais necessários em nosso dia a dia e ninguém gosta de se ver sem bateria fora de casa.

Apesar disso, é fácil encontrar dicas de especialistas que ensinam como carregar bateria de celular orientando a não deixar o aparelho carregando até que o marcador atinja 100%.

A explicação é que, atualmente, a maioria dos celulares têm baterias de íons lítio que se desgastam mais rápido quando chegam a extremos ― vale para o 100% e para o 0% de carga.

Sendo assim, se você quer saber como desviciar bateria de celular porque percebe que a carga do seu aparelho tem durado pouco, uma das saídas é observar essa regra que apresentamos.

Por que evitar o descarregamento completo

Pode acontecer de a bateria do celular descarregar por completo quando estamos fora de casa o dia inteiro sem acesso a uma tomada ou sem um carregador portátil.

Ainda, pode ser que a preguiça fale mais alto enquanto estamos deitados no sofá curtindo um descanso e percebemos que a bateria do aparelho já atingiu níveis críticos. Vamos postergando, postergando, até que o aparelho desliga e a gente não tem alternativa senão conectá-lo a uma fonte de energia.

Bom, seja qual for o motivo por trás da situação, é importante evitar que a bateria do celular se descarregue por completo. O motivo, nós já te contamos: as baterias de íons lítio se desgastam mais fácil se são levadas aos extremos com frequência.

Apesar disso, vale saber que alguns especialistas recomendam ser interessante deixar o celular descarregar por completo uma vez por mês.

Então, quais os níveis adequados carregar o celular?

Com tudo o que foi dito até aqui, você pode estar se perguntando quando deve carregar o celular e até qual nível de carregamento você deve manter o aparelho conectado na tomada. Vamos responder essa dúvida!

A orientação mais comum é de que os usuários respeitem os limites entre 20% e 80% de carga. Em outras palavras, assim que a carga da bateria do celular baixar para 20%, você deve carregá-lo, desplugando-o da fonte de energia tão logo atinja os 80%.

É importante dizer que essas orientações variam, porém. Há quem recomende que não devemos deixar a bateria baixar para menos de 40% para finalmente conectar o celular em uma tomada.

Quanto a isso, pode ser interessante fazer uma pesquisa na internet em busca de orientações específicas para o modelo de seu celular. Outra ideia é conferir as sugestões do próprio aparelho.

Há celulares que permitem que o usuário autorize um alerta sobre os níveis da bateria. Assim, quando chegam aos 20%, ativam o “modo de economia de bateria” e, uma vez conectados em uma fonte de energia, avisam que o celular está “suficientemente carregado” quando a bateria atinge os 80%.

Outras dicas para cuidar da bateria de seu celular

Se sua preocupação é entender como economizar bateria de celular, temos um post especial com dicas para bateria que podem ser muito úteis para você. Entre as sugestões indicadas, estão:

  • Diminuir o brilho da tela;
  • Dar preferência a papéis de parede escuros;
  • Desligar o bluetooth;
  • Manter aplicativos atualizados;
  • Apelar para o “modo avião”.

Pensando em ajudar você a cuidar melhor da bateria do celular, porém, temos ainda outras dicas relacionadas ao carregamento. Confira:

Não deixe o celular carregando a noite inteira

Tem gente que gosta de deixar o celular carregando durante a noite por uma questão de praticidade. Isso porque, ao amanhecer, o aparelho estará completamente carregado, pronto para enfrentar um dia ou longas horas de uso.

O problema está, sobretudo no carregamento completo da bateria que inevitavelmente vai acontecer se você deixá-lo conectado a noite inteira na tomada. Algo que, como você já sabe bem, não é nada bom.

Além disso, em casos raros algum curto pode acontecer durante o carregamento, com perigo de incêndio. Então, é sempre mais adequado carregar o celular durante o dia ou enquanto você não estiver dormindo.

Dê preferência a carregadores originais

Com o tempo, carregadores podem se estragar ou sofrer algum dano como a “quebra” do fio nas áreas próximas às extremidades. Quando isso acontece, é comum que busquemos um carregador novo, muitas vezes dando preferência a modelos não originais por serem mais baratos.

Os fabricantes não recomendam que você faça algo assim e não é somente porque querem ganhar com a venda de acessórios mais caros. Os carregadores originais têm padrão de voltagem e amperagem compatíveis com os aparelhos da marca.

Sabendo disso, caso você prefira mesmo comprar outro tipo de carregador, a dica é buscar um que tenha valores próximos ao padrão estabelecido pelo fabricante do aparelho para preservar a bateria do celular.

Evite usar o aparelho enquanto este carrega

É difícil encontrar alguém que nunca usou o celular enquanto este estava carregando. De fato, às vezes isso acontece por necessidade, mas sempre que puder, evite.

O superaquecimento é um dos principais inimigos da bateria e tende a acontecer quando usamos o aparelho enquanto o carregamos. Por essa razão, para prolongar a vida útil da bateria e do aparelho, é bom deixá-lo “em paz” enquanto o carregamento é feito.

Ative o modo avião durante o carregamento

Detesta esperar enquanto o celular carrega para que finalmente possa usá-lo de novo? Ative o modo avião ou desligue o aparelho para carregá-lo mais rapidamente.

Essa dica não está diretamente atrelada aos cuidados que devemos ter com a bateria do celular, mas fato é que no modo avião ou desligado o aparelho não nos é muito útil. Assim, se você tem dificuldades para deixar o celular sem uso enquanto carrega, a dica pode ser uma estratégia com benefícios duplos.

Gostou do post? Compartilhe-o com os amigos e familiares pelo whatsapp para que mais pessoas saibam como carregar o celular corretamente!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *