Em meio a um mundo tão agitado, as tecnologias possuem status de protagonismo, principalmente por nos permitirem resolver as mais diversas tarefas da nossa vida. 

Aplicativos que disponibilizam vários produtos e serviços, celulares com mil e uma utilidades, enfim, hoje estamos cercados de vários mecanismos que otimizam nosso tempo no dia a dia, nos permitindo fazer várias coisas. 

Atualmente, um dos atributos com esse perfil que chama a atenção é o sistema de assistência virtual, mecanismo que possui várias funcionalidades agregadas para tornar sua vida mais fácil. Ficou curioso? O post de hoje vai abordar esse assunto. Vem com a gente e tenha uma ótima leitura. 

Afinal, o que é uma assistente de voz? 

Também conhecida como assistente virtual, consiste em uma tecnologia de comando de voz que realiza diversas tarefas. 

Os smartphones foram os primeiros equipamentos a ter essa funcionalidade que permite executar várias ações como realizar buscas na internet, monitorar dispositivos, configurar controle por GPS e enviar e-mail. 

Você acha que parou por aí? Engano seu. Com uma maravilha como essa em sua vida é possível até trancar as portas ou controlar a luz de casa. 

O fato é que os sistemas de assistente de voz surgiram para facilitar sua vida. Quer saber mais sobre os benefícios agregados que eles trazem para o cotidiano das pessoas? É o tema do próximo tópico. 

Vantagens das assistentes de voz

Configuração de GPS

Imagine ter que entrar no carro e ainda ter que pensar verificar no aplicativo qual trajeto seguir. Se você estiver com pressa para chegar a um destino, isso pode tomar muito tempo e fazer com que se atrase para chegar ao compromisso. 

Com o assistente virtual, basta falar o endereço que deseja ir e pronto. Só ligar o carro e seguir em frente. Caso o local seja um lugar comum como uma farmácia ou um supermercado, basta dizer em alto e bom som “Qual a farmácia mais próxima” e seu problema de trajeto também estará resolvido. 

Ativar sem precisar tocar no equipamento

Outra vantagem dos assistentes virtuais é que para aciona-lo não é necessário nem usar as mãos. 

Para usufruir dos seus serviços, basta um “Ok Google” ou “E aí Siri” e aí já é possível executar as tarefas do dia sem precisar digitar como enviar e-mails. 

O mais legal é poder executar tais ações enquanto faz outras coisas em casa como cozinhar, entre outras ações. 

Tire suas dúvidas

Os assistentes virtuais permitem tirar dúvidas comuns como “Qual música está tocando?” ou “Como está o tempo hoje”. 

Caso a tecnologia falhe na resposta, fique tranquilo pois existe ainda a opção do questionamento sair em resultados obtidos através dos buscadores tradicionais como Google e Yahoo. De qualquer forma, você nunca ficará sem sua resposta. 

Quais são as principais marcas do mercado?

Empresas como Amazon e Google elaboraram respectivamente os assistentes de voz Alexa, Siri e Google Assistente. Conheça algumas particularidades de cada uma delas!

Google Assistente 

Criado em 2016, o dispositivo está disponível para os usuários nas plataformas Android e na Android TV. Ele permite controlar dispositivos de casa, enviar mensagens, selecionar músicas, agendar compromissos, escutar notícias, entre outras funcionalidades. 

Para acioná-lo, basta um “Ei Google” ou “Ok Google” e aí você pode usar frases como “Qual a previsão de tempo?”, “Qual o hotel mais próximo”. 

Alexa 

Criado pela Amazon, o dispositivo pode se conectar a vários dispositivos da casa. Neste contexto, ele possui alarmes e lembretes, controla músicas e faz pesquisas de informações do seu interesse na internet. 

Além disso, ele ainda permite pedir Uber, verificar o nível do combustível e apagar as luzes de casa. 

Para ativá-la é só dizer “Alexa” ou pergunte “Alexa, quais são as notícias?” ou “Alexa, me acorde às 8 horas da manhã”. Ela ainda tem funções de privacidade como “Alexa, apague o que eu disse hoje”. 

Siri

A Siri é a assistente virtual mais antiga das opções apresentadas. Ele foi criado em 2010 pela Apple e, por meio do comando de voz, consegue adicionar lembretes, fazer ligações, pesquisar na internet, entre outras funções. 

Ele ainda responde aos questionamentos do usuário e, acredite se quiser, faz até piadas para divertir quem o utiliza. Ele é acionado com os dizeres “E aí Siri”, seja no Iphone ou em outros dispositivos da Apple. 

Caixas de Som já possuem essa funcionalidade? 

A resposta é sim e ela está na ObaBox. Nossa ObaSound Party, além de super potente e resistente a água, ela ainda possui acoplada a ela um sistema de acionamento de voz compatível com Google e o Siri, proporcionando a você ouvir suas músicas com total comodidade e segurança. 

Se você quiser conhecer mais sobre a nossa ObaSound Party, sugiro ler o post “O que falta para você ter a sua ObaSound Party?”, que está em nossa página. 

Conclusão

Usar a tecnologia a nosso favor para agregar qualidade de vida e funcionalidade ao nosso dia a dia é algo que devemos fazer sempre, buscando otimizar o nosso tempo e tornar o cotidiano mais produtivo. Pense nisso!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *