Você já ouviu falar em um aspirador robô que passa pano? O avanço da tecnologia contribui para trazer um nível crescente de praticidade para o seu dia a dia e se é isso que você busca, precisa conhecer suas opções.

Neste post, você vai conhecer os principais modelos de aspirador robô que, além de aspirarem a casa sozinhos, também têm uma funcionalidade que lhes permite passar pano para uma limpeza mais completa.

Esperamos que a leitura lhe seja útil!

O que é um aspirador robô

Antes de apresentarmos os modelos de aspirador robô, vamos explicar brevemente o que é e como funciona um aparelho desse tipo.

Se você nunca viu um aspirador robô e tem uma imaginação bem futurística, pode estar sonhando com um robô humanoide como esses que vemos em filmes de ficção científica. Ou, quem sabe, em algo parecido com a Rosie do desenho dos Jetsons, lembra dela?

A realidade é bem mais simples, mas já bastante eficiente. A maioria dos aspiradores robô tem formato de disco, alguns poucos centímetros de altura e rodinhas que os permitem se locomover pelos espaços a serem limpos.

O nível da tecnologia e da autonomia pode variar de um modelo para o outro, mas a ideia central de todos é que o usuário, no caso você, não precise acompanhar o processo e menos ainda se esforçar na limpeza.

Em alguns casos, é preciso ligar o robô de forma similar a que ligamos outros eletroeletrônicos e deixá-lo trabalhar. Em outros, é possível usar um aplicativo para programar limpezas, o que faz com que o equipamento se ligue sozinho.

Uma vez ligado, o aspirador robô vai passear pelo cômodo em que está aspirando a sujeira do ambiente. É comum que tenham sensores para não caírem em degraus ou sacadas e alguns ainda são capazes de escanear o ambiente para uma limpeza mais precisa.

Muitos aspiradores robô não sobem em tapetes, o que acontecem porque desviam de objetos.

Assim, se encontrarem uma parede ou um puff, por exemplo, os aspiradores não vão ficar presos ali, mas vão recuar e tentar seguir a limpeza por caminhos livres.

Caso você queira saber mais sobre os pontos positivos e negativos desse tipo de aparelho, recomendamos a leitura do post Robô aspirador: será que vale a pena ter um?, publicado no blog da Obabox.

Como um aspirador passa pano

Agora que você já sabe que tecnologia é essa, é hora de entender melhor como um aspirador robô que passa pano funciona.

Pode parecer óbvio, mas não custa esclarecer: o robô que passa pano também aspira ― e, em alguns casos, também varre, funcionando como um equipamento de limpeza bastante completo.

O princípio do funcionamento é o mesmo que explicamos anteriormente. O que você precisa saber é que o pano é um acessório que vem junto com o aspirador e que, às vezes, precisa ser encaixado manualmente no aparelho.

Você já teve um aspirador de pó convencional? Muitos deles têm bocais diferentes que precisam ser trocados pelo usuário a depender do tipo de superfície ou do espaço a ser aspirado. Alguns robôs também podem precisar desta intervenção.

O robô aspirador funciona com autonomia, mas pode que ser que, para que ele troque de uma função para a outra e seja capaz de passar pano, o usuário (você!) precise gastar alguns segundos encaixando o pano no devido local.

Os melhores aspiradores que passam pano

Uma vez que você já tem boas informações sobre o que é e como funciona um aspirador robô que passa pano vamos, finalmente, à lista dos principais modelos com essa funcionalidade. Confira:

1) Jets J1

O Jets J1 é um robô aspirador que passa pano, inclusive pano úmido, já que conta com um reservatório de água que torna isso possível.

Além de aspirar e passar pano sozinho uma vez que for ligado, o Jets J1 pode ser programado, ou seja, você pode programar a limpeza para o momento que desejar, ainda que não esteja em casa.

O aparelho vem com um controle remoto que facilita a escolha dos modos de limpeza e uma “parede virtual”, funcionalidade que permite selecionar ambientes a serem limpos, evitando que o robô entre onde não precisa.

Com alto poder de sucção, o Jets J1 dá conta até de pelos de animais, sendo uma boa escolha para quem tem bichinhos de estimação em casa.

Por fim, vale mencionar que, após a limpeza, esse robô aspirador volta sozinho para sua base para recarregar a bateria.

2) Ropo Glass 2

O Ropo Glass 2 é um robô 4 em 1: varre, aspira, passa pano e esteriliza. Provavelmente, é essa última funcionalidade que destaca esse robô aspirador entre os demais.

A esterilização é possível porque o aparelho é equipado com uma lâmpada UV e essa luz ultravioleta é capaz de matar micro-organismos como germes e bactérias.

Além disso, o Ropo Glass 2 tem uma função de mapeamento que o permite identificar quais áreas da casa já foram limpas.

Essa inteligência evita que o robô perca tempo e desperdice energia aspirando ou passando pano em locais que já havia cumprido essas tarefas.

Por último, vale citar que esse robô aspirador que passa pano também é capaz de identificar quando os níveis da bateria estão baixos para, então, se dirigir sozinho à base de recarregamento.

3) Ecovacs Deebot Mini 2

O Ecovacs Deebot Mini 2 é um aspirador robô que compartilha de características já apresentadas neste post como comuns a este tipo de equipamento. Entre elas, está a de ter sensores para evitar desníveis e obstáculos.

O que o destaca é o fato de poder ser comandado por meio de um aplicativo que deve ser baixado no smartphone do usuário. Por meio do app, você pode controlar o aspirador para definir o modo de limpeza ou até para acessar o histórico de limpezas e usá-lo como referência para agendar a ação do robô.

Ainda, o Ecovacs Deebot Mini 2 tem o modo “start motion” que faz com que o aspirador passe várias vezes em um mesmo ponto para garantir que até limpezas resistentes sejam removidas.

Por fim, o aparelho também retorna sozinho para a base quando a bateria está acabando.

4) Xiaomi Mi Robot

Outro aspirador robô que passa pano é o Xiaomi Mi Robot, outro entre os modelos de nossa lista que contam com compartimento de água, permitindo que o pano esteja umedecido.

Como você deve ter entendido, aspiradores robô são aparelhos inteligentes e o Xiaomi usa isso a seu favor contando com um sistema de sensores que o ajudam a definir melhores rotas para uma limpeza mais eficiente.

O robô também é capaz de mapear a casa para registrar seu layout e se certificar de não esquecer de limpar nenhum local.

Como os demais, esse aspirador também é capaz de retornar à base de recarga por conta própria se identificar que a bateria está chegando ao fim. Ainda, pode ser controlado por meio de aplicativo instalado no smartphone.

5) ObaDuster

Por fim, falaremos sobre o ObaDuster, também chamado de Oba Duster. Este é o robô aspirador da Obabox, que é 3 em 1: varre, aspira e passa pano, sendo capaz de realizar uma limpeza completa.

O ObaDuster da Obabox vem com um pano especialmente desenvolvido para ser encaixado na parte debaixo do aparelho para turbinar a limpeza de sua casa.

Outro ponto que merece destaque é que, além de ser um aspirador robô que passa pano, esse aparelho consegue limpar tapetes e carpetes ― algo que não é comum a todos os robôs aspiradores do mercado.

Nesta lista e entre as outras opções existentes, você encontra aspiradores que são mais completos e tecnológicos.

Diante disso, a principal vantagem do Obaduster é seu custo-benefício, já que é um robô aspirador que passa pano com um valor mais acessível do que muitos de seus concorrentes.

Se você gostou deste post, aproveite para se informar mais e descobrir por que o ObaDuster é o robô ideal para seu dia a dia!

obasmartPowered by Rock Convert