Aspiradores robô estão entre as inovações tecnológicas que chegaram para tornar a vida de quem quer a casa limpa mais simples e prática. A questão é que existem muitos modelos no mercado e é comum ficar em dúvida quanto a qual escolher.

Neste post, vamos apresentar algumas das melhores opções considerando diferentes níveis de tecnologia e de preço. Esperamos que a leitura seja útil para que você conheça boas opções e tenha mais segurança no momento de tomar a sua decisão!

O que é um aspirador robô

Longe de ser uma figura humanóide como um “homem de lata” que vai aspirar a casa por você, um robô aspirador é um aparelho pequeno, muitas vezes parecido com um disco sobre rodas.

Ainda que pareça uma tecnologia bem menos impressionante do que os robôs vistos em filmes futuristas, esse aparelho tem autonomia para fazer parte da limpeza do ambiente por conta própria.

Existem modelos mais simples e outros mais completos. Para que você tenha uma noção, é possível encontrar aspiradores robôs que podem ser programados para começar a limpar quando você sequer estiver em casa.

Um robô aspirador de pó conta com sensores que o permitem “andar” por todo um cômodo recolhendo poeira e pequenos resíduos que estejam se acumulando no chão.

Alguns, mais avançados, contam até com uma funcionalidade de mapeamento do ambiente para assegurar que o piso vai ser limpo por completo, evitando que um lugar ou outro sejam esquecidos pelo robô. Interessante, não?

Os melhores aspirador robô do mercado

É certo que quanto mais complexa é a tecnologia do aparelho, ou seja, quanto mais avançadas são suas funções, mais você vai ter que desembolsar para comprá-lo.

Com isso em mente, preparamos uma lista dos melhores robôs aspiradores do mercado. Veja:

1. Ropo Glass 2

O Ropo Glass 2 é um robô aspirador bastante completo, ainda que não dê ao usuário a possibilidade de controle por meio de aplicativo instalado em seu smartphone.

Trata-se de um robô 4 em 1: varre, aspira, passa pano e esteriliza. A esterilização talvez seja o ponto que mais chama a atenção e por isso vamos contar como ela é feita.

O Ropo Glass 2 conta com uma lâmpada UV. A luz ultravioleta é uma energia eletromagnética capaz de matar micro-organismos como germes e bactérias, o que faz desse aspirador robô uma opção interessante para quem busca por uma limpeza de níveis um pouco mais profundos.

Esse aparelho também consegue mapear as áreas já limpas da casa, evitando trabalhar a toa! Além disso, ao detectar que a bateria está chegando ao fim, o Robo Glass 2 se dirige automaticamente à base de recarregamento.

2. Polishop Housekeeper Pro

A Polishop é uma marca que se destaca bastante quando o assunto são novidades tecnológicas capazes de tornar nossas vidas mais simples. Sendo assim, não é surpresa que um de seus aspiradores robôs esteja na lista dos melhores aparelhos disponíveis no mercado.

O Polishop Housekeeper Pro também tem luz UV, mas seus destaques são outros. O robô tem um reservatório de poeira de 0,6 litros, uma capacidade alta para esse tipo de aparelho.

Tem também um filtro HEPA lavável, o que elimina a necessidade de trocas constantes de filtros e o custo atrelado a isso. Ainda, esse aspirador robô pode ser programado, via controle remoto, para realizar a limpeza em determinados horários e dias da semana.

Entretanto, o Polishop Housekeeper Pro não é recomendado para casas com pets de pelos longos e, por ser um modelo mais alto (15 cm), nem sempre consegue entrar debaixo de todos os móveis.

3. Roomba i7 + robô aspirador

A iRobot tem diferentes modelos de robô aspirador, sendo um deles o combo Roomba i7 + robô, composto também por uma plataforma de carregamento de bateria e esvaziamento automático do compartimento que retém a sujeira.

O aspirador da iRobot tem mapeamento de cômodos e inteligência avançada que permite que o robô recarregue sua bateria e volte trabalho do ponto de onde havia parado.

Além disso, o Roomba i7 conta com aplicativo que você pode instalar em seu smartphone para programar limpezas, inclusive escolhendo quais cômodos devem ser aspirados pelo robô e quando.

Segundo a fabricante, o Roomba i7 é ideal para quem tem animais em casa, dando conta de aspirar pelos graças à sua potência de sucção.

4. Makita DRC200Z

Se você está em busca de um robô aspirador capaz de dar conta de um volume maior de sujeira ou de fazer uma limpeza mais pesada, pode ser que o Makita DRC200Z seja a escolha ideal.

Não sem motivo, este aparelho é apelidado de “tanque”. Isso porque tem tamanho avantajado, o que lhe permite ter um reservatório de poeira capaz de armazenar 2,5 litros de sujeira.

Ainda, o Makita é mais pesado do que a maioria dos aparelhos do mercado, algo que se justifica pelo seu tamanho e potência dos compartimentos internos responsáveis pelo seu funcionamento.

Este aspirador robô, diferente dos demais, é especialmente indicado para uso em escritórios, lojas, almoxarifados e fábricas. A ideia é que ambientes como esses tendem a ter uma demanda maior de limpeza do que uma casa, por exemplo.

5. Obaduster

O Obaduster é um aspirador robô que passa pano, além de varrer e, claro, aspirar. O modelo 3 em 1 da Obabox garante que você tenha à disposição um aparelho que faz uma limpeza mais completa, com um ótimo custo benefício.

Se você tem alguma experiência com aspiradores de pó, ainda que sejam os convencionais, sabe que esses equipamentos vêm com peças que podem ser utilizadas em diferentes tipos de limpeza.

O pano especialmente desenvolvido para o Obaduster funciona da mesma forma. Depois que o robô varrer e aspirar o local, basta que você encaixe o pano na parte de baixo do aparelho e dê o comando para a limpeza.

Ainda que existam modelos mais completos no mercado, o Obaduster se destaca por ter múltiplas funções e ter o menor custo em comparação aos seus equivalentes!

Como escolher o melhor aspirador robô

Uma análise superficial da lista que apresentamos indicaria que a melhor escolha considerando a mais moderna das tecnologias é o Roomba i7. Entretanto, não é somente isso o que deve pautar a sua decisão quanto a qual aspirador robô comprar.

O robô aspirador de pó ideal é aquele que atende às suas necessidades de forma satisfatória e que cabe em seu orçamento. Afinal, todo mundo gostaria de ter uma ajudinha com a limpeza da casa, mas nada vale a pena se coloca suas finanças no vermelho.

Por fim, saiba que até mesmo o mais potente ou o mais versátil dos aspiradores robô não é tão bom quanto um ser humano, ainda que seja um bom investimento.

Se você optar por um modelo que só aspira, provavelmente vai precisar passar pano depois e se escolher um 3 em 1 como o Obaduster, ainda terá a missão de tirar o pó dos móveis e outras tarefas do tipo.

Gostou de conhecer os melhores aspiradores robô do mercado, mas ainda não decidiu se quer um? Descubra já se vale a pena ter um!