Se você chegou a este post sobre artesanato com garrafa de vidro, provavelmente se encaixa em ao menos uma das duas situações: gosta de colocar a criatividade pra funcionar e é contra o desperdício de materiais.

Há quem use garrafas de vidro, como as de vinho, para guardar água e deixar a mesa bonita mesmo quando a visita não solicitar nenhum outro tipo de bebida! Mas há quem prefira colocar as mãos na massa para criar novos visuais e funcionalidades para o objetivo.

Neste post, você confere algumas ideias que podem lhe servir de inspiração. Confira!

6 ideias de artesanato com garrafa de vidro

Uma vantagem do vidro é ser um material durável que pode ser reutilizado inúmeras vezes. Sua vida útil costuma durar até que um incidente acontece e o objeto se quebra.

Um grande problema é que, uma vez descartado ― seja inteiro ou em pedaços ― o vidro é um desafio para as empresas de reciclagem. No país, de um modo geral, os índices de reciclagem são baixíssimos. Por isso, sempre que possível encontrar novos usos criativos para garrafas de vidro é uma ótima ideia.

Além disso, o artesanato com garrafas de vidro tem diferentes possibilidades. É bem verdade que a maioria dos usos criativos tem a ver com transformar o recipiente em uma espécie de vaso para ramos e flores. 

Entretanto, ao embelezar as garrafas, você pode até simplesmente optar por usá-las como objetos que, por si só, se tornam peças de decoração. Vamos a algumas inspirações?

1. Decoração feita com barbantes

A primeira ideia de artesanato com garrafa de vidro que vamos apresentar é, provavelmente, a mais fácil de toda a lista. Assim, se você ainda está meio em dúvida quanto a colocar ou não a mão na massa, vai perceber que pode começar de forma simples até tomar gosto e deixar a imaginação fluir.

Tudo o que você precisa é uma ou mais garrafas, barbantes e cola branca. O legal é que sejam barbantes coloridos, em degradê ou no estilo rústico ― aqueles amarronzados que mais parecem uma corda.

Para começar, amarre o barbante no bocal da garrafa. Em seguida, espalhe a cola pelo corpo da garrafa. Quanto a isso, a sugestão é de que você utilize cola branca porque é líquida, fácil de aplicar, e porque é à base d’água. Assim, se você encostar os dedos na cola no processo de decoração, não precisa se preocupar!

Uma vez que a cola estiver aplicada no corpo da garrafa de vidro, comece a enrolar o barbante em volta dela. A ideia é não deixar os fios bambos, mas não é preciso apertar demais. Além disso, tente deixar o mínimo de espaço possível entre uma volta e outra para que a cobertura fique bem feita.

Você pode usar uma só cor em cada garrafa ou fazer mesclas se preferir. A dica é escolher cores e tons que se encaixem bem com o ambiente em que você deseja colocar as garrafas como peças de decoração.

Observação: caso considere melhor, pode substituir a cola branca por fita adesiva dupla face.

2. Retalhos de tecido usados na criação de peças exclusivas

Se você gostou dessa ideia de colar materiais na garrafa, que tal criar um desenho ou uma combinação exclusiva? Para fazer artesanato com garrafas de vidro você pode usar retalhos de tecido.

Quem costura ou reforma roupas sempre tem alguns retalhos sobrando. Sendo assim, consegui-los não é muito difícil. Você pode recorrer a alguma costureira ou alfaiate de seu bairro e solicitar alguns recortes de tecido que estejam sem uso.

O legal dessa possibilidade é que os recortes tem tonalidades diferentes. Alguns têm formas geométricas como listras ou bolinhas, enquanto outros podem ter desenhos e estampas. Com isso, você pode deixar a imaginação solta para fazer as combinações que mais gostar.

Para seguir essa dica, você também pode usar cola branca. E, para dar o acabamento e garantir que os retalhos fiquem bem presos, você vai precisar de um pouco mais de cola, água e um pincel.

Em um recipiente, como em um copo descartável ou potinho limpo que você use para artesanato, misture um pouco de cola com um pouco de água. Com um pincel, passe a mistura por cima dos retalhos. É preciso cobrir cada pedacinho da sua garrafa decorada, mas sem exageros.

Ao secar, a mistura de cola branca com água fica transparente e ainda confere certo brilho ao tecido e à sua nova garrafa de vidro.

3. Colagens de revista e jornal para revestir a garrafa

Agora, se trabalhar com tecido não é a sua praia, você pode substituir os retalhos por recortes de revista ou jornal. Em geral, o efeito mais legal é de quando são usadas partes contendo palavras, mas é possível que você encontre imagens legais e decida aplicá-las em sua arte.

Em todo caso, a ideia da colagem está atrelada ao uso de pedaços de papel. Assim sendo, pique as folhas da revista ou do jornal com as mãos, se desejar um efeito mais livre, ou com uma tesoura, se quiser algo mais uniforme e organizado.

Ninguém precisa conseguir ler textos ou parágrafos completos no seu artesanato com garrafa de vidro. Por isso, não hesite em colar pedaços de cabeça para baixo, outros de lado e por aí vai.

Ah, a forma de colagem é a mesma que você viu no exemplo anterior. E isso vale também para o acabamento feito com a mistura de cola branca e água.

4. Preparação da garrafa como suporte de vela

Já pensou em usar garrafas de vidro como suporte de velas? Você pode até fazer a colagem de alguns fios de barbante ou de uma tira de tecido no meio da garrafa para incrementar sua criação. Entretanto, o charme fica por conta mesmo do contraste de cores.

Uma garrafa de cor verde, por exemplo, pode servir de suporte para uma vela branca, enquanto uma garrafa transparente pode servir de suporte para velas coloridas.

É importante encontrar velas cujo diâmetro seja adequado à boca da garrafa ou cuja base possa ser facilmente desgastada para propiciar o encaixe. Isso porque, como você já deve ter entendido, a vela deve ficar no lugar da rolha ou da tampa.

Uma vez que a vela for acesa, a cera vai começar a escorrer e pode chegar até o corpo da garrafa, criando um desenho próprio em meio ao contraste das cores!

5. Transformação da garrafa em um vaso de vidro cortado

Uma garrafa de vidro pode ser cortada ao meio para que seu fundo seja usado como vaso de plantas ou de flores. Nesse caso, você pode optar por pintar a garrafa, decorá-la com barbantes, com outro material de sua preferência, ou simplesmente deixar que a natureza seja o foco do projeto.

Se você pretende ousar ainda mais no artesanato com garrafa de vidro, pode usar a parte superior como vaso! Basta virá-la de cabeça para baixo, manter a rolha para evitar o escape de terra, e encontrar uma forma de prender a garrafa a algum suporte.

6. Garrafa cortada feita de porta lápis

Caso você não seja fã de plantas ou prefira encontrar outro uso para a sua garrafa cortada, considere transformá-la em um porta lápis, canetas e outros materiais. 

Seu novo recipiente pode se transformar em um presente para o escritório de alguém querido que sempre vai lembrar de você ou para a sua mesinha de telefone, onde você anota recados e marca compromissos em sua agenda.

Para a criação de porta lápis e afins, porém, é interessante analisar a altura do corte antes de executá-lo. Recipientes rasos podem ser adequados à plantas de pequeno porte, mas podem não suportar objetos maiores e pesados como tesouras sem tombar.

Como cortar uma garrafa de vidro

Como você viu, existem formas de fazer artesanato com garrafa de vidro que são mais simples e prometem excelentes resultados ― a sua criatividade e paciência são os elementos primordiais!

Entretanto, há outros casos que podem ser um pouco mais complexos por demandarem que a garrafa seja cortada. Você está se perguntando como é que a gente faz para cortar vidro e sem se machucar?

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Barbante
  • Álcool líquido ou acetona
  • Fogo
  • Água
  • Balde
  • Lixa

Antes de começar, proteja-se: use um óculos de proteção, esteja calçado para evitar pisar em cacos e, depois, lembre-se de limpar cuidadosamente seu local de trabalho. Em seguida, siga os passos abaixo:

  1. Encha a garrafa com água até a altura do corte;
  2. Encha o balde com água fria;
  3. Molhe o barbante no álcool ou acetona;
  4. Enrole o barbante molhado na garrafa, na altura do corte;
  5. Use um fósforo ou isqueiro para colocar fogo no barbante;
  6. Quando o fogo apagar, coloque a garrafa cuidadosamente no balde com água;
  7. A garrafa deve se partir sozinha e, caso isso não aconteça, dê leves batidinhas no balde, pela lateral interna;
  8. Retire sua garrafa cortada do balde e lixe as extremidades para evitar cortes.

Gostou das nossas ideias e dicas de artesanato com garrafa de vidro? Compartilhe conosco suas próprias inspirações e experiências!

Share:

4 Comments

  • Creides, 1 de março de 2020 @ 14:34 Reply

    Gostei! Mas poderia colocar os trabalhos depois de prontos: porta lapis, vasos, suporte de velas etc…Para facilitar o nosso trabalho.Fica a dica.

    • Obabox, 4 de março de 2020 @ 18:16 Reply

      Oi, Creides!

      Sugestão anotada! Vamos pedir que nosso time providencie imagens para ilustrar o conteúdo e facilitar para vocês!

      Ah! E se você tiver feito algum objeto, mande pra gente a foto, para a gente ver como ficou! 😀

  • pedro junior, 12 de março de 2020 @ 06:40 Reply

    gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
    site muito top 🙂

    • Obabox, 12 de março de 2020 @ 08:48 Reply

      Oi, Pedro!

      Buscamos atualizar todos os dias, para que não falte conteúdo relevante para vocês! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *