Você gosta de colocar a criatividade para funcionar e desenvolver as suas habilidades manuais? Uma boa forma de fazer isso e criar objetos incríveis é fazendo artesanato com garrafa PET.

A garrafa PET é um material relativamente fácil de conseguir, sobretudo se as pessoas de sua casa consomem refrigerantes. Caso contrário, você provavelmente consegue garrafas junto aos seus vizinhos, familiares ou amigos.

Como a maioria das pessoas simplesmente as joga no lixo, não se importam de repassar as garrafas a quem deseje reutilizá-las de alguma forma.

Preparando a garrafa PET para o artesanato

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para o artesanato com garrafa PET é prepará-la para o uso. Comece retirando o rótulo de garrafa. Você vai notar que a maior parte do rótulo sai facilmente, mas há uma faixa que é presa com cola e que apresenta mais resistência.

Depois de tirar todo o rótulo, a parte onde estava a cola fica grudenta. Para remover o resíduo que causa esse problema, o ideal é usar um solvente para colas encontrado em lojas com material de artesanato ou aguarrás. Molhe um pedaço de algodão com o solvente e passe sobre o resíduo até que a região pare de grudar.

Importante: é comum que pedacinhos do rótulo fiquem presos nessa região onde há cola. À medida que você for esfregando o solvente, vá retirando esses pedacinhos porque, do contrário, podem atrapalhar o visual de seu artesanato e porque por baixo deles ainda há resíduos que precisam ser removidos.

Para higienizar o interior das garrafas PET, não tem segredo. Uma misturinha de água com um pouco de detergente resolve. Você não precisa encher as garrafas, basta colocar o suficiente para que, ao fechar e chacoalhar a garrafa, a mistura seja o bastante para limpar todo o interior. Depois, basta enxaguar a parte interna cuidadosamente para retirar a espuma.

Se você conseguir as garrafas PET com outras pessoas e perceber que o resíduo do refrigerante grudou no fundo, basta ter um pouquinho de paciência. Coloque um pouco de água, se preferir, com detergente, e deixar de molho até amolecer.

Ferramentas para artesanato com garrafa PET

Depois de higienizadas e, preferencialmente, depois de secas externa e internamente, suas garrafas estarão prontas para o seu projeto de artesanato. Antes de começar, porém, vamos passar pelas principais ferramentas que você pode precisar. São elas:

  • Tesoura com ponta;
  • Estilete;
  • Lixa;
  • Cola quente;
  • Tesoura;
  • Caneta marcadora.

Além desses, você pode precisar de materiais específicos para o seu projeto de artesanato com garrafa PET. A seguir, você vai ver casos que utilizam, por exemplo, tecido, espuma, tinta e outros.

Dicas de artesanato com garrafa PET

Agora você já sabe como se preparar para fazer artesanato com garrafa PET. Percebeu como esse começo pode ser simples? Bom, mas o que fazer a seguir?

Para ajudar você com suas criações feitas com garrafas PET, separamos algumas ideias que podem inspirar seus projetos.

Pote artesanal com garrafa PET e crochê

Um dos mais simples projetos de artesanato com garrafa PET envolve cortá-la a certa altura de sua base para usar o pedaço como uma espécie de vasilhame. Uma das alternativas que você tem é transformar esse vasilhame em um pote artesanal.

A ideia vai funcionar muito bem se você também tiver habilidades com o crochê. Assim, pode fazer um revestimento para a base do vasilhame e uma tampa para criar seu pote artesanal.

Lembre-se também de dar o acabamento na garrafa após o corte. O ideal é lixar a superfície para tirar qualquer aspereza que possa causar arranhões em quem for colocar ou retirar alguma coisa do pote.

Vasos de planta de garrafa PET

Seguindo uma ideia bastante parecida, você pode criar vasos de planta feitos com garrafa PET, para seu jardim. Basta cortá-los na altura desejada a partir da base para criar vasos mais ou menos fundos. 

O acabamento com lixa também é bem-vindo, afinal, você ainda terá o trabalho de colocar pedrinhas e terra para acomodar a planta e o melhor é que você não se machuque nesse processo.

No caso, dos vasos de planta, você pode optar por fazer pequenos furos no fundo da garrafa para dar vazão à água das regas. Os furos podem ser feitos com o auxílio de um prego quente, já que a temperatura do objeto derrete levemente o plástico grosso e facilita o trabalho.

Quanto a isso, tenha cuidado para não se queimar, seja diretamente com o fogo ou encostando no prego aquecido. Caso considere necessário, utilize um martelo para facilitar a tarefa.

Por fim, você pode decorar seu vaso da forma que preferir. Que tal uma pintura? Ainda, pode optar por fazer furinhos próximos à borda para, com o auxílio de cordas ou correntes, criar vasos suspensos.

Potinhos decorativos com PET

Os potinhos decorativos são um excelente projeto de artesanato com garrafa PET para quem tem crianças na família. A ideia é bem parecida com a da criação de potes artesanais e de vasinhos de planta, porém, esse é o momento de soltar a imaginação.

Nas ideias anteriores, bastava fazer um corte uniforme, com tesoura ou estilete, ao redor da garrafa. Agora, os cortes podem ser um pouquinho mais complicados porque você deve criar desenhos com eles.

Faça uma marcação ao redor da garrafa, contornando-a na mesma altura. Escolha um ponto para, a partir dessa marcação, desenhar duas grandes orelhas de coelhinho! No momento de recorte, siga o desenho das orelhas.

Depois do acabamento com lixa, você pode pintar a garrafa de branco, rosa ou da cor que preferir. Uma vez que a tinta estiver seca, pode usar um canetão preto para desenhar os olhos, nariz e dentes do coelho. Seu potinho decorativo pode servir para guardar ovinhos de Páscoa para quem quer que você deseje presentear.

E ah, se a imaginação é seu forte, pense em outros desenhos que você pode fazer para criar potinhos criativos e exclusivos com suas garrafas PET.

Boliche de garrafa PET

Outra ideia para quem tem crianças na família, ou simplesmente para quem gosta de jogos e diversão, é criar um jogo de boliche com garrafas PET.

Para isso, você pode usar as garrafas em tamanho original ou diminuí-las. Caso deseje usar garrafas em tamanho reduzido, corte-as um pouco abaixo do meio e, em seguida, corte na altura em que a garrafa começa a afunilar. A ideia é encaixar esses dois pedaços e prendê-los com fita adesiva.

Antes de prender, porém, avalie a necessidade de colocar algo no interior das garrafas para fazer peso e deixar a brincadeira um pouco mais desafiadora. Areia ou pedras pequenas, como britas, cumprem bem este papel. O ideal é tentar deixar todas com o mesmo peso!

Uma vez que essa etapa estiver cumprida e as garrafas estiverem devidamente fechadas, você pode decorá-las da forma que preferir. O que você acha de um jogo de boliche com pinos coloridos?

Puff com “estofamento” de garrafa PET

Gostou das ideias até aqui, mas está pensando em algo mais arrojado para o seu artesanato com garrafa PET? Que tal fazer um puff para servir de apoio para os pés na sala de TV?

Para começar, você pode cortar as garrafas e encaixá-las para que apenas as bases, que são mais arredondadas, fiquem nas extremidades. Em seguida, deve prender uma garrafa à outra ― o que pode ser feito com fita adesiva ― de modo a criar um quadrado com elas.

Esse quadrado de garrafas PET deve ser revestido com espuma e essa espuma pode ser presa cola quente. Depois, escolha um tecido de sua preferência e que combine com o ambiente onde o puff vai ficar, e use como acabamento para a peça. Não é necessário revestir a base do puff!

Ficou animado com as ideias deste post? Aproveite para ler também nossas dicas de Artesanato com garrafa de vidro!