A criatividade e o desejo de colocar a mão na massa estão em alta por aí? Projetos no estilo DIY ou Faça Você Mesmo exigem novos aprendizados e um deles tem a ver com artesanato com cano de PVC.

Canos e tubos, por terem diferentes diâmetros, podem ser bastante versáteis, mas as chances de criar algo legal aumentam quando você sabe como cortar cano de PVC e é especialmente sobre isso que falaremos neste post.

Siga em frente e boa leitura!

Por que e como usar canos no artesanato

Como dissemos, canos e tubos de PVC são materiais bastante versáteis e, por isso, podem ser usado de formas que talvez você ainda nem tenha sido capaz de imaginar.

Existindo em diferentes diâmetros, esses materiais podem ser também bastante resistentes, o que torna seu uso ainda mais interessante em projetos de DIY. Vamos a algumas ideias!

Estante com base de tubos PVC

Você se lembra de quando o visual industrial voltou com tudo no design e na decoração de interiores? Quando isso aconteceu, tubulações à mostra e acabamentos menos refinados passaram a fazer sucesso e a atrair a atenção de muitas pessoas.

Se você está nesse grupo ou tem algum outro motivo para buscar mobiliário com um visual mais despojado, pode gostar da ideia de cortar tubos de PVC para montar a estrutura para uma estante com prateleiras de madeira.

É importante que você escolha tubos resistentes para suportar o peso da madeira e dos objetos que deseja colocar em sua estante. Ainda, lembre-se de que pode pintar os tubos para deixar a aparência da estrutura mais adequada ao seu projeto e ao ambiente em que ficará.

Adega feita com canos de PVC

Você aprecia um bom vinho? Diferente do que muitos pensam, garrafas de vinho podem ser armazenadas em pé, mas há benefícios em mantê-las deitadas. Por isso, a ideia de ter uma adega em casa cai bem.

Para tanto, tudo o que você vai precisar é de um projeto de artesanato com cano de PVC, escolhendo um modelo cujo diâmetro seja ligeiramente maior do que o das garrafas. Assim, você vai poder acomodá-las e movê-las com facilidade.

A ideia é empilhar os canos e fixá-los uns nos outros, o que pode ser feito de diferentes formas a depender do projeto a ser seguido. Em todo caso, você vai precisar cortar o cano de PVC para montar a estrutura da adega, podendo ou não decorá-la depois.

Arara de roupas com tubos de PVC

Tá faltando espaço no guarda-roupas por aí? Ou você sempre sonhou em ter uma arara de roupas para facilitar a escolha dos looks do dia a dia? Seja qual for seu motivo para ter uma arara em casa, pode fazê-lo com tubos de PVC.

Considerando que os tubos podem ser conectados com o auxílio de luvas e joelhos também de PVC, você sequer precisa de outro tipo de material para criar os pés ou a base da sua arara de roupas!

Porta-trecos de canos de PVC

O que estamos chamando de porta-trecos pode ser um porta lápis e canetas para o escritório ou até mesmo um vasinho para colocar flores. É que a essência do projeto é a mesma.

Basicamente, você precisa escolher e cortar um cano de PVC que tenha o diâmetro que você deseja, definindo a altura ideal com base na sua ideia de artesanato.

Como cortar canos e tubos de PVC

Agora que você já teve contato com algumas das várias ideias de artesanato com canos de PVC, é hora de descobrir como cortar esse material. Você vai precisar de:

  • Lápis para marcar a altura do corte;
  • Objeto de medição como uma fita métrica;
  • Material auxiliar para marcar o cano;
  • Serra para cortar o cano de PVC;
  • Estrutura de apoio para o corte;
  • Lixa.

O objetivo do lápis, da fita métrica e da serra para o corte é de simples compreensão, não é mesmo? Sabendo disso, vamos comentar os outros materiais de forma a fazer você compreender como cortar canos e tubos de PVC.

Marcar um objeto cilíndrico respeitando a altura certa para evitar cortes tortos pode ser desafiador. Por isso, você precisa disso o que chamamos de material auxiliar para marcação. O que vem a ser isso? Pode ser uma luva de PVC ou até algumas folhas de jornal.

Seja como for, a ideia é que você tenha algo com o diâmetro ligeiramente maior do que o do cano, de forma a se ajustar ao redor dele. Assim, depois de marcar a altura certa com a fita, você vai saber onde posicionar esse material auxiliar para, então, contorná-lo com o lápis determinando o local do corte.

Por sua vez, a estrutura de apoio para o corte é opcional e pode ser mais útil para cortar canos e tubos mais grossos e fortes. A ideia é ter algo que fixe o cano no lugar enquanto você serra, impedindo que o cano “dance”.

Em todo caso, um detalhe importante que você precisa saber é que, segundo especialistas, a melhor forma de cortar um cano de PVC é ir serrando e girando o material simultaneamente.

Por fim, a lixa tem por objetivo dar o acabamento, aparar o cano no local do corte para remover resíduos e deixar o local lisinho, evitando acidentes.

Acabamento no artesanato com PVC

Em geral, canos e tubos são brancos ou marrons, cores que nem sempre são atraentes ou adequadas para dar aquele efeito visual esperado para um projeto de DIY. Por essa razão, vamos finalizar este post de artesanato com PVC dando uma dica rápida de como finalizar seus trabalhos.

Mencionamos em outros momentos que você pode pintar o PVC e, para fazê-lo, o mais recomendado é que busque tintas à base de esmalte sintético. Antes de aplicar a tinta, é recomendado que você lixe a estrutura levemente para garantir boa aderência e resultado.

Ainda, vale saber que a tinta, além de deixar suas peças mais bonitas, vai protegê-las caso fiquem expostas ao sol. Com o calor da luz solar, o PVC tende a ressecar com o tempo e a tinta ajuda a evitar ou a retardar esse processo.

O principal entrave para o artesanato com canos de PVC é saber com cortar esse material e aproveitar toda a sua versatilidade. Agora, você sabe como fazê-lo e esperamos que possa criar ótimos projetos!

Gostou do post? Leia também 10 ferramentas que você precisa ter em casa se adora fazer DIY!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *