Então, quer dizer que fazer parte da turma dos “sessentões” virou sinônimo de velhice?
Bom, quanto mais o tempo passa o pensamento de que pessoas que acabaram de entrar para a terceira idade não tem como aproveitar o melhor da vida está ficando para trás. (E ainda bem!)
Muitas pessoas vêm mostrando por meio de um estilo de vida para lá de diferente que a melhor idade é a partir dos 60 anos.
Quer entender um pouco mais dessa história? Então, vem com a gente ver que esse pessoal vai te provar que trocar alguém de 60 por dois de 30 é um péssimo negócio.
Uma boa leitura a você!
Por que entrar para a melhor idade ainda assusta?
Ainda existe um pensamento muito enraizado nas pessoas de que entrar para a faixa etária dos 60 anos é sinônimo de que a vida está perto de acabar, e com isso não há muito o que se aproveitar.
Esse pensamento vem muito de como acompanhamos o envelhecimento de avós e bisavós, mas principalmente de como o estilo de vida de antes era completamente diferente do que vemos nos dias atuais.
Até em filmes e em programas, é comum ver que pessoas mais velhas são tratadas primeiro como pessoas que precisam de cuidados e que estão limitadas em muitas situações.
ps.: Se você quiser mudar essa concepção, não deixe de ler (e ver): Filmes que você deve assistir sobre a terceira idade.
A saúde de uma pessoa que chega à terceira idade precisa de mais atenção, mas isso não significa limitação. Cada pessoa possui um histórico de vida e hábitos diferentes.
Com isso, a chegada aos 60 não significa que a pessoa precisará deixar de levar a vida que sempre levou por conta da idade.
O pensamento de velhice é algo a ser desconstruído na sociedade, mas principalmente dentro de cada pessoa, seja a que está chegando à melhor idade agora, quem já esteja ou quem pensa dessa forma, independentemente da idade.
Essa desconstrução ajuda não apenas que a pessoa consiga manter a sua vida normalmente, mas também que não se sinta menosprezada e esquecida por conta da idade.
É muito comum, inclusive, que pessoas passem por situações de depressão e ansiedade por conta do receio de estar passando pela terceira idade.
Então, quando os pensamentos e emoções são trabalhadas para que haja o entendimento de que estar na melhor idade é apenas um processo da vida natural a qualquer pessoa, isso ajuda a trazer alívio e até melhor qualidade de vida.
E não se engane!
Essa história de que os 60 são os novos 30 não é uma forma de convencer as pessoas sobre uma ideia. A realidade é que as pessoas estão envelhecendo mais tarde e com isso o velho conceito de velhice tem ficado ultrapassado.
E quem já está na terceira idade, o que tem a dizer?
Com a chegada da tecnologia e a melhoria da qualidade de vida em muitos aspectos, onde as pessoas que chegam à terceira idade tem mais disposição para continuar vivendo suas rotinas normalmente, considerar uma pessoa “velha” vem se tornando um desafio.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em recente estudo sobre o envelhecimento da população, as pessoas que possuem 70 anos nos dias de hoje são consideradas equivalentes a quem possuía 50 anos há décadas atrás.
Com isso, é possível perceber que geralmente essas pessoas possuem maior preocupação sobre qualidade de vida, bem estar e investem em formas de que o envelhecimento chegue cada vez mais lento.
Atividades físicas, boa alimentação e a vontade de viver, faz com que muita gente não se deixe limitar pela idade.
É bastante comum encontrar pessoas com 60 ou até 70 anos de idade se dedicando a viver a vida como uma pessoa que não envelheceu.
Alguns se dedicando aos esportes, outros se dedicando à sonhos como viajar, aproveitar a vida com grupos de amigos.
A realidade de ver um idoso na frente da televisão o dia todo ou até apenas dentro de casa vem se tornando cada vez mais distante. Além disso, se considerar idoso também é algo que vem ficando cada vez mais no passado.
Velhice é coisa da sua cabeça!
A questão de envelhecer acabou se tornando uma ideia ruim. Muitas pessoas ao longo dos anos acreditaram que estar envelhecendo é sinônimo de estar se tornando descartável.
Porém, essa é uma ideia que precisa ser jogada fora. Em muitas culturas, principalmente orientais, é comum enxergar a pessoa mais velha como sábia, ou seja, alguém que tem muito a ensinar.
Envelhecer é sabedoria, mas para isso não é necessário virar um monge budista. A vida pode ser aproveitada com diversão e qualidade. Muita gente já tem feito isso, mas e você? Está pronto para começar a viver a sua velhice como a melhor fase da sua vida?
Então, segure-se firme. Lidar com cada década dos “enta” pode ser um desafio na cabeça de muita gente que mal consegue lidar com os fios brancos que já começam a aparecer.
Entretanto, se você souber aproveitar isso da melhor maneira possível, a sua vida a partir de cada década que cada só tende a ficar cada vez mais inesquecível.
Envelhecer não é deixar de viver, mas sim é aproveitar a vida sem precisar correr.
Mais sobre diversão e melhor idade
Escolher o melhor celular nem sempre é uma das tarefas mais simples. São tantas opções no mercado que realmente fica difícil saber qual é o aparelho que melhor atende à todas as necessidades.
Quando o assunto é escolher o aparelho ideal para uma pessoa da melhor idade, o desafio é ainda maior. Afinal, qual modelo apresenta um uso rápido e com tudo o que a pessoa precisa em caso de emergências ou até da rotina do dia a dia?
Bom, para tirar as principais dúvidas sobre esse assunto, resolvemos indicar dois textos para te ajudar nessa missão. Confira:
Esperamos que goste da leitura e que te ajudem a você fazer a sua melhor escolha.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos e familiares para que eles também possam ler esse texto em suas redes sociais.