Quando você liga a TV, sente-se “em casa” quando é recebido por qual apresentadora brasileira? No passado e no presente, mulheres marcaram e seguem marcando presença nas rotinas de muitos de nós.

Tudo começou em 1955, quando a saudosa Hebe Camargo fez sua estreia como apresentadora do primeiro programa voltado para o público feminino da TV nacional: “O Mundo é das Mulheres”, da TV Paulista. À época, Hebe já usava seu espaço para debater sobre a presença das mulheres na sociedade.

De lá pra cá, outras aproveitaram as portas abertas por Hebe e ajudaram a conduzir mulheres a novas conquistas na telinha. Neste post, vamos falar sobre algumas das atuais apresentadoras da TV brasileira. Acompanhe!

1. Fátima Bernardes

Quem se surpreendeu quando Fátima Bernardes se despediu do Jornal Nacional em dezembro de 2011? Como jornalista, Fátima se tornou rosto conhecido dos telespectadores brasileiros, estando em nossas casas diariamente e vivendo momentos marcantes em transmissões de Copa do Mundo.

Pronta para abraçar novos projetos e talvez cercada de questionamentos daqueles que não entendiam a sua decisão, Fátima Bernardes declarou estar indo em busca de “um sonho antigo que eu vinha amadurecendo”. 

No ar desde junho de 2012 pela Globo, o Encontro com Fátima Bernardes vai ao ar de segunda à sexta, depois do Mais Você. O programa mescla jornalismo, debates, entretenimento e prestação de serviços à população.

2. Luciana Gimenez

Luciana Gimenez começou sua carreira profissional como modelo quando tinha apenas 13 anos de idade. Ela desfilou para diversas grifes e estilistas e também morou em diferentes locais do mundo.

Não há dúvidas de que, sendo alguém vinda do mundo da moda, Luciana foi questionada ao se tornar uma apresentadora da TV brasileira. Sabemos bem que, por anos, o pré-conceito de que uma mulher bonita não pode ser articulada e inteligente permeou nossa sociedade.

Mesmo sabendo dessa realidade, e ainda que tenha enfrentado dificuldades em seu início, Luciana Gimenez entrou para as telinhas como apresentadora do MTV Al Dente, em 2008. Começou a ganhar destaque, porém, quando assumiu o Superpop, da RedeTV!, no lugar de Adriane Galisteu, em 2001.

Contrariando os críticos, Luciana se aprimorou ano após ano e segue na emissora até os dias de hoje. Em 2010, ela apresentou também o programa Mega Senha e, desde 2012, está no ar com Luciana By Night.

3. Ana Maria Braga

O Mais Você está no ar, pela TV Globo, há mais de 20 anos sendo comandado por Ana Maria Braga. Estando tanto tempo no mesmo programa e em uma das emissoras mais poderosas do país, não há dúvida de que Ana é uma das mais conhecidas apresentadoras brasileiras.

Atualmente, muitos programas de culinária nacionais e estrangeiros fazem sucesso. Por aqui, Ana Maria Braga e seu Mais Você estão entre os que se consolidaram neste meio antes mesmo que a ideia de assistir a pessoas cozinhando virasse “moda”.

O talento que permite Ana estar à frente do programa há tanto tempo foi desenvolvido a partir de outras experiências profissionais que ela teve. Antes de chegar à Globo, ela atuou como jornalista na Rede Tupi de Notícias e como diretora comercial da Revista Claudia e outras do segmento da moda.

O sucesso começou quando Ana Maria estava na Record, onde apresentou o programa Note e Anote de 1993 a 1999 e o Programa Ana Maria Braga, que foi ao ar de 1996 a 1999.

4. Eliana

Eliana, cujo nome completo é Eliana Michaelichen Bezerra, começou sua carreira e trajetória na TV como atriz e cantora, chegando inclusive a fazer parte do programa Qual é a música?, comandado por Silvio Santos.

Como apresentadora, deu seus primeiros passos quando tinha somente 18 anos. A convite de Silvio, ela passou a apresentar o programa infantil Festolândia no SBT.

No mesmo segmento, Eliana se tornou um rosto bastante conhecido entre as apresentadoras da TV brasileira enquanto estive no comando do Bom Dia & Cia, de 1993 a 1998. O sucesso foi tamanho que, em 1996, o programa passou a se chamar Eliana & Cia ― retomando seu nome original depois que a apresentadora deixou a emissora rumo à Record.

Eliana permaneceu na Record por onze anos, apresentando programas como Eliana no Parque e Tudo É Possível, sua primeira atração voltada para o público adulto e que comandou até a sua volta ao SBT. Desde 2009, ela segue na telinha com o Programa da Eliana.

5. Claudete Troiano

Claudete Troiano, carinhosamente chamada de Clau, é uma dessas mulheres que nasceu para ocupar um espaço na televisão. Sua trajetória começou ainda na infância como atriz e apresentadora de programa infantil na TV Excelsior.

Apesar da atuação em “Carrossel” no currículo, foi mesmo como como comunicadora que Clau marcou seu nome na história.

Você sabia?

Antes de seguirmos para a sua trajetória como apresentadora da TV brasileira, queremos compartilhar uma curiosidade que atesta a versatilidade e o talento dessa profissional: após comandar programas infantis, Claudete foi pioneira na transmissão de partidas de futebol nas rádios Bandeirantes, Globo, Capital e Mulher.

Claudete Troiano: a apresentadora

As experiências certamente serviram para preparar Clau para comandar o programa Mulheres em Desfile ― posteriormente chamado somente de Mulheres ―, da TV Gazeta, ao lado de Ione Borges. O convite veio em 1980 e a química entre as duas apresentadoras lhes rendeu o título de “As Parceirinhas”, tendo a parceria durado 16 anos.

Clau ainda apresentou o programa Pra Você entre 1996 e 1997 antes de sair da TV Gazeta e assinar com a Manchete, onde apresentou o Mulher de Hoje, de 1998 a 1999. Na Record, assim como Ana Maria Braga, Claudete Troiano foi apresentadora do Note e Anote, de 2000 a 2005.

Outras passagens pela TV Gazeta, Band e SBT também estão no currículo de Clau como apresentadora brasileira. As experiências a colocam em posição de ser conhecida por telespectadores diversos, mesmo considerando preferências por este ou aquele canal.

Em geral, os programas apresentados por Claudete Troiano abordaram variedades e tiveram como público preferencial as mulheres. Essa linha é seguida inclusive com o Santa de Casa, no ar desde 2014, e que marca a ida de Clau para a TV Aparecida.

Recentemente, Claudete Troiano ganhou da emissora a oportunidade de realizar o sonho antigo de ter um programa noturno. Em formato de talk-show, aquele programa de entrevistas mais descontraído, a primeira temporada do Programa Claudete Troiano foi ao ar em 2019.

Versáteis, dedicadas, talentosas e bem-sucedidas: essas são apenas algumas das apresentadoras da TV brasileira que fazem sucesso nos dias de hoje. Elas têm sob seu comando programas de estilos, com informação e entretenimento para todos os gostos.

Achou este post legal? Conta pra gente qual outra apresentadora brasileira você gosta de acompanhar na TV!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *