Quem disse que desenhar é coisa de criança? Quem pensa assim está muito enganado, pois o ato de desenhar é feito para todas as idades. Além de ser uma ótima forma de se divertir e de distrair, também trabalha a coordenação motora, a visão de mundo, entre muitas outras áreas. 

Pensando nisso, trouxemos aqui os melhores aplicativos para desenhar para que você não deixe o hobby de lado. Além disso, trazemos também algumas dicas para você saber como usá-los da melhor maneira possível. 

Esperamos que goste do texto e que a sua inspiração e criatividade possam correr solta. 

Desenhar é coisa séria!

Você sabia que o desenho é uma baita atividade terapêutica?

Pois é!

Muitas atividades possuem bastante importância para conseguir tratar males como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Provavelmente você já deve ter observado o exemplo da atividade de costura que produz ótimos resultados para pessoas de todas as idades. Com o desenho isso não seria diferente. 

O desenho faz parte das modalidades pertencentes a arteterapia que trazem a quem precisa a sensação de bem estar emocional. Muitas pessoas acabam sendo levadas a desenhar para retratar suas dores e lutas particulares.

Além disso, é como essa atividade trouxesse um alívio para as emoções e para os pensamentos. 

Além disso, é possível perceber que pelo desenho alguns traços podem dizer mais a respeito da personalidade da pessoa e sobre aquilo que ela acredita.

Por exemplo, uma pessoa que se utiliza de traços mais fortes pode mostrar alguém com personalidade e crenças mais enraizadas. 

Alguns terapeutas conseguem interpretar e reconhecer distúrbios e problemas emocionais apenas vendo os desenhos de seus pacientes.

Então, o desenho é mais do que apenas uma atividade lúdica, mas também voltado à psicologia. 

E os benefícios não param por aí

Além de ser uma atividade de relaxamento, também estimula fisicamente o corpo ao movimento. O ato de desenhar também é conhecido por treinar e desenvolver a capacidade motora de pessoas e crianças, isto é, a coordenação e os estímulos do corpo. 

Não é a toa que as crianças se identificam com essa atividade, pois traz a elas o movimento e estímulo intelectual. O reconhecimento das cores, a participação social, a interação e também o autoconhecimento.

Ou seja, o desenho é uma atividade completa e que pode ser estimulada para adultos e crianças

Os benefícios do desenho se estendem para pessoas que passaram por algum trauma físico e estão em processo de recuperação de movimentos. O desenho ajuda na reabilitação dos movimentos da mão, por exemplo, e podem ajudar que o processo se torne ainda mais leve. 

Os melhores aplicativos para desenhar

Bom, e diante de tantos benefícios, se você não se identifica tanto em pegar um papel e lápis de cor para poder desenhar, não tem problema. A tecnologia também avançou e trouxe progressos para quem quer desenhar, mas de uma forma completamente diferente e inusitada. 

Por isso, resolvemos trazer as melhores opções e aplicativos que você pode usar para começar a desenhar hoje. Confira abaixo:

  1. ArtFlow: Um dos aplicativos mais completos aplicativos para desenho. Contando com cerca de 70 opções diferentes, além de pincéis e outras ferramentas, o aplicativo permite que você libere a sua imaginação e crie a vontade.
  2. Free draw: Disponível apenas para sistema Android, o aplicativo conta com várias opções de desenho para que você libere toda a sua criatividade em um espaço único. Além disso, você também pode compartilhar as suas criações no Twitter ou Facebook. 
  3. Draw!: Também disponível apenas para sistema Android, traz a função de desenhos e anotações rápidas. A sua interface é bastante simples e ao abrir o app você já pode começar a desenhar de forma imediata. 
  4. SketchBook Express: Quer desenhar de forma profissional? Então, você precisa conferir esse aplicativo que coloca uma gama de opções de ferramentas na mão de quem não se contenta em criar apenas um desenho, mas quer algo de deixar todo mundo de queixo caído. Está disponível para sistemas Android e iOS.
  5. LayerPaint: Também conta com várias ferramentas profissionais. Mas não precisa se preocupar, pois quem é iniciante também pode utilizar esse aplicativo. É ótimo para quem gosta de lidar com texturas e diversas camadas. Vale a pena conferir. 
  6. Clover Paint: Esse é um aplicativo pago, mas que conta com várias opções para quem gosta de ir profundamente na arte do desenho. Esse é um aplicativo para quem curte o desenho e não está em nível iniciante. 
  7. My Paints: Mais voltado para o público infantil. É bastante fácil de ser usado e qualquer pessoa pode utilizar se gostar de se divertir durante o tempo livre. Também conta com muitas ferramentas. E não é um aplicativo que exige perfeccionismo. 

É importante lembrar

Boa parte desses aplicativos não exigem que você tenha uma caneta digital, por exemplo, para começar a usá-lo. Porém, dependendo da interface do app utilizar a caneta pode ser viável para trazer ainda mais realismo a sua obra. 

Você viu nesse texto

  • Desenhar pode servir como uma atividade terapêutica;
  • Alguns psicólogos conseguem reconhecer a atividade como uma forma de conhecer ainda mais a personalidade de seus pacientes;
  • Crianças e adultos podem se dedicar a essa modalidade;
  • É uma excelente forma de treinar a coordenação motora, a criatividade e o autoconhecimento;
  • Também é aconselhado para pessoas que estão em reabilitação e estão retomando os seus movimentos.

Mais sobre diversão e lazer

Está com o tempo livre? Então, que tal fazer aquela leitura que você deixou de fazer já tem algumas semanas?

Bom, se você é adepto e está sempre se informando, talvez os aplicativos sejam uma ótima forma de manter a sua leitura em dia. 

Pensando nisso, nós da ObaBox trouxemos mais uma dica de leitura para que você saiba os melhores apps para você continuar a ler e se divertindo ao mesmo tempo.

Leia no nosso texto Adora ler? Conheça 7 aplicativos para leitura no smartphone ou tablet e saiba mais. 

Esperamos que goste da dica!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem pode adorar a dica de desenhar no tempo livre.