Você sempre lembra de tomar seus remédios na hora certa ou já passou algum aperto por ter esquecido a hora do medicamento? Aplicativos para controle de remédios são ótimos aliados!

Alguns tratamentos são mais flexíveis do que outros, mas para melhores resultados costuma ser recomendado seguir uma rotina no uso dos medicamentos prescritos.

A depender da situação, uma mesma pessoa pode ter várias pílulas e comprimidos para tomar em um mesmo dia e, por isso, precisar agendar alarmes para tomar os remédios corretamente.

Sobre a atenção no uso de medicamentos

Pílulas anticoncepcionais, remédios para regular a pressão e outros relativos a tratamentos controlados. Já pensou no prejuízo para a saúde de quem se esquece de seguir a regularidade no uso dos medicamentos?

Alguns esquecimentos podem afetar por completo a eficácia do remédio. Outros podem prejudicar o sucesso do tratamento. Nenhuma das possibilidades representa uma perspectiva positiva.

Não falamos apenas de medicamentos que têm hora marcada e precisam ser tomados religiosamente de 12 em 12h, por exemplo. Falamos também daqueles que precisam ser ingeridos diariamente após o café da manhã, mesmo sem um horário fixo.

Na correria do dia a dia, os esquecimentos são normais para pessoas das variadas faixas etárias. Qualquer pessoa pode olhar para a caixinha de remédios e se perguntar “eu já tomei este comprimido hoje?”.

Esquecimentos podem causar problemas e tomar a dose duplicada por acidente também. Por isso, lembretes são mais do que bem-vindos.

Por que usar apps para controle de uso de remédios

Existem diferentes formas de criar lembretes para que o uso correto dos remédios não seja esquecido.

Exemplos? Há quem goste de anotar tudo em planilhas que, uma vez impressas, são fixadas na geladeira com a ajuda de um ímã. Assim, em vários momentos do dia, podem verificar o cronograma e se certificar de que estão em dia com a medicação.

Também há quem use a ferramenta de lembretes do celular para agendar avisos sonoros nos dias e horários que cada remédio precisa ser ingerido.

Essas duas possibilidades funcionam muito bem e a escolha fica a cargo de quem utiliza o sistema de lembretes. Que tipo de controle você prefere?

Se você gosta da ideia de usar a tecnologia para te ajudar, vai se interessar pelos apps que temos a te apresentar. O uso de aplicativos é interessante porque falamos de um programa específico para o controle de medicamentos.

Alguns contam até mesmo com a possibilidade de adicionar parentes que possam ajudar a acompanhar a rotina com o uso de remédios.

Principais apps para controle de uso de remédios

A essência dos aplicativos para controle de uso de remédios é a mesma. Todos existem para que você possa criar seu cronograma, receber lembretes e se certificar de que está seguindo a rotina corretamente.

O design e os recursos variam entre eles e, por essa razão, há uma lista variada de opções. Recomendamos que você conheça os que te parecem mais interessantes, teste e defina o que melhor se adequar ao seu perfil.

MyTherapy

Na tradução para o português, My Therapy quer dizer “Minha Terapia”.O aplicativo é gratuito e funciona como um lembrete para o uso de medicamentos, inclusive da pílula contraceptiva.

Além disso, conta com uma espécie de diário ou agenda de saúde que te permite fazer registros sobre seu estado emocional e outros dados sobre seu estado de saúde.

Tudo o que você precisa fazer é inserir cada medicamento, dosagem, frequência, horário e a forma de administração para receber os devidos lembretes. Caso deseje, pode fazer um registro de sintomas ou informações importantes.

Pacientes com diabetes, por exemplo, podem acompanhar seu peso, índices glicêmicos e doses de insulina para manter o controle necessário.

O My Therapy também te permite definir lembretes para que você não esqueça de comprar medicamentos novos, quando os que estiverem em uso se aproximarem do fim.

Pill Reminder Medication Alarm

Outra opção é o Pill Reminder Medication Alarm. O uso é gratuito e pessoas que baixaram o app destacam, entre outros fatores, a interface simples e intuitiva.

O Pill Reminder permite que você estabeleça cores diferentes para cada medicamento, o que ajuda a criar uma memória visual que ajuda você a manter seu controle de uso de medicamentos em dia.

Fotos também podem ser usadas nessa customização para minimizar as chances de que um medicamento seja confundido com outro na hora da administração.

Há uma opção de marcar um remédio como “crítico” e isso faz com que lembretes sejam enviados mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Dessa forma, nada te impede de receber os lembretes mais importantes.

Birth Control Pill Reminder

Em geral, os aplicativos para controle de uso de remédios servem para que você receba lembretes sobre o uso da pílula anticoncepcional.

Entretanto, existem opções específicas para quem busca somente esse lembrete e uma delas é o Birth Control Pill Reminder. Um ponto bastante legal é que o aviso só sai da tela quando você marca que tomou o remédio.

Isso ajuda bastante a evitar confusões de “será que tomei a pílula hoje ou não?” que costumam atormentar muitas pessoas que desejam evitar uma gravidez ou tomam a pílula para regularizar o ciclo menstrual.

Como escolher o melhor app para controle de uso de remédios

Além das opções que mencionamos aqui, há ainda diferentes outras disponíveis nas lojas de aplicativos. Com tantas possibilidades, como escolher o melhor dos apps?

A decisão quanto a isso é muito pessoal. A interface e os recursos adicionais de cada aplicativo vão determinar, com base no que é importante para você, a escolha mais adequada.

Quanto a isso, temos duas dicas:

  1. Ao passear pela sua loja de aplicativos, confira a avaliação de cada app, incluindo as mensagens deixadas por usuários. Muitas pessoas que usam ou já usaram cada app se dispõem a contar o que eles têm de positivo e de negativo. Algo que pode ajudar em sua escolha;
  2. Faça testes. Antes de gastar tempo colocando informações de cada medicação que você precisa usar, use os apps que mais te interessam por alguns dias, com informações básicas. Quando identificar o que você considera mais legal, aí sim, coloque nele todas as informações que precisa para usar o app em seu dia a dia.

A tecnologia tem muito a nos oferecer. Atualmente, é difícil pensar em uma solução plausível que ainda não exista.

Então, se você buscava algo para te ajudar a ficar em dia com suas medicações, saiba que tem diversas opções de aplicativos para controle de uso de remédios!

Você já tentou usar algum aplicativo desse tipo? Conta pra gente, nos comentários, como foi sua experiência!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *