Os aplicativos vem revolucionando a forma como as pessoas vêm encarando a vida. Com a entrada dessas ferramentas em nosso dia a dia ficou ainda mais fácil resolver qualquer tipo de situação sem sair do conforto da sua casa e com apenas um toque na tela.

Agora, e quando os aplicativos para aprender idiomas, será que foram tão bem recebidos?

Para tirar as suas dúvidas acerca desse assunto, a ObaBox traz um texto especial sobre esse assunto. Além disso, também trazendo dicas sobre os melhores aplicativos de idiomas e quais as principais diferenças entre um aplicativo e um curso de idiomas. 

Esperamos que goste do conteúdo e que ele te ajude a começar hoje a sua rotina de aprendizagem! Boa leitura!

Aplicativos para aprender idiomas: são bons ou são mito?

Os aplicativos para aprender idiomas são sim uma excelente forma de começar a aprender uma língua estrangeira ou pelo menos dar prosseguimento ao estudo da língua. Muitas pessoas ainda são aversas ao uso desses aplicativos, pois não acreditam que são completos como já conhecidos cursos de idiomas. 

Porém, os aplicativos cada vez mais vem se sofisticando para garantirem o seu lugar no mercado. Isso, sem contar que os aplicativos muitas vezes são gratuitos, mas também contam com planos de extensão onde o aluno pode pagar para ter acompanhamento de perto por profissionais de língua estrangeira. 

Opções não faltam no mercado!

Para quem deseja aprender a falar uma nova língua, mas não pode separar um tempo preciso na agenda para isso, os aplicativos são a melhor opção. Você aprende quando quiser e de onde quiser. Alguns também conta com testes de nivelamento para que o aluno mais experiente não precise passar pelo aprendizado de base novamente. 

Então, o que se pode perceber é que os aplicativos não vem perdendo em nada para os cursos. A questão é quanto o gosto e preferência de quem aprende. Se você prefere uma sala de aula, então o aplicativo pode não ser uma boa opção para você. 

Porém, cabe ressaltar que até mesmo alguns dos cursos tradicionais também vem se utilizando dos aplicativos para incrementarem e agregar ainda mais os seus aprendizados em sala de aula. 

Vantagens dos aplicativos

Confira agora algumas vantagens que você pode encontrar ao aprender idiomas por meio de aplicativos. 

  1. Lições mais compactas: os aplicativos focam no que você realmente precisa aprender. Muitas vezes o próprio aplicativo possui um sistema de perguntas onde você direciona a sua intenção em aprender um idioma. Por exemplo: se você deseja falar a língua para negócios ou apenas para turismo;
  2. Você decide o quanto quer aprender: às vezes. um tempo de 5 minutinhos é o suficiente para você fazer uma aula por dia no seu aplicativo. É possível regular o tempo por meio das configurações do app. 
  3. Modelo menos tradicional, mas mais funcional: usar o aplicativo de idiomas torna o aprendizado intuitivo. É como mexer em qualquer outro aplicativo, mas dessa vez voltado ao ensino. 
  4. Você pode acompanhar o seu progresso: muitos aplicativos mostram o quanto você avança e quais os próximos passos para o seu aprendizado. Dessa forma, você fica por dentro do quanto vem aprendendo a cada dia, semana, mês e ano. 
  5. Quer se aprofundar mais? Conte com os planos pagos dos aplicativos: os planos pagos oferecem uma série de benefícios, entre eles contato com instrutores e até conversação com outros alunos mais avançados e experientes. 
  6. Para quem ainda fica encabulado em público, é uma boa opção: começar a falar um idioma é um desafio e tanto. É preciso coragem para começar a falar as primeiras palavras e lidar com os erros, quando estes acontecem. Por isso, o aplicativo garante um aprendizado mais tranquilo para quem fica nervoso de aprender em público ou em sala de aula. 
  7. Há aplicativos gratuitos: quer começar a aprender, mas não tá com grana? Não tem problema! Você pode encontrar muitos aplicativos que possuem planos gratuitos e são bons de verdade!

Melhores aplicativos para aprender idiomas

Agora que você já conheceu as principais vantagens e benefícios de aprender por meio de aplicativos de idioma, está na hora de conhecer os melhores para baixar agora mesmo. Confira!

1. Duolingo

Um dos mais famosos entre os alunos. Com exercícios práticos, estimulando o aprendizado por meio de jogos, treina também a pronúncia, a escrita, além da compreensão oral do aluno. Muito prático e fácil de usar.

Você pode encontrá-lo em várias línguas, principalmente o inglês ou o espanhol. É gratuito. 

2. Hi Native

Não tem tanta paciência para aulas de idiomas? Então, você pode aprender com quem já fala a língua que você quer aprender. Esse aplicativo serve como uma rede social onde é possível se conectar com pessoas do mundo todo para aprender uma nova língua.

Isso sem contar que é uma grande vantagem, pois além da língua você pode conhecer costumes, culturas e até as gírias de vários países. 

3. Rosetta Stone

Parece até nome de filme, mas não é. Esse aplicativo conta uma tecnologia avançada para reconhecimento de voz. Por lá você encontra lições que ajudam o aluno a ler em voz alta pequenas histórias para testar a pronúncia das palavras.

Há uma variedade de idiomas do app, contando com 24 línguas estrangeiras. É ótimo para quem deseja aprender profundamente sobre os idiomas. 

4. Quiz Your English

O aplicativo foi criado por uma vertente da Universidade de Cambridge para estimular que as pessoas aprendam inglês de forma divertida e criativa.

O app se trata de um jogo onde o aluno pode desafiar colegas e amigos para acumular pontos em relação a cada performance no game

5. Memrise

Focado na memorização de palavras e frases, esse aplicativo possui 11 idiomas para aprendizado. Também é possível baixar as aulas para aprender quando você quiser, mesmo sem conexão direta com a internet.

Também é possível assistir às aulas em formato de vídeos com pessoas nativas

6. MosaLingua

Um aplicativo que possui muitas funcionalidades interativas e que te atualiza todos os dias sobre revisões de conteúdo e seus próximos passos.

É um aplicativo gratuito, mas que pode ser estendido para um plano pago, mas acessível. Vale a pena conferir para saber mais. 

Você viu nesse texto

  • Os aplicativos não perdem em nada para o conteúdo de cursos de idiomas;
  • Muitos aplicativos são gratuitos. Também é possível acessar planos pagos, mas acessíveis para dar continuidade ao aprendizado;
  • As lições dos aplicativos podem ser mais compactadas e voltadas exclusivamente para o estilo de aprendizado que você deseja ter;
  • Os apps permitem que o aluno treine o idioma quando e onde quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. 

Mais sobre aplicativos e funcionalidades

Se você é daquelas pessoas que adora ler e não fica um dia sem dar olhada em qualquer conteúdo da ObaBox, temos uma dica especial de leitura para você!

Quer conhecer o suprasumo dos aplicativos de leitura? Então, confira o texto que preparamos para você sobre o assunto. Confira em Adora ler? Conheça 7 aplicativos para leitura no smartphone ou tablet e baixe agora mesmo os apps para você que é aficcionado em ler. 

Esperamos que goste da leitura!

E aí? Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais com quem sempre fala que está na hora de aprender uma língua nova, mas não está sabendo dos aplicativos de idiomas.