Você já reparou que parece existir programa para tudo? Soluções modernas nos trouxeram até aplicativos (apps) de decoração que ajudam a dar uma repaginada no visual da casa.

Então, se você está pensando em fazer mudanças simples, mas capazes de fazer toda a diferença, vai adorar conhecer os aplicativos que vamos apresentar neste post. Vamos nessa? Acompanha aí!

Viva Decora

Foto do aplicativo Viva Decora.

Não é sem motivo que o Viva Decora, Decoração de Casa é o primeiro aplicativo de decoração da nossa lista. Por meio dele, você acessa mais de 100 mil fotos de diferentes espaços: quarto, banheiro cozinha ou sala, por exemplo.

Todos os ambientes mostrados no app estão decorados seguindo diferentes estilos. O objetivo é inspirar você, apresenta ideias que podem ser usadas para transformar a sua casa.

Além de passear pelas milhares de fotos, você pode salvar aquelas que achar mais interessantes para não correr o risco de perder nada. É possível até compartilhar essas fotos com amigos ou familiares que podem ajudar você a definir como deve ser a nova decoração do espaço.

Outro ponto bem bacana é que este aplicativo de decoração permite que você entre em contato com os profissionais responsáveis pelos seus projetos favoritos. Assim, se forem de sua região, podem passar um orçamento e trabalhar na sua reforma.

Então, se bateu a vontade de mudar a decoração, mas você ainda não sabe ao certo o que fazer ou quer deixar sua ideia mais sofisticada, o Viva Decora é o seu ponto de partida!

Homestyler Interior Design

a imagem mostra como é o aplicativo Homestyler Interior Design

Depois de dar uma volta pelo Viva Decora você certamente vai começar a ter ideias para transformar a sua casa. Então, é o momento de baixar o segundo aplicativo de decoração da nossa lista: o Homestyler Interior Design.

Com este app, que foi desenvolvido para ajudar você a visualizar a decoração dos espaços de sua casa, você pode tirar fotos do ambiente que deseja transformar e adicionar modelos tridimensionais. 

Em outras palavras, você pode acrescentar à foto imagens de sofás, mesas e outros para ter uma ideia mais clara de como o ambiente vai ficar. Bacana, não acha?

Coral Visualizer e ColorSnap

Imagem do aplicativo Coral Visualizer

Uma das medidas simples que pode levar a um resultado de impacto é mudar a cor das paredes. Para ajudar você com esta etapa da transformação, selecionamos não um, mas dois aplicativos de decoração com funções ligeiramente diferentes e complementares.

Coral Visualizer, como talvez você tenha deduzido, é um aplicativo da famosa marca de tintas Coral. Seu objetivo é mostrar a você como cada uma das paredes de sua casa ou do ambiente a ser redecorado pode ficar com uma nova cor.

Para usá-lo, uma vez que já estiver baixado em seu celular, basta selecionar sua câmera e apontar para a parede em questão. Em seguida, na tela que se abre, aparece um ícone de rolo de tinta que, ao ser clicado, revela as opções de cor disponíveis. 

Ao selecionar as cores, uma a uma, elas são aplicadas na parede para que você possa ver, por meio do aplicativo, de qual cor gosta mais. É um app bastante útil, especialmente para quem quer transformar um espaço, mas tem medo de errar na escolha da tinta!

ColorSnap

Imagem do app de decoração ColorSnap

O aplicativo da Coral tem uma boa variedade de cores e pode ser dispendioso explorar todas elas. Assim, se a indecisão bater, o ColorSnap pode ajudar! Este outro app tem a missão de mostrar a você sugestões de cores que seriam adequadas a cada ambiente.

Para usar o ColorSnap você deve tirar uma foto do ambiente que deseja transformar, incluindo da parede a ser pintada, e deixar que o app mostre sugestões com base na paleta de cores existente.

O próximo passo é definir a opção que mais lhe agradar e, então, ir a uma loja especializada em tintas ou materiais para obra e mostrar ao vendedor, pelo próprio aplicativo de decoração, qual cor ganhou seu coração. Considerando as opções da loja, você sairá de lá com a tinta que mais se aproxima do resultado desejado.

Curiosidade! Pode ser que você goste de saber: aplicativos como o Coral Visualizer usam uma solução tecnológica chamada realidade aumentada. Trata-se de uma forma de misturar o mundo real com o virtual.

Neste caso, você mira com a câmera para uma parede real em sua casa e o app, por meio da realidade virtual, colore essa parede para que você visualize, sem precisar pintar de verdade, como a mudança ficaria.

Measure e My Measure

Imagem do aplicativo Measure

Imagine que em seus passeios pelo Viva Decora, o primeiro aplicativo de decoração de nossa lista, ou até mesmo por lojas especializadas, você se interesse por uma mesinha de centro, um tapete ou um quadro, por exemplo. Tem quase certeza de que daria certo, mas não sabe se o tamanho é apropriado para o espaço. E agora?

O Measure e o My Measure são dois exemplos de app com nomes bem parecidos e que tem funções iguais: tirar medidas. Nada de ter que andar com trena ou fita métrica por aí, tampouco de ter que se agachar ou se esticar para conferir as dimensões de sua casa!

Os dois aplicativos usam a câmera dos celulares modernos para medir distâncias que sejam de seu interesse. É bem simples: basta focalizar o que você quer dimensionar e marcar os pontos clicando na tela do celular.

Suponhamos que você quer medir o espaço livre entre os sofás para saber qual o tamanho máximo que uma mesinha de centro pode ter. Para isso, você precisa se posicionar de modo que a câmera do aplicativo consiga “ver” todo esse espaço.

Em seguida, deve clicar de uma extremidade a outra para saber a distância que separa os sofás. O mesmo vale para medir a mesinha na loja, por exemplo. E se você ficou em dúvida de como os apps funcionam, é só baixar e testar para ver que pode ser mais simples do que parece!

Guia obra

Para fechar a nossa lista, a dica é conhecer o app Guia Obra. É um aplicativo bastante completo e que tem quatro objetivos:

  1. encontrar lojas próximas;
  2. encontrar ofertas de produtos para a transformação da sua casa;
  3. encontrar profissionais que podem trabalhar na obra, caso necessário e;
  4. gerenciar a obra.

Talvez, se a ideia é apenas mudar a decoração, você não precise de um gerenciador de obras. Entretanto, pode ser que precise ao menos de um pintor e o app pode ajudar você a achar o profissional certo.

Além disso, para que a transformação comece, esse aplicativo de decoração usa a geolocalização ― usa a tecnologia e a internet para saber onde você está ― e indica quais são as lojas na sua região e onde você encontra os melhores preços! Basta pesquisar os produtos necessários e deixar o app fazer seu trabalho.

Gostou das nossas dicas de aplicativo para transformar a sua casa? Conta pra gente se os aplicativos foram úteis!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *