O novo coronavírus colocou o Brasil e diversos outros países do mundo em regime de isolamento ou quarentena. Seguindo as recomendações de ficar em casa, muitos estão em busca de um aplicativo para treinar ou fazer algum tipo de exercício. Este é o seu caso?

Para os que já estavam habituados a seguir uma rotina de atividades físicas, os aplicativos ajudam a retomar um pouco da rotina que faz o corpo e a mente se sentirem tão bem.

Para os que estavam sedentários, mas estão em busca de algo para passar o tempo e melhorar o humor em tempos difíceis, os apps também trazem benefícios.

Com tudo isso em mente, selecionamos alguns aplicativos de fazer exercício pensando em atividades variadas para você nessa quarentena e, por que não, depois dela. Confira!

Dog Down

Que tal começarmos de forma leve? Especialmente em tempos difíceis que trazem incertezas e inseguranças, como o provocado pela Covid-19, é importante buscar formas de cuidar do corpo e da mente.

Sabendo disso, decidimos começar nossa lista de aplicativos para treinar com uma alternativa para quem se interessa pelo yoga, o Dog Down ― um dos aplicativos mais populares e mais bem avaliados do segmento.

Se você está apenas começando no yoga, ótimo. O Dog Down conta até com uma introdução à disciplina da prática do yoga que dura três dias e que vai ajudar você a se “aclimatar”. Por outro lado, se você já tem alguma ou muita experiência, saiba que o aplicativo atende bem os iogues habituados à prática.

São mais de 60 mil combinações de treino e você tem a chance de passar por todas elas porque o Dog Down não nos dá a escolha de repetir uma aula. Desafio aceito?

Antes de partir para a loja de aplicativos, você precisa saber que o Dog Down é um serviço pago ($7,99 por mês), mas que está liberado gratuitamente até 1° de abril em razão da quarentena.

Stretching & Flexibility

Você gostou da ideia de começar de forma leve, mas acha que a prática do yoga não é para você? Tudo bem, o aplicativo Stretching & Flexibility entrega justamente o que seu nome diz, ou seja, Alongamento e Flexibilidade.

O alongamento aumenta nossa flexibilidade muscular e, com isso, ajuda a afastar as dores e a manter ou recuperar a mobilidade corporal. Trata-se de uma atividade recomendada para quem pratica atividade física e para os sedentários.

Assim, o aplicativo em questão tem treinos focados em corredores e em pessoas que fazem academia ― o que pode ser útil durante a quarentena caso você tenha uma esteira ou outros equipamentos em casa.

Tem também orientações específicas para quem busca o alongamento para melhorar sua flexibilidade ou aliviar as dores.

Seja como for, é uma forma saudável de movimentar o corpo contando com a possibilidade de criar suas próprias rotinas de alongamento e fazer alterações em treinos apresentados pelo aplicativo.

Tudo com orientações em áudio, animações e demonstrações em vídeo.

Queima Diária

Já podemos passar para algo um pouco mais intenso, certo? Para você que busca um aplicativo para treinar em casa, nossa primeira sugestão é o Queima Diária.

O Queima Diária é uma plataforma online de atividades físicas que podem ser acessada por meio do aplicativo baixado em um dispositivo móvel ou pelo site www.queimadiaria.com. Em ambos os casos, existe um trail gratuito de 30 dias.

A ideia é que, com poucos minutos por dia e de onde quer que esteja, você pode ter um treino completo à disposição com base em seus próprios objetivos e preferências.

O Queima tem treinos para perda de peso e medidas, ganho de massa muscular, melhoria do condicionamento físico, alívio de dores e até redução da ansiedade. Conta ainda com treinos de dança, exercícios específicos para mamães, pilates e até yoga.

BTFit

O BTFit é um aplicativo de personal trainer porque traz orientações completas em vídeo para que você saiba como praticar cada exercício proposto. Mas é também um aplicativo que traz aulas coletivas (que podem ser feitas individualmente) como abdominal, ballet fitness, cardio dance e outras.

Um ponto muito importante a ser ressaltado ― e que contribui para que as pessoas confiem no BTFit — é que esse aplicativo de treino foi desenvolvido e tem o suporte da rede de academias Bodytech.

Com isso, você tem desde atividades para o bem-estar e condicionamento físico à orientações voltadas para a perda de peso ou para o ganho muscular. Basta escolher.

O BTFit é um aplicativo pago com versão gratuita que, como haveria de ser, é mais limitada, mas boa o bastante para você que está buscando formas de começar a se exercitar em casa.

Desafio 30 Dias Fitness

Muitos neurocientistas acreditam que precisamos de 21 dias seguidos para desenvolver (ou interromper) um hábito. Com isso, o 30 Day Workout Challenge ou Desafio 30 Dias Fitness é o aplicativo ideal para você que quer sair do sedentarismo aproveitando o tempo que tem disponível enquanto está em casa.

Para usar esse aplicativo para treinar, você não precisa ter nenhum equipamento, apenas disposição. O legal é que o 30 Day Workout traz exercícios simples e permite que você aumente gradativamente a intensidade, conforme se sente mais preparado.

A ideia é que você melhore sua resistência, seu condicionamento físico e fortaleça seu corpo seguindo uma rotina de 30 dias de exercícios. Para tanto, você pode escolher um plano de treino e conta com explicações detalhadas, além de um cronômetro que auxilia as práticas.

O 30 Day Workout tem uma versão gratuita, mas também um plano pago que garante acesso a todas as funcionalidades. A “regra” que se aplica é a de que vale testar antes de decidir se vale a pena pagar.

Nike Training Club

Por fim, nossa última sugestão de aplicativos para fazer exercícios é o Nike Training Club ou Clube de Treinamento da Nike. São mais de 185 treinos gratuitos para você que busca se exercitar gastando pouco tempo e usando só o peso do próprio corpo.

Existem treinos de força, mobilidade e resistência, além das práticas de yoga. Em todo caso, há a opção de escolher entre os níveis iniciante, intermediário e avançado. Algo que também serve como um convite à busca da evolução pessoal.

Um ponto muito legal do Nike Training Club é que se você não se sentir motivado pelos treinos tradicionais do aplicativo, pode acessar conteúdos criados em parceria com atletas renomados ou até mesmo artistas.

Certamente, existem diversos outros aplicativos de treino, mas você viu só como apresentamos alternativas para diferentes gostos e necessidades?