Tem gente que cozinha bem demais e nem precisa seguir orientações. O que fazer se você não faz parte desse grupo? Uma dica: baixar aplicativos de receitas.

Com a popularização dos smartphones ou celulares modernos, o uso de aplicativos se intensificou. Hoje em dia, com aparelhos como o ObaSmart 2, até mesmo a terceira idade pode usufruir desses recursos com facilidade.

Sabendo disso, preparamos para você uma lista de 7 aplicativos de receitas culinárias e afins. Programas que vão facilitar seu dia a dia e ajudar você a adquirir ou aperfeiçoar suas habilidades culinárias. Confira!

1. App da Ana

Quando o assunto é cozinhar, é difícil não se lembrar de Ana Maria Braga, não é mesmo? Pode até ser que você já tenha participado da brincadeira de passar debaixo de uma mesa depois de experimentar um prato muito gostoso, assim como a vimos fazer tantas vezes no “Mais Você”.

O app da Ana tem um período gratuito para que você decida se vale a pena ou não investir no pagamento da mensalidade. Como todo serviço desse tipo, uma vez que começar a pagar, você pode cancelar sua conta quando quiser.

Além de receitas, o aplicativo conta com dicas e até cursos de culinária. A narração é da própria Ana Maria Braga, uma voz com a qual você já deve estar familiarizado. Se você gosta da apresentadora e da sua forma de ensinar as receitas, provavelmente vai gostar desse aplicativo de receitas. Vale o teste!

2. Tudo Gostoso

Se você tem o hábito de acessar o Google para pesquisar “receita de…(prato de sua escolha), certamente já se deparou com um conteúdo do site Tudo Gostoso. Para facilitar a vida dos internautas, eles lançaram um aplicativo de receitas culinárias com o mesmo nome.

Um ponto que conta a favor do aplicativo Tudo Gostoso é que se trata de um serviço gratuito e com um ótimo filtro de buscas. Vamos explicar!

Além de buscar por pratos de seu interesse, você também pode pesquisar, por exemplo, por “receitas fitness” e encontrar uma extensa lista de opções para se inspirar. Ainda, pode filtrar as buscas considerando o grau de dificuldade da receita para combinar com seu nível de habilidade na cozinha.

Outro ponto interessante é que o aplicativo permite que você compartilhe suas receitas favoritas pelo WhatsApp. Assim, se seu prato foi sucesso no almoço de família, você pode enviar a receita facilmente para os que se interessarem.

3. Larica Total

Larica Total é o nome de um programa de culinária transmitido pela TV Brasil. Com uma generosa pitada de humor, o programa ensina receitas com base naquilo o que é comum termos em nossas geladeiras.

Seu aplicativo de receitas tem por objetivo facilitar a vida dos telespectadores, fazendo com seja mais fácil encontrar os pratos de seu interesse e orientações para prepará-los.

Há dois pontos que merecem destaque. O primeiro é que o Larica Total apresenta diferentes formas de criar pratos simples, sem muita trabalheira, para o dia a dia.

O segundo é que o aplicativo permite que você encontre receitas com base naquilo o que tem em casa, em sua geladeira. Por exemplo, você pode pesquisar por receitas com ovo e cenoura e encontrar uma lista de opções que contemplam esses ingredientes.

4. CyberCook Receitas

O CyberCook Receitas é um livro virtual com mais de 115 mil receitas só esperando para que você decida fazê-las. Assim, se você está começando a cozinhar ou decidiu que quer se aventurar e aprender pratos novos, abrace essa oportunidade porque opções não vão faltar!

É legal saber que esse aplicativo de receitas culinárias consegue categorizar bem as opções disponíveis. Se você é ou está cozinhando para vegetarianos, pode aplicar esse filtro e encontrar apenas receitas que sejam adequadas às restrições apresentadas por essa dieta.

Além do mais, o CyberCook conta com a funcionalidade do “Modo Cozinha”, que torna mais fácil a visualização das receitas. Assim, você enfrenta menos dificuldades para acompanhar o passo a passo enquanto cozinha.

É um ponto que merece destaque porque temos certeza que você não quer correr o risco de pular uma etapa da receita simplesmente porque a visualização pela tela do celular complicou as coisas!

5. My CookBook

Outra interessante opção de aplicativo de receitas é o My CookBook. Em tradução livre para o português, o nome quer dizer “meu livro de receitas” e o objetivo é justamente esse.

Por meio desse aplicativo, você pode reunir e organizar suas receitas favoritas em um só lugar. É bem legal porque o programa permite que você altere ingredientes e deixe isso registrado. Se a receita original usa farinha branca, por exemplo, mas você prefere farinha de amêndoas, é só mudar.

Além disso, você também pode alterar instruções. Se você gosta de experimentar e testar, pode acabar criando novos modos de fazer por conta própria e pode registrar tudo isso para não se perder das próximas vezes que for seguir a receita.

O aplicativo dá a você a opção de incluir fotos, o que é bem interessante para quem adora fotografar cada prato feito. Por fim, vale mencionar que o programa permite que você organize suas compras para planejar suas receitas da semana ou do mês!

6. Thyme

Você já fez almoço ou jantar para um grupo de pessoas? Se há muitas receitas ou uma receita mais complexa para seguir, algo que pode complicar sua vida é cronometrar o tempo de cocção de cada alimento.

O frango está assando no forno, os legumes estão cozinhando em uma panela e você ainda vai preparar a massa e o molho. Precisa de uma mãozinha para não se perder com tudo isso? Baixe o Thyme.

Este não é bem um aplicativo de receitas culinárias, mas uma solução que vai ajudar você a ter sucesso com os pratos que prepara. Por meio dele, você pode criar alertas de tempo que vão avisar quando tirar um alimento do forno ou desligar uma trempe para obter o resultado desejado.

7. Medidas culinárias

Ao preparar uma receita, você já se perguntou algo como qual é a colher de sobremesa? Acontece. O preparo de diversos pratos depende de medidas que devem ser seguidas ao máximo para garantir que tudo dê certo.

Nem todo mundo, porém, sabe quanto de ingrediente realmente corresponde a “uma colher de sobremesa cheia” ou a “uma xícara e meia”. O que é cheio para você é o mesmo do que para quem escreveu a receita? E qual o tamanho da xícara?

Para evitar essas dúvidas e resolver o problema que delas decorre, a dica é recorrer ao Medidas Culinárias. Esse também não é um aplicativo de receitas, mas vai ser de grande ajuda no seu dia a dia. Com ele, você faz conversões e descobre a quantidade certa de cada ingrediente com base em medidores que tenha em casa.

Quer turbinar sua cozinha para novas receitas? Conheça a Kleva: a frigideira profissional dos Chefs australianos!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *