Organizar as finanças pessoais é algo que dá tanto trabalho que nem passa pela sua cabeça? O uso de um app de controle financeiro pode ajudar.

Cuidar das despesas e receitas é fundamental para evitar dívidas, descobrir formas de economizar e juntar dinheiro para realizar sonhos.

Há quem faça esse controle na ponta do lápis, quem use planilhas de Excel e quem só está precisando conhecer dicas de aplicativos financeiros para embarcar nessa.

Neste post, você vai entender melhor sobre essas ferramentas e saber por que vale a pena usá-las.

Acompanhe!

Por que investir em planejamento financeiro

Há quem já tenha entendido muito bem por que é importante planejar e cuidar das finanças pessoais, mas se este não é o seu caso, repense.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que, ao longo dos 12 meses de 2019, 48% dos consumidores brasileiros ficaram com o “nome sujo” em algum momento.

É certo que muita gente se endivida porque realmente não ganha o suficiente, mas há uma parcela da população que acaba contraindo dívidas por pura falta de organização e planejamento financeiro.

Se você, por exemplo, já se esqueceu de pagar uma conta que não estava em débito automático, mesmo tendo dinheiro para evitar uma dívida, pode ter contraído uma mancha em seu “currículo” enquanto bom pagador.

Como se isso não bastasse, quem não organiza suas finanças dificilmente tem uma noção clara de quanto dinheiro dispõe ou do quanto precisaria economizar para realizar um sonho.

Se você parar por um instante agora, consegue dizer por quanto tempo você precisaria juntar dinheiro para pagar uma viagem internacional? Para comprar um carro? Ou até mesmo um smartphone novo?

Não há dúvidas de que muitas variáveis devem ser consideradas, mas o básico para responder a perguntas assim é conhecer o próprio orçamento. Algo que só pode ser feito com planejamento e organização.

Os principais apps de controle financeiro

Agora que você já entende melhor o porquê de investir em planejamento, pode estar se perguntando como fazê-lo.

Como já dissemos, há quem registre tudo na ponta do lápis e faça cálculos de forma manual para projetar custos, receitas e realizar sonhos.

Há também quem recorra planilhas que, das mais simples às mais elaboradas, podem mesmo ser bastante úteis.

Mas se nada disso combina com você, temos dicas de aplicativos financeiros que você pode explorar para conhecer e escolher o que melhor se encaixa ao seu estilo. Veja só:

Guia Bolso

O Guia Bolso é um dos apps financeiros mais famosos, sendo considerado muito prático por permitir a sincronização com as contas bancárias dos usuários.

Além disso, favorece a categorização de gastos e poupa o trabalho do preenchimento de planilhas;

Organizze

O Organizze, além de permitir ao usuário reunir suas contas e cartões em um só aplicativo, promete facilidade de uso em função de um sistema intuitivo que permite o controle das finanças em poucos cliques;

Mobills

Já o Mobills se apresenta como o “aplicativo mais bem avaliado do Brasil”, tendo conquistado a preferência de muitos que usam apps financeiros, por ser “completo, eficiente, seguro e simples”.

Dicas sobre a escolha do aplicativo

Os três apps que mencionamos no post estão disponíveis nas app stores de dispositivos que usam o sistema operacional Android e dos que usam iOS.

Além desses, há vários outros que você pode testar até encontrar aquele que considere mais interessante.

Vale saber que a maioria dos aplicativos financeiros têm versões gratuitas, mas alguns oferecem planos pagos que garantem acesso há uma gama maior de funcionalidades.

Recomendamos que você comece sem pagar nada, experimentando os apps e tentando incluir a organização financeira em sua rotina.

Pode ser que você descubra que as versões gratuitas são suficientes ou até que, após se engajar no cuidado com as finanças pessoais, tenha mais condições de fazer bom uso de versões pagas.

Por que usar um app de controle financeiro

Com este post, não temos a intenção de convencer você de que a melhor forma de organizar suas finanças é optando por um app financeiro.

A verdade é que se você não lida bem com essa tecnologia ou se prefere processos menos tecnológicos, nada impede que escolha outras alternativas.

O que queremos que você considere em relação aos aplicativos financeiros é que estes podem ser mais práticos e contribuir para que você, de fato, mantenha seu planejamento em dia.

Constância

É comum que pessoas que optem por algum sistema de organização financeira o abandonem por falta de constância.

Se você não estabelecer um compromisso e criar uma rotina de lançar dados em seu sistema de controle, é provável que acabe desistindo porque as informações vão se acumulando e até ficando confusas.

Por isso, é recomendável que você separe um horário a cada 15 dias ou uma vez ao mês para organizar suas finanças pessoais.

Há quem faça isso semanal ou até diariamente e é você quem vai definir sua rotina, apenas cuidando para não deixar passar tempo demais.

Qualquer sistema usado pode funcionar bem com a devida constância.

É possível entender, porém, que o app financeiro é um lembrete constante de que essa organização precisa ser feita porque está visível em seu smartphone.

Basta pensar quantas vezes ao dia você vai olhar para o celular e se lembrar desse compromisso.

Praticidade

Além do mais, muitos dos aplicativos financeiros permitem que o usuário sincronize suas contas bancárias. Assim, você não tem o trabalho de lançar, manualmente, cada receita ou gasto que envolve movimentações em suas contas.

Com isso, pode ser apenas necessário que você detalhe alguns gastos para ter mais consciência de como seu dinheiro é usado. Algo que é fundamental se você quer descobrir como economizar, montar uma reserva de emergência ou juntar dinheiro para uma conquista.

Ainda, um app financeiro favorece a consulta a informações de meses anteriores, caso necessário.

E por ser uma ferramenta mais tecnológica, pode apresentar gráficos e outros recursos visuais que ajudem você a compreender melhor seu perfil de consumo, assim como eventuais mudanças e ações para alcançar seus objetivos.

E então, você já conhecia esses aplicativos? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar este post nas redes sociais e pelo whatsapp!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *