“Vou chamar um carro pra voltar pra casa!”

Se você já ouviu alguém falando uma frase similar a essa, já sabe que estamos lidando com alternativas ao transporte público e aos táxis convencionais. Mas, qual serviço utilizar? Qual o melhor aplicativo de transporte?

A mudança nos serviços de transporte começou com a Uber, mas não demorou para que outras empresas surgissem no mercado. Para o usuário, ter a possibilidade de escolher entre diferentes aplicativos é positiva porque permite que cada um encontre aquele de que gosta mais.

Nós não temos uma resposta definitiva para a pergunta sobre qual o melhor aplicativo de transporte. Entretanto, temos informações que podem ajudar você a tirar suas próprias conclusões. Acompanhe!

Quais são os aplicativos de transporte existentes

A primeira coisa que você precisa saber para descobrir qual o melhor aplicativo de transporte é conhecer suas opções. Os principais serviços disponíveis são:

  • Uber;
  • Cabify (agora em parceria com a Easy Táxi);
  • 99 (antes 99 Táxis);
  • BlaBlaCar (um serviço de transporte por carona);
  • FemiTaxi (um aplicativo voltado para as mulheres).

Como pioneira no mercado, a Uber conquistou a atenção de muita gente, nos apresentando a este mercado inovador dos aplicativos de transporte. Não demorou, porém, para que a Cabify (pronuncia-se “quebifai”) se apresentasse como alternativa, tentando até oferecer um serviço mais sofisticado que o da concorrente.

É provável que você se lembre que, quando os aplicativos de transporte começaram a fazer sucesso, taxistas e cooperativas não gostaram da novidade. Houve manifestações, greves… Até que, entendendo que a mudança era inevitável, muitos aceitaram a realidade dos aplicativos e se juntaram a novos serviços.

A 99 Táxis e a Easy Táxi são exemplos de aplicativos que rodavam apenas com taxistas, tentando conquistar um lugar no mercado. Agora, porém, a 99 tirou o “táxis” do nome e a Easy se tornou parceira da Cabify. Da forma que podem, as empresas buscam se fortalecer para oferecer qualidade e ter uma frota grande o bastante para atender bem as cidades.

Em todos os casos, o que você precisa entender é que os condutores não são, necessariamente, motoristas profissionais. Muitos são pessoas formadas ou que atuavam em outras áreas e que encontraram nos aplicativos uma oportunidade de trabalho.

BlaBlaCar e FemiTáxi

O BlaBlaCar é um aplicativo um pouco diferente dos demais porque tem foco nas caronas. Isso significa que, ao solicitar um carro, você não é atendido por alguém que está trabalhando em um serviço de transporte, e sim por alguém que está indo pra mesma região que você e aceitou lhe dar uma carona.

Por sua vez, o FemiTáxi é um aplicativo de transporte que só tem motoristas mulheres e que só atende clientes mulheres. Seu objetivo é deixar a todas mais à vontade, criando um ambiente em que estejam livres do risco de assédio.

Isso porque, não podemos esconder, já houve casos de assédio de motoristas homens contra passageiras mulheres em outros aplicativos. Quanto a isso, as usuárias são sempre orientadas a reportar o caso e fazer o boletim de ocorrência.

Na internet, também circulam dicas sobre se sentar exatamente atrás do motorista para que ele tenha dificuldade em visualizar a passageira e tocá-la.

Quais critérios considerar para escolher o melhor aplicativo

Além dos cinco serviços que apresentamos, existem outros que você pode acabar descobrindo em conversas com usuários desse tipo de transporte. Seja como for, escolher o melhor aplicativo é algo que depende da avaliação de alguns critérios. Veja a seguir cinco que consideramos importantes e que podem ser úteis para a sua análise:

Preço das corridas

Diferentes fatores influenciam o preço das corridas feitas por meio dos aplicativos de transporte. Por exemplo, se há muitos usuários pedindo carros em uma mesma região, os valores tendem a subir.

Além disso, dentro de um mesmo aplicativo, é possível notar variação de valor. Alguns oferecem diferentes opções de serviço: carro simples, corrida compartilhada ― que é quando você divide o carro com um passageiro desconhecido que vai para a mesma região ― e carro mais chique.

Ainda, cada aplicativo tem um preço-base diferente que tende a influenciar o valor total da corrida a ser feita. Algumas pessoas preferem pagar mais caro por gostar mais de determinado serviço e considerar que vale a pena arcar com a diferença.

Para lidar com esta situação, uma opção é baixar um aplicativo como o Vah. Ao acessá-lo e informar seu ponto de partida e seu destino, você tem acesso a um comparativo de preços para saber qual serviço é o mais econômico naquele momento e para aquele trajeto.

Formas de pagamento

No início, os aplicativos de transporte aceitavam apenas pagamento via cartão de crédito. Hoje em dia, alguns aceitam pagamento em dinheiro e há quem prefira que seja assim.

A flexibilidade permite que pessoas que não tenham um cartão de crédito também possam usar os serviços. Por outro lado, é bom dizer, optar pelo pagamento via cartão pode ser mais seguro porque, caso você identifique que a corrida ficou mais cara do que o habitual, tem mais chances de contestar o valor junto à prestadora de serviços.

Qualidade do serviço

Assim que você começar a usar um aplicativo de transporte, vai perceber que, quando seu motorista é selecionado, você recebe informações sobre seu nome, placa e modelo do carro (é sempre importante conferir) e avaliação.

Na Uber, por exemplo, essa avaliação vem em forma de estrelas, sendo cinco a nota máxima. Quanto mais alta for a avaliação do motorista, melhor é a qualidade do seu serviço.

Essa avaliação é feita pelos próprios usuários que, após cada experiência, são convidados a dar uma nota, que vai de um a cinco, para o motorista em questão. Algo que ajuda a todos aqueles que usam o serviço.

Quanto a isso, você pode considerar a cordialidade do condutor, seu asseio pessoal, sua forma de dirigir e outros fatores que considerar pertinentes.

Estado dos carros

Para muitos, a qualidade do serviço está atrelada ao estado dos carros. Quando a Uber começou, contava apenas com modelos luxuosos na cor preta, sempre muito limpos e com motoristas que mais pareciam ‘choferes’.

Com a popularização do transporte, a Uber e as demais empresas baixaram o nível de exigência quanto aos modelos dos carros para que mais pessoas tivessem a oportunidade de trabalhar.

Em alguns casos, essa mudança levou à existência de carros em mau estado de conservação, nos quais os usuários se sentiam pouco confortáveis e seguros. É bom estar atento a esse fator e perceber quais aplicativos contam com mais carros em boas condições.

Disponibilidade de carros

Você notou que, nos últimos anos, estamos gastando mais tempo nos deslocamentos? Antes, um trecho que era feito em 40 minutos agora demora quase uma hora e meia, e por aí vai.

Com isso em mente, sabemos que ninguém quer se atrasar para chegar onde quer que seja. E isso significa também que ninguém quer ficar por longos minutos esperando o carro do aplicativo de transporte chegar.

É fácil supor que o FemiTáxi, por só contar com motoristas mulheres, tem menos carros à disposição do que os demais serviços. Com isso, caso você planeje usar este aplicativo, prepare-se para uma espera mais longa.

Dica para escolher o aplicativo de transporte ideal

Todos os fatores anteriormente mencionados vão direcionar sua avaliação pessoal para que você decida, com base em seus próprios parâmetros, qual o melhor aplicativo de transporte.

Uma última dica que nós, da Obabox, temos para lhe dar é que você não precisa escolher um serviço só! Muitos usuários têm mais de um aplicativo de transporte instalados em seus celulares. Com isso, vão alternando conforme acham necessário.

Se você está em um lugar em que muitos estão pedindo Uber, pode ser mais fácil e mais barato pegar um Cabify ou um 99, por exemplo. Por sua vez, se está em uma área mais remota da cidade, pode não conseguir um Cabify, tampouco um BlaBlaCar, sendo mais fácil encontrar carros da Uber ou da 99.

Assim sendo, o melhor aplicativo de transporte é aquele que vai melhor atender você quando você precisar. Com isso, escolha dois ou quem sabe três para ter em seu celular e aproveite os serviços para seus passeios e compromissos!

Share: