Companhia, benefícios para a saúde mental, estímulo para uma vida mais ativa. Essas são apenas algumas das vantagens que idosos colhem quando têm um animal de estimação.

Há quem se prenda ao fato de que ter bichos de estimação dá trabalho e despesa. Realmente, não é uma relação livre de responsabilidades, até mesmo isso pode ser positivo.

Neste post, vamos falar a você sobre os motivos para se ter um pet, além de apresentar opções de animal de estimação para idosos. Você vai se surpreender com algumas sugestões!

Os benefícios de ter um animal de estimação

Ter um animal de estimação pode ser benéfico para pessoas de qualquer faixa etária, mas existem estudos especiais sobre os efeitos dos animais na vida dos idosos. Vamos a alguns deles:

Fazem companhia

Uma pesquisa revelou que o medo da solidão é a principal preocupação dos idosos brasileiros. O que acontece é que, com o avançar da idade, as pessoas vão perdendo seus parceiros, irmãos e amigos. Algo que faz parte da vida.

Aliado a isso, a família ― filhos, sobrinhos e outros ― dá sequência à sua própria vida e nem sempre inclui os mais velhos, o que pode agravar a solidão. O resgate do convívio familiar e uma vida social mais ativa costumam ajudar, mas não são as únicas alternativas.

Um animal de estimação para idosos é companhia para todos os dias, já que passa a habitar o mesmo espaço que seu dono. Constantemente, a pessoa tem alguém com quem interagir. Ainda que não falem, os bichinhos se comunicam à sua própria maneira.

Favorecem a saúde mental

Se a presença de um amigo pet ajuda a afastar a solidão, também favorece a saúde mental. Isso porque o sentimento de isolamento ou exclusão contribui para casos de depressão e problemas afins na terceira idade.

Ainda, brincar com um animal de estimação ajuda o organismo a liberar serotonina, um dos hormônios da felicidade que também contribui para regular o apetite e o sono, além de ajudar no alívio de dores.

Em adição a tudo isso, a responsabilidade de ter de cuidar de seu bicho de estimação também faz bem ao idoso. Em geral, animais precisam seguir uma rotina de alimentação, passeios ou atividades físicas e higiene.

Uma vez que precisa estar atento a essas questões, o idoso acaba exercitando sua memória. Algo que é bom não somente para garantir o bem-estar do animal, como para aumentar a independência, autonomia e qualidade de vida do próprio idoso.

Contribuem para a saúde física

O sedentarismo e a opção por uma vida mais reclusa fazem parte da vida de muitos idosos. Ter de cuidar do animal de estimação, inclusive brincando e levando-o para passear leva seu dono a ser mais ativo.

Manter o corpo em movimento é importante para os seres humanos, inclusive na terceira idade. Quanto a isso, você pode conferir um conteúdo especial com dicas de atividades que são ótimas para idosos, aqui no blog da Obabox!

Um levantamento feito pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 80% dos idosos que são donos de cachorros garantem que o animal os levou a ter uma vida fisicamente mais ativa.

Vale acrescentar também que levar um animal de estimação para passear pode fazer com que o idoso conheça outras pessoas, sobretudo as que também têm um amigo pet. Desse contato, pode surgir uma amizade ou uma ligação especial.

O que levar em consideração antes de tomar sua decisão

Agora que você já sabe os benefícios de um animal de estimação para idosos, vamos a algumas ponderações que precisam ser feitas antes de buscar um amigo pet.

Comprar x adotar

Ano após ano, as campanhas de adoção de pets ganham mais força e incentivam que as pessoas optem por não comprar seus animais. Do outro lado, em geral, estão pessoas que sonham com uma raça específica e não enxergam outra alternativa que não a compra.

Não vamos aprofundar essa discussão, mas ressaltar o fato de que animais mais jovens, em especial os filhotes têm muita energia e demandam mais dedicação de seus donos.

Por sua vez, animais já adultos tendem a ser mais tranquilos, podendo ser uma companhia mais adequada para idosos. A questão é que não é fácil encontrar animais nessa faixa etária para compra, fazendo com que a adoção seja o melhor caminho.

Custos envolvidos

Ainda que você encontre um filhote para a adoção, provavelmente vai precisar gastar com vacinas que são cruciais, sobretudo nessa fase da vida dos bichos de estimação.

Além disso, animais precisam de alimento e recomenda-se que sua dieta não seja baseada nas “sobras” de comida do dono ou da família, o que demanda um investimento específico. 

Também vão ao veterinário e precisam de produtos para seus banhos. Brinquedos e acessórios, como a coleira Obadog, são itens que podem ser incluídos em suas necessidades.

Quanto a isso, vale conversar com pessoas que já têm animais ou até mesmo com um veterinário para tentar estimar o custo mensal de se manter um animal de estimação.

É importante ter em mente que os bichos enxergam os humanos como sua família e não querem ser abandonados por elas porque “dão muita despesa” ou justificativas afins.

Rotina e planejamento

Animais precisam de atenção. No dia a dia, seu dono tem a responsabilidade de alimentá-lo, trocar sua água, higienizar o espaço em que o amigo pet fica e interagir com ele.

Alguns animais precisam de mais atenção que outros e é importante se informar sobre isso para tomar a melhor decisão dentro da realidade do futuro dono.

É preciso pensar ainda que, em caso de viagens, o animal de estimação precisa receber algum tipo de cuidado. Você tem alguém com quem pode deixar o pet? Alguém que pode ir à sua casa acompanhá-lo? Pode pagar um cuidador ou hotelzinho?

Leque de possibilidades

Os cachorros estão entre os animais para idosos mais buscados, seguidos dos gatos. É interessante, porém, saber que existem outras possibilidades.

Considere, por exemplo, optar por uma ave, um hamster ou uma tartaruga. Há, ainda, casos em que galinhas ajudam idosos a combater a solidão e colher outros benefícios de ter um bichinho de estimação!

Os melhores animais de estimação para idosos

Para definir quais são os melhores animais para idosos, é preciso considerar a idade de cada pessoa e seu estilo de vida. Alguns jovens na casa dos 70 são mais ativos do que outros recém chegados aos 60, não é mesmo?

Particularidades da vida de cada idoso devem ser observadas para garantir que o pet escolhido seja o mais adequado. Assim, ambos podem levar uma vida boa e feliz na companhia um do outro.

Aqui vão algumas sugestões:

Gatos

Felinos dormem, em média 16 horas por dia. Além disso, são animais de estimação que precisam de menos interação se os compararmos com outros, como os cachorros.

Tudo isso faz com que os gatos tenham um padrão de vida mais similar ao dos idosos. Algo que faz deles uma ótima opção de companhia que traz o senso de responsabilidade e vida ativa, mas de forma menos intensa;

Cão adulto

Como mencionado, animais adultos têm menos energia, o que faz com que eles sejam mais tranquilos do que os filhotes ou cães mais jovens.

Essa característica pode facilitar a convivência entre idoso e animal, estimulando o dono a ter responsabilidades que não o façam se sentir sobrecarregado ou que estejam além de suas condições;

Aves 

Pássaros são uma ótima opção de animais de estimação para idosos, sobretudo para os que têm mobilidade reduzida. Isso porque, a área de cuidados se restringe à da gaiola, o que facilita muito as tarefas de alimentação e limpeza.

O cantar do pássaro ser suficiente para que o idoso sinta está na companhia de um ser que ama. Há também espécies que “conversam” e respondem a seus donos emitindo sons. Outras podem até ser seguradas na mão ou deixadas livres para caminhar sobre os ombros do dono.

Se sua ideia é ter uma ave como bicho de estimação, apenas lembre-se que, apesar de precisarem de pouco espaço, quanto maior a gaiola, mais livre o animal se sente. A qualidade de vida reflete também na longevidade.

Em resumo, até mesmo as responsabilidades envolvidas na decisão de ter um animal de estimação podem ser benéficas para os idosos. O importante é fazer uma escolha responsável e adequada à sua realidade.

Agora, conta pra gente: qual animal de estimação você gostaria de ter? Deixe seu comentário!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *